ZERO Sievert é um projeto ambicioso que, após dois anos em acesso antecipado, está pronto para o grande público. Em poucas palavras, trata-se de um jogo de tiro de extração, ambientado em um mundo pós-apocalíptico, com arte em pixel art.
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No entanto, essas palavras-chave não fazem jus à experiência única que o jogo oferece. Com cerca de trinta horas de gameplay, ZERO Sievert se destaca como uma experiência que faltava no cenário atual dos videogames.
A combinação de exploração, combate e sobrevivência se junta para criar uma jogabilidade envolvente e desafiadora.
Origem e Desenvolvimento do Jogo
O projeto nasceu de uma ideia, uma campanha no Kickstarter e anos de trabalho de Luca Carbonera, um desenvolvedor italiano apaixonado por jogos imersivos.
Inspirado por clássicos como Stalker e Metro 2033, que ele jogou exaustivamente, Luca se dedicou a criar uma experiência que capturasse a essência desses jogos em um formato novo.
Desde as primeiras versões, testadas durante o período de acesso antecipado, o jogo passou por significativas melhorias em termos de qualidade, profundidade e personalização.
A comunidade de jogadores ajudou a moldar o jogo, e hoje, com seu lançamento completo, ZERO Sievert oferece uma experiência mais robusta e refinada, refletindo o trabalho árduo de seu criador.
Níveis de Dificuldade e Acessibilidade
Uma das grandes inovações de ZERO Sievert são os três níveis de dificuldade, projetados para atender tanto novatos quanto veteranos do gênero.
Os dois primeiros níveis removem a mecânica punitiva associada aos extraction shooters, permitindo que os jogadores mantenham seu inventário após a morte.
Isso facilita o aprendizado e a adaptação às mecânicas do jogo, tornando-o mais acessível. Por outro lado, o terceiro nível de dificuldade é uma experiência hardcore no estilo Tarkov, onde um único erro pode custar a vida e os equipamentos acumulados.
Esse nível desafia os jogadores a gerenciar cuidadosamente recursos, evitar confrontos desnecessários e pensar estrategicamente em cada movimento.
A Arte da Tensão
Independente do nível de dificuldade escolhido, cada momento do jogo é carregado de tensão e incerteza. Em ZERO Sievert, você se encontra em uma versão da Europa Oriental devastada por um desastre nuclear, onde a sobrevivência depende de decisões rápidas e precisão.
O som do contador Geiger marcando a radiação aumenta a sensação de perigo, enquanto passos suspeitos ecoam à distância, exigindo atenção constante. Cada encontro é uma aposta; atacar ou recuar pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte.
Mesmo nos níveis mais acessíveis, iniciar um confronto sem avaliar as consequências é uma escolha que carrega riscos. O design sonoro e a atmosfera densa contribuem para manter o jogador em constante estado de alerta, especialmente durante as primeiras horas de jogo, quando tudo é novo e imprevisível.
O Bunker e as Aventuras nos Biomas
Toda aventura em ZERO Sievert começa no bunker, um santuário seguro onde você pode se curar, descansar, criar itens e negociar com comerciantes locais. É no bunker que os jogadores desenvolvem estratégias, aprimoram seus equipamentos e se preparam para as expedições.
A partir desse ponto central, um trem o transporta para um dos seis biomas distintos, desbloqueados progressivamente conforme você avança na campanha.
A jornada inicia na floresta, o bioma mais simples e menos hostil, mas conforme o progresso é feito, você é levado a enfrentar os desafios das ruínas de Zakov, uma cidade que abrigava a central nuclear destruída e que agora é um território perigoso e inóspito.
Esses biomas são gerados proceduralmente, mas com pontos fixos que fornecem uma estrutura familiar. Por exemplo, a floresta sempre possui um acampamento de bandidos em seu centro, criando um ponto de interesse que o jogador pode explorar ou evitar.
Desafios e Exploração
As situações e ambientações em ZERO Sievert variam de acordo com o bioma, proporcionando desafios únicos que mantêm a experiência fresca e imprevisível.
Cada ambiente traz consigo inimigos distintos, mutantes aterrorizantes e recursos escassos que precisam ser coletados com cuidado. No entanto, desbloquear novas áreas nem sempre é um processo rápido; a progressão pode se tornar repetitiva em determinados momentos, exigindo paciência do jogador.
Mesmo assim, explorar novos locais como a zona industrial e o pântano acaba se tornando uma recompensa por sua perseverança e uma prova de suas habilidades de sobrevivência. Essas áreas mais avançadas apresentam ameaças mais complexas, exigindo uma abordagem mais estratégica e um gerenciamento eficiente de suprimentos e munição.
A Experiência para Novatos e Veteranos
ZERO Sievert é um exemplo notável de como um jogo pode equilibrar tensão e acessibilidade, atraindo tanto novos jogadores quanto veteranos do gênero.
Aqueles que geralmente evitam extraction shooters devido à natureza punitiva dos modos multiplayer ou à perda total de itens encontrarão aqui uma alternativa viável e envolvente. A dificuldade ainda é um elemento central – bastam dois tiros para acabar com sua vida, e os recursos permanecem limitados.
Contudo, a morte em ZERO Sievert não representa um fracasso definitivo, mas sim uma oportunidade de aprendizado e adaptação. Essa abordagem torna o jogo viciante, incentivando os jogadores a tentarem novamente, ajustarem suas táticas e buscarem uma progressão mais cuidadosa e eficaz.
Conclusão
Nunca fui muito bom com esses shooters em top-down, mas esse título foi muito gostoso de jogar.
ZERO Sievert é um título que precisa de tempo para se acostumar e pegar o jeito, mas depois, é só se aventurar nas durezas de lugar sofrendo de uma hecatombe nuclear.
O título está disponível no PC na loja Steam.
A Comunidade Mega Drive recebeu uma key para o review do jogo.