Home PC Mars 2120, uma tentativa de homenagem a Metroid | PC

Mars 2120, uma tentativa de homenagem a Metroid | PC

55
0
Mars 2120

O meu computador não é que podemos dizer que é o melhor que existe por aí. Mas consigo emular PlayStation 2, Switch e outros consoles, além de rodar Doom Eternal. Este último em 900p e com tudo no médio e, literalmente, não consigo entender como Mars 2120 rodou tão mal na minha máquina.

.

Se os problemas do jogo terminassem aqui, até seria pouco para fazer uma melhor análise do título. Infelizmente não é o caso para Mars 2120.

História

Em Mars 2120, você assume o papel da soldado espacial Anna Charlotte, enviada a uma colônia humana em Marte após receber um pedido de socorro. Nesse universo, a humanidade desenvolveu tecnologia avançada para colonizar outros planetas, buscando escapar da escassez de recursos na Terra. A trama começa de forma misteriosa, com poucas informações iniciais. Anna, uma protagonista silenciosa, sofre um acidente ao chegar em Marte. Cabe ao jogador desvendar a história através de registros de áudio e detalhes do ambiente.

Mars 2120

Embora a narrativa vaga não seja um problema por si só, Mars 2120 poderia ter se esforçado mais para criar um universo mais cativante. Logo após escapar de uma avalanche de rochas marcianas, os jogadores chegam a uma colônia em caos total. Criaturas estranhas e soldados violentos atacam Anna sem descanso. A primeira área explorada é um laboratório, onde se notam casulos alienígenas e câmaras de contenção destruídas. Está claro que algo deu muito errado.

Como Sargento Anna Charlotte, você está isolada no Planeta Vermelho e cercada por perigos. Uma força maligna tomou conta da colônia, deixando todos mortos. Mutantes, monstros e pesquisadores corrompidos estão por toda parte. Felizmente, você conta com um traje de combate modular, que pode ser aprimorado de diversas formas, e um rifle personalizável com três “Núcleos” especiais: Relâmpago, Gelo e Fogo.

Jogabilidade

A personagem enfrenta uma variedade de ameaças usando ataques corpo a corpo e uma arma de longo alcance. Curiosamente, a arma de Anna não é tão eficaz quanto os golpes físicos. Desde o início, os jogadores percebem que os inimigos básicos exigem diversos disparos para serem eliminados, enquanto socos e chutes resolvem o problema rapidamente.

Mars 2120

Explorando a colônia, os jogadores desbloqueiam habilidades baseadas nos elementos de eletricidade, fogo e gelo, que também aprimoram a arma. Com eletricidade, ela dispara mais rápido; com fogo, transforma-se em um lança-chamas; com gelo, funciona como uma escopeta. Apesar de munição infinita, os clipes são limitados e precisam de tempo para recarregar. No entanto, apenas a funcionalidade de escopeta se destaca significativamente.

O combate apresenta desafios, mas também problemas. À medida que Anna evolui, os inimigos morrem mais rápido, porém o jogo introduz imunidades elementares e status negativos. Isso força os jogadores a alternarem entre tipos de armas para enfrentar inimigos específicos. Essa dinâmica poderia ser interessante, mas muitas vezes torna o combate frustrante, especialmente contra inimigos aéreos. Criaturas rápidas e pequenas atrapalham a mira, e os disparos básicos são imprecisos contra alvos em movimento.

Embora existam habilidades como criar uma carga elétrica que levita os inimigos, nada supera os golpes corpo a corpo. Os inimigos frequentemente ficam parados enquanto você dispara dezenas de tiros, mas dois combos de socos os derrotam rapidamente.

Os chefes de Mars 2120 também decepcionam, com padrões simples e pouco desafiadores, como um gigante lento com ataques previsíveis e uma aranha de gelo que exige apenas ataques corpo a corpo até recuar. A falta de impacto sonoro das armas, que parecem “pew-pew”, contribui para um combate pouco empolgante.

Gráficos

A parte de cenários até parecem bom num primeiro momento, mas tão somente quando colocamos o título numa qualidade alta. Por conta da falta de otimização em Mars 2120, foi preciso baixar a qualidade e o jogo ficou muito feio.

Isto sem contar uma falta de otimização por parte dos desenvolvedores. Como eu disse no início do texto, não há um porquê do jogo rodar tão ruim na máquina que eu possuo.

Mars 2120

Embora Marte em si seja um cenário monótono, com rochas avermelhadas e marrons dominando o ambiente, a colônia humana apresenta uma diversidade de biomas clássicos de ficção científica. Os jogadores exploram laboratórios estéreis de tons brancos, cavernas geladas, áreas florestais tomadas por vegetação e até regiões repletas de lava. Apesar da combinação inusitada, a ambientação é coerente dentro do gênero sci-fi, e a suspensão de descrença funciona bem nesse contexto.

O design dos cenários varia entre áreas impressionantes e outras mais genéricas. Os laboratórios têm um visual futurista limpo, mas algumas regiões, como as cavernas de gelo, se destacam pelo uso criativo de texturas e iluminação. A transição entre os ambientes nem sempre é fluida, mas a variedade mantém o jogador engajado.

Os efeitos visuais das habilidades de Anna também merecem destaque. O rifle modular, com suas variações de fogo, gelo e eletricidade, adiciona um toque vibrante à jogabilidade. As animações dos poderes são satisfatórias, mas as partículas e detalhes gráficos, especialmente no uso da eletricidade, poderiam ser mais refinados.

Mars 2120

No entanto, alguns aspectos deixam a desejar. O design dos inimigos é funcional, mas falta variedade. Muitas criaturas parecem genéricas e pouco ameaçadoras, o que prejudica a imersão. Além disso, os chefes, embora grandes e visualmente distintos, não impressionam por sua simplicidade de movimento e ataques previsíveis.

Sonoridade

Não existe nada marcante nesta seara que possa ser dito aqui. Do tempo que joguei o título, a sonoridade do jogo foi o menor dos problemas e o menos interessante de todos.

Não existe nada de memorável aqui.

Conclusão

Mars 2120 é um título que tinha um potencial que foi desperdiçado com uma jogabilidade muito irregular e com muitos bugs que não motiva o jogador a continuar o título.

Isto sem contar que o Mars 2120 está faltando muito polimento. Parece até mesmo que ser um jogo que está em early access antes de qualquer coisa.

A Comunidade Mega Drive recebeu uma key para review do jogo.

Comentários Facebook