Souno’s Curse tem a possibilidade de ser um bom metroidvania, mas, com o que se tem atualmente já deixo claro que é apenas um jogo mediano.
.
Lindeza visual
Apesar de começar o artigo com uma crítica sobre o jogo. Não posso dizer que o título seja visualmente ruim, na verdade, é um com uma boa qualidade gráfica.
Os níveis de cada parte do jogo tem o seu estilo único, como em muitos metroidvanias onde se explora um gigantesco lugar, mostrando aqui um esmero dos produtores.
Em contrapartida, os inimigos que compõem o título são bem genéricos e, de certa forma, contrapõem por demais o jogo. Até parece que não pertencem aquele universo.
Level Design bem simplicado
Enquanto que muitos metroidvanias atuais tem mapas que dão uma sensação de que vamos explorar muita coisa, neste título as coisas são mais diretas.
Você percebe que tem locais que só serão explorados depois de uma boa jogatina, mas ao chegar ao local parece não haver uma recompensa maior do que abrir um caminho antes fechado.
Os quebra-cabeças compõem basicamente de saber como passar das plataformas e dos perigos da melhor forma possível e não vai muito além disso.
Faltou um algo a mais para tornar o jogo mais interessante nesta seara.
Uma boa trilha sonora
Em contrapartida, o jogo tem uma boa trilha sonora que casa bem com o título em questão. Aqui, nesta seara, os desenolvedores trabalharam muito bem.
O resultado é uma composição musical no qual o jogador vai curtir e apreciar durante todo o jogo.
Cadê o mapa? E outros problemas
Sim, um dos grandes problemas do jogo é que não se tem mapa e isto é completamente inadmíssivel para um jogo do tamanho que ele é!
Não é possível mapear os botões do controle usado e, nem ao menos, ajustar o tamanho da tela. Se fosse num console, tudo bem, mas estamos jogando um título de PC e isto também é inadmíssivel.
Jogabilidade
No geral, o movimento está ok, mas a mecânica de esquiva é um pouco complicada. Nunca parece funcionar direito, mas isso também pode ser um problema com as hitboxes.
As hitboxes fazem com que Souno’s Curse pareça um jogo baseado em sorte, e não em habilidade. Se o inimigo começa a se afastar de você, você vai errar. E se ele começa a se aproximar, você vai levar dano. Se você tentar esquivar e acabar perto da hitbox de um inimigo, você vai levar dano. Mesmo que você evolua, faça upgrades eficientes e jogue com cautela, você vai levar dano sem motivo.
O combate em si é muito simples. Souno tem dois ataques, um chute e um ataque mágico que parece muito caro para ser melhorado. Os jogadores podem melhorar Souno para aprender um terceiro ataque, mas não há variedade suficiente para fazer o combate se destacar em relação a outros títulos do gênero. Não é o pior sistema de combate que já joguei, mas é muito desajeitado e entediante para ser recomendado.
Conclusão
Souno’s Curse precisa, com urgência, de melhoras em sua jogabilidade e de power-ups que chamem a atenção do jogador. Um simples título de plataforma não cabe mais se quer ser mais um metroidvania, precisa-se de algo diferente e peculiar para chamar a atenção.
Sourno’s Curse se encontra atualmente no PC nas lojas GOG e Steam.
A Comunidade Mega Drive recebeu uma key para o review do jogo.