Home Artigos Sword of Sodan, uma boa ideia, mal executada!

Sword of Sodan, uma boa ideia, mal executada!

157
0

Olá, amigos! Não, não estou louco. Ano passado, em 2024, estava em uma live no YouTube jogando casualmente, quando me pediram (obviamente por zoeira ou maldade) que jogasse Sword of Sodan, um jogo que sempre ouvi dizer ser um dos piores do Mega Drive.

.

Por Fabrício Meireles

Na verdade, Sword of Sodan é um porte de Amiga feito para o console da Sega. Eu já tinha visto vídeos e comentários falando mal do jogo, mas nunca me aprofundei para conhecê-lo de fato.

Sword of Sodan

Durante a live no canal da Comunidade Mega Drive, também achei o jogo bem ruim. Mas prometi que iria finalizá-lo só por diversão e, acreditem ou não, no fim das contas, depois de muito treino e de entender a essência do game, acabei me divertindo. Finalizei o jogo ao vivo, usando os dois personagens, e foi uma experiência muito satisfatória.

Mas é o seguinte

Não me entendam mal: o jogo realmente tem muitos problemas técnicos e visuais. Porém, eu consegui entender a proposta dos desenvolvedores. O jogo é dividido em seis estágios, e cada um é único.

Em cada estágio, é necessário usar uma estratégia diferente para progredir, o que torna o jogo dinâmico e nada repetitivo. Cada fase conta com inimigos variados, armadilhas criativas e um sistema de poções no estilo RPG, oferecendo muitas combinações para ajudar no gameplay. Percebi que o jogo tinha um “coração”, mesmo que tenha falhado em sua execução.

Além disso, o jogo conta com chefes de fase que, muitas vezes, exigem bastante reflexão para serem derrotados. A sensação de superá-los é semelhante à satisfação que sentimos em jogos como Dark Souls. Mesmo com todos os defeitos, ainda acho Sword of Sodan melhor que muitos jogos atuais que caem na mesmice do “feijão com arroz”.

Se eu fosse um bom programador, pegaria apenas a ideia do jogo, melhoraria seus gráficos e sua jogabilidade, e acredito que poderíamos ter um título incrível para o cenário atual dos games. Acho que é um jogo que vale a pena ser jogado, desde que você esteja de mente aberta para uma experiência diferente.

Enfim, essa é minha análise. E, se duvidam que me diverti, procurem minha live no canal da CMD no YouTube e vejam minhas reações. Espero que tenham gostado do meu texto, e um feliz 2025 a todos!

Comentários Facebook