Home Artigos GF1 Nepture, por onde anda?

GF1 Nepture, por onde anda?

154
0

No dia 20 de junho de 2024, publicamos matéria sobre o GF1 Nepture, uma produção da Gamescare de um console que trará o protótipo do Sega Neptune a vida. E o que viria a ser o Sega Neptune?

.

Sega Neptune? O que é isso?

O Sega Neptune foi um console híbrido desenvolvido pela Sega nos anos 90 que nunca chegou ao mercado. A ideia era combinar o Sega Genesis (Mega Drive) e o Sega 32X em um único aparelho, eliminando a necessidade do acessório 32X. O projeto surgiu como uma tentativa de oferecer um console mais acessível e simplificado para os jogadores que queriam gráficos melhorados sem precisar comprar dois dispositivos separados.

No entanto, o Neptune enfrentou diversos problemas. A Sega já estava focada no desenvolvimento do Sega Saturn, seu console de próxima geração, e a popularidade do 32X era baixa, o que tornava o projeto inviável comercialmente. Além disso, o lançamento do Saturn em 1994 tornou o Neptune obsoleto antes mesmo de sua estreia.

O console nunca passou do estágio de protótipo, mas imagens de um modelo funcional já foram divulgadas. Seu cancelamento reflete a confusão da Sega nos anos 90, com múltiplos lançamentos e falta de estratégia clara. Hoje, o Neptune é um dos consoles mais curiosos da história da Sega, lembrado como um “e se” dentro da indústria dos games.

Desta forma ficamos apenas com a imagem do protótipo que nunca saiu dessa fase, como vocês podem observar abaixo.

GF1 Neptune

Uma ideia boa para época?

Apesar de ter sido uma ideia interessante, o Mega Drive já estava com os seus dias contados. Ter um console extra que servisse de ponte entre os 16-bit e os 32-bit sem uma real compatibilidade futura, tornava o console si algo inviável.

Assim como tantas outras ideias da SEGA, infelizmente ficou sendo algo para ficar na imaginação dos jogadores e fãs da empresa ao redor do mundo. Mas isso mudou com o passar dos anos.

Alguns projetos do Sega Neptune

Dois canais, recriaram o protótipo nunca lançado do console como vocês podem ver abaixo.

Claro que esta forma, além de precisar saber de eletrônica, ainda vai precisar comprar a carcaça para fazer essa recriação. Aqui que entra a Gamescare com o seu projeto e a pergunta que fica, o quão avançado está este.

GF1 Neptune

Como dito, no dia 20 de junho de 2024, nós noticiamos que a Gamescare começaria a produzir o GF1 Neptune. Também lançaram uma campanha em vídeo como vocês podem ver abaixo.

E já deixando claro que a Comunidade Mega Drive ainda está chateada por não ter sido inclusa neste vídeo, mas tudo bem, um dia passa. Nesta mesma época, a Gamescare foi para gamescom latam e mostrou a carcaça do protótipo que eles tinham à época.

Junto a eles estava o Coelho do Japão, ou nome parecido, e eu sinceramente não entendi o porquê dele estar ali, já que Nintendo e seus fãs nitetistas não tem LITERALMENTE nada a ver com o projeto.

Dali, mostraram um jogo que seria lançado junto com o futuro console juntamente com a informação que o GF1 Neptune iria rodar, também, Master System e que, na verdade, não tinha porquê não rodar.

9 meses depois…

Com exceção de algumas postagens que acompanhei no Twitter, outras grandes novidades não se mostraram de pronto. Claro que como todo projeto, isto demanda tempo.

No dia 8 de novembro de 2024 foi postado a placa aparentemente pronta e isso é bom. Finalmente o projeto estava saindo do papel e se tornando algo físico. E uma coisa importante é que eles não fizeram nenhum financiamento coletivo para criar o projeto em si.

Mas, depois disso, silêncio. Procurei alguma coisa no canal da Gamescare e o que temos é um vídeo jogando alguns títulos no protótipo.

A última posição

A informação mais recente que temos é uma postagem do dia 20 de março do Twitter da gamescare que segue.

E nada mais. Neste ínterim do anúncio do projeto GF1 Neptune, de uma campanha de vídeo, da aparição na gamescom latam e de uma breve jogatina no protótipo, alguém lá fora recriou o Sega Neptune também.

No dia 10 de janeiro de 2025, um usuário do YouTube chamando cosam, lançou um vídeo promocional onde, na descrição, deixou um link do seu projeto para qualquer um pegar e criar o seu próprio SEGA Neptune.

Este projeto de PCB do cosam tem uma curiosidade muito bacana. Ao invés de usar FPGA, a pessoa vai montar o Sega Neptune utilizando os processadores e chips tanto do Mega Drive quanto do 32X, para uma maior compatibilidade.

Isto, de certa forma, torna o projeto relativamente barato, pois estas peças podem ser encontradas em Mega Drive e 32X vivos ou mortos e, até mesmo, em sites como Aliexpress ou similares.

O canal Macho Nacho Productions fez um vídeo sobre este outro projeto.

Agora a pergunta que fica. A que pé está o projeto GF1 Neptune da Gamescare? Quando veremos mais vídeos com a PCB montada dentro da carcaça e os jogos rodando de boa? E, o mais importante de tudo, qual será o valor deste console?

Nós entendemos que um projeto deste escopo demanda tempo e um esforço enorme. Mas se demorar demais, as pessoas acabam esquecendo deste tipo de coisa.

Fiquemos no aguardo!

Comentários Facebook