Terminando 2019 e começando 2020, muitos de nós ainda sentimos falta da liberdade maior em baixar roms e isos na internet, principalmente após a grande caça as bruxas que a Nintendo – e outras empresas – fizeram a grandes sites em 2017 e 2018.
Claro que na internet nada é perdido, literalmente. Se você tenta fechar judicialmente, ou na base da extorsão, sites como emuparadise, outros 20 aparecerão disponibilizando aquilo que as grandes empresas acham que não poderemos mais pegar.
O grande porém é que muitos destes sites de roms e emuladores tem diversos “problemas”. Imagens com o botão de download, onde, ao invés de baixar a rom ou iso, te manda um belo de um exe para você instalar prometendo, assim, baixar os jogos corretamente no site que está navegando.
Ou o mesmo botão, ao invés de lhe dar aquilo que procurou, te redireciona para um outro site com o mesmo conteúdo e, as vezes, este outro site de manda para outro site até que ache o definitivo que contém a rom e/ou iso que se quer baixar.
Este tipo de tática anda muito comum na internet, na verdade sempre existiu. E, muitas vezes, as pessoas desistem de baixar as roms ou isos porque é “muito complicado” baixar aquela iso ou rom específica, e eu concordo com isso.
Sim, eu sei que ter diversas roms e/ou isos num servidor é bem complicado, principalmente pelo fato que a pessoa responsável pode ser judicialmente acionada, dependendo do país em que mora e em qual país está o servidor do site. Existe ainda todo um custo operacional de se manter estes arquivos, o tráfego que os mesmos envolvem e outras coisas por detrás do armazenamento de arquivos na internet.
Muito do que é usado na navegação de diversos sites atualmente é uma experiência completamente anti-usuário, até parece que estes mesmos sites querem que não baixemos as coisas neles.
Comecei a pegar roms nos tempos do Aonde e Cadê, baixei boa parte dos meus jogos que eu tenho hoje de forma individual, sem as fullsets que temos hoje em dia, e passei por “perrengues” para jogar principalmente os jogos completamente em japonês e onde o cenário de tradução só veio a se estabelecer alguns anos depois, com isso aprendi esta jornada árdua de baixar roms e/ou isos em sites “maliciosos”.
Desta forma reuni alguns sites que eu usei ao longo dos anos – reverifiquei se os mesmos estavam ativos e com os arquivos funcionais para este artigo -, alguns terão um aviso de como baixar a rom e/ou iso e o emuparadise temos um artigo que fala como você consegue baixar os jogos lá.
Sites para baixar sem delongas:
- PlanetEmu.net
- EdgeEmu.net
- Emulanion.com
- Classic Games Roms – este site deixa disponível os jogos no Google Drive, ao clicar no link do sistema para pegar as roms, as mesmas estarão no lado direito da tela
- Freeroms
- Vimm Lair’s – os jogos estão no link The Vault.
- The Eye
- Retrostatic
- Nicoblog
- Rom Hustler, esse daqui, ao ir na página do jogo, espere um momento e aparecerá a frase entre propagandas Click Here to Download this rom, na outra página, espere cinco segundos e após terá click here to start your download.
- Coolroms, sempre baixe no link alternativo, abrirá uma janela pop-up para continuar o download.
- Download Roms
- Romsmania
- https://www.romulation.org/, este precisa se cadastrar no site.
- Emurussia, ia indicar este grande site – que merece até mesmo um artigo agora – só que foram retiradas todas as roms e fiquei bem triste, pois ele fez parte da minha caçada por roms durante mais de 10 anos.
Extremamente chateado pelo fim do Emu Russia, terei de dar o adeus devidamente, pois foi, para mim, um site que me ajudou bastante no download de títulos para o Master, Mega, Super Nintendo, NES e Game Boy.
Espero que vocês possam aproveitar bastante estes sites que lhes indico acima e se vocês tem sugestões de outros sites, deixem nos comentários que eu atualizarei a lista.