Muito se fala hoje em dia na evolução da distribuição digital por conta de serviços como Steam, Live e PSN, só que poucos se lembram ou talvez saibam que a SEGA lançou um serviço que foi revolucionário para a sua época e, até hoje, é referência no ramo de distribuição digital. Vamos falar sobre o SEGA Channel?
O futuro é agora
O SEGA Channel foi um projeto desenvolvido pela SEGA para Mega Drive, seu console de 16 bits. Ele era capaz de transmitir dados digitais através da TV a cabo.
A principal ideia do SEGA Channel, que começou a ser testado em 1994 nos Estados Unidos, era a distribuição de jogos de forma completamente digital, possibilitando aos usuários jogarem títulos completos e, até mesmo, receber demos de games que só seriam lançados em alguns meses. Tudo isso de forma completamente ilimitada, mediante o pagamento de uma mensalidade.
De certa forma, isso pode ser comparado aos serviços Plus e Gold, respectivamente da PSN e da Live, onde por um determinado valor o usuário tem acesso a jogos que ficam na sua coleção, podendo ser acessados mesmo após o término da assinatura no caso da Live. No SEGA Channel, o usuário tinha acesso ilimitado a uma grande biblioteca de jogos.
Como funcionava?
A maneira na qual o seu Mega Drive se transformava numa verdadeira estação online de jogos era bem simples. Além do console em si, eram necessários um contrato com uma provedora de TV a cabo e um cartucho especial que era acoplado ao console.
Havia pacotes diferenciados para isso. Algumas provedoras ofereciam o aluguel do cartucho em modo de comodato ou então o usuário poderia fazer a compra mediante pedido telefônico de empresas de telecomunicações americanas como a TCI e a Time Warner.
Assim que era adquirido o cartucho, o assinante então ligava para a provedora de TV a cabo de sua região e se ela tivesse o serviço, era só requerer a compra do SEGA Channel.
Ao ligar o sistema com o SEGA Channel, a primeira coisa que o usuário iria ver em sua TV é demonstrada no vídeo abaixo:
Pelo vídeo dá para perceber que existem vários menus para se escolher no serviço e os mais diversos jogos e demos para serem jogados à vontade.
A forma de transmissão é apresentada na imagem abaixo:
Explicando de uma forma bem resumida, seria assim: O serviço tinha vários canais que eram transmitidos continuamente, um para mostrar o menu do sistema, outro para o conteúdo e um terceiro para cada título que era oferecido.
Então digamos que você tenha o seu serviço ligado e queira jogar Sonic 3. Se a transmissão de conteúdo de títulos estivesse em Altered Beast, era necessário esperar a sincronia entre o pedido requisitado (Sonic 3) e o requerimento da vez (Altered Beast). Assim que o sinal fosse igual ao do pedido, o jogo seria baixado diretamente para a memória do sistema. Nada era salvo, se o usuário desligasse o console, perderia todos os dados e teria de baixar o jogo novamente.
Conteúdo
No serviço, além dos títulos que poderiam ser jogados a qualquer momento, havia alguns extras como o Test Drives, que ofereciam uma jogatina limitada de títulos que estavam por sair ou que já haviam sido lançados.
A jogatina era limitada por um temporizador que variava de acordo com o gênero. Jogos de ação duravam 20 minutos enquanto que jogos de RPG ofereciam até 30 minutos.
Não havia limitação de quantas vezes você poderia usar o Test Drives, mas, sempre após o limite de tempo imposto, o acessório resetava e você teria de começar tudo de novo.
A outra opção de conteúdo era o aluguel de jogos novos através do Express Games. Jogos que iriam ser lançados ou que tinham acabado de sair no mercado poderiam ser alugados por 48 horas pagando-se US$ 2,95. Dessa forma, o gamer poderia usufruir por um tempo maior sem ter um limitador que resetava o acessório.
Onde o SEGA Channel funcionou?
– Estados Unidos – Japão – Taiwan – Canadá – Hong Kong – Tailândia – Coreia do Sul – Reino Unido – Holanda |
– Alemanha – Noruega – Austrália – França – Nova Zelândia – Malta – Argentina – Chile |
Quais jogos haviam no sistema?
Como o serviço funcionou num momento de pré-internet, ele não foi completamente documentado. A lista de games abaixo foi retirada do site Sega Retro para a versão americana:
|
|
E no Brasil?
Não tivemos um serviço tão profundo quanto o SEGA Channel, mas a Tectoy lançou dois serviços online. O primeiro foi o Mega Net, que possibilitava ao usuário mandar e receber e-mails, e ler revistas eletrônicas. O segundo serviço foi o TeleBradesco Residência, o qual permitia ao usuário acessar a sua conta do Bradesco através da linha telefônica.