Back Then é um jogo que explora os desafios emocionais e cognitivos enfrentados por pessoas diagnosticadas com Alzheimer. No papel de Thomas Eilian, um escritor idoso, os jogadores são imersos em uma jornada introspectiva que aborda a fragilidade das memórias e as marcas deixadas pela doença. Esta obra indie busca sensibilizar o público para temas como saúde mental e as dificuldades diárias de viver com limitações físicas e mentais.
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História
A narrativa de Back Then é profundamente emocional, centrada na perspectiva de Thomas. Diagnosticado com Alzheimer, ele vive confinado à sua casa e à sua cadeira de rodas, enquanto tenta navegar entre lembranças fragmentadas de sua vida. Os capítulos do jogo revelam momentos importantes de sua trajetória, utilizando objetos cotidianos para desencadear memórias.
A história é dividida em episódios curtos, cada um focado em um membro da família de Thomas. Embora o roteiro consiga transmitir o peso emocional da doença, falta profundidade em certos aspectos, deixando algumas questões mal resolvidas. Apesar disso, o jogo consegue criar momentos tocantes, trazendo reflexões sobre a importância das memórias e o impacto do Alzheimer nas relações familiares.
Jogabilidade
A mecânica de Back Then é simples, baseada na interação com objetos e na exploração de cenários. Livros, fotografias e outros itens desencadeiam flashbacks que revelam fragmentos da vida de Thomas. Apesar de alguns puzzles integrarem a narrativa, eles são limitados e podem parecer monótonos para jogadores acostumados a desafios mais complexos.
O ritmo lento do jogo reflete a condição de Thomas, mas também pode frustrar. Movimentar-se na cadeira de rodas é intencionalmente demorado, criando uma experiência desconfortável que espelha as dificuldades do protagonista. Embora essa abordagem reforce o tema, a falta de polimento em certas interações compromete a fluidez.
Escolha Gráfica e Sonora
Visualmente, Back Then utiliza uma paleta de cores suaves e uma direção artística minimalista para criar uma atmosfera nostálgica e introspectiva. O uso de luz e sombra reflete a mente fragmentada de Thomas, oscilando entre o real e o abstrato.
A trilha sonora melancólica complementa a experiência, reforçando a conexão emocional com o protagonista. No entanto, a falta de variação em alguns momentos torna a ambientação repetitiva. Pequenos detalhes gráficos, como a dificuldade de ler etiquetas em objetos devido à baixa resolução, prejudicam a imersão.
Conclusão
Back Then é uma experiência singular que aborda com coragem o impacto emocional do Alzheimer. Apesar de suas limitações técnicas e de jogabilidade, o jogo consegue transmitir mensagens poderosas sobre saúde mental e a importância das memórias.
Embora sua narrativa seja introspectiva e tocante, o ritmo lento e os desafios técnicos podem afastar jogadores que buscam uma experiência mais fluida. Para aqueles dispostos a mergulhar na jornada de Thomas, Back Then oferece uma perspectiva única sobre uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Back Then está disponível para o PC (Steam) e para o PlayStation 5.
A Comunidade Mega Drive recebeu uma key para o review do jogo.