Há mais de 10 anos, Sonic celebrou seu 20º aniversário com Sonic Generations, um jogo que reuniu o melhor do seu passado com suas aventuras mais recentes. Ao compilar os níveis mais icônicos do ouriço e modernizá-los da maneira certa, o jogo se tornou um dos favoritos entre muitos fãs. Agora, chegou a vez de celebrarmos seu “gêmeo emo” que faz compras na Hot Topic: estamos falando do Shadow.
.
A SEGA traz Sonic X Shadow Generations, um pacote que inclui o Sonic Generations original, mas com um toque de cor e uma nova aventura focada em Shadow. Nesta, revisitamos seu passado, sua relação com Maria e o retorno de um de seus inimigos mais amargos: Black Doom. Faz tempo que o ouriço não tinha um jogo solo, e esse lançamento mostra que ele precisava disso urgentemente. Além de ser um personagem icônico que muitos adoram ver de volta, Shadow tem todo o potencial para competir com o melhor de Sonic.
Lavou, tá novo!
Lançado em 2011 para celebrar o 20º aniversário do principal mascote da SEGA, Sonic Generations homenageia a história de Sonic e o melhor que ele tinha a oferecer até aquele momento. O diferencial é que, em vez de ser apenas uma coleção de jogos anteriores, a Sonic Team recriou alguns dos cenários mais memoráveis do ouriço, dando a eles um visual e uma sensação ainda melhores.
Isso nos permite revisitar fases como Green Hill Zone, Chemical Plant, Sky Sanctuary, City Escape, Seaside Hill, entre outras, com uma nova camada de cor e detalhes que as fazem parecer inéditas. No Ato 1, jogamos com o Sonic clássico, em 2D, enquanto no Ato 2 controlamos o Sonic moderno, em 3D. Existe uma história para explicar por que as duas versões de Sonic coexistem e precisam salvar o mundo, mas ela é tão simples que se torna secundária.
O grande atrativo do Sonic Generations original era justamente revisitar os melhores níveis da franquia com ambos os estilos, que coexistem de forma harmônica e fantástica, mesmo sendo bem diferentes. Neste novo remaster, há algumas mudanças e adições que o tornam ainda melhor, mesmo que muitos possam duvidar disso.
Drop Dash!!
A principal novidade é que o Sonic clássico agora conta com o Drop Dash, permitindo que você simplesmente pressione o gatilho direito para ganhar velocidade rapidamente. Isso deixa algumas fases ainda mais fluidas e rápidas. Depois de reviver essa aventura com essa adição, é difícil voltar ao Sonic Generations original, pois ele parecerá mais lento e um pouco desajeitado.
Outra ótima novidade são os Chaos. No título original, era possível coletar 5 anéis vermelhos em cada ato para desbloquear artes, músicas e outros elementos do museu. Agora, há também 3 Chaos espalhados por cada fase, servindo como colecionáveis. Embora eles não desbloqueiem itens no museu, cada Chaos traz roupas e visuais únicos, tornando-se os novos desbloqueáveis.
Sonic Generations já parecia incrível quando foi lançado há 13 anos, marcando a estreia de Sonic na era HD e trazendo perfeitamente o visual clássico do ouriço para o 3D. Desta vez, cada animação está ainda mais fluida, as cinemáticas mais naturais e os cenários de fundo mais belos, com detalhes que se destacam ainda mais.
E aparece o Shadow
O prato principal deste pacote é a nova aventura de Shadow, onde a Sonic Team realmente focou sua atenção. Antes de começar, temos a opção de assistir a uma cinemática que explora tudo sobre o ouriço: seu passado, sua relação com Maria e Gerald Eggman, sua rivalidade com Black Doom e muito mais. Essa introdução é útil para aqueles que não conhecem a história do personagem, ajudando-os a entender o que ocorre na campanha principal.
Shadow Generations acontece em paralelo à campanha de Sonic, então Shadow também revisita seu passado para derrotar Black Doom. A grande novidade é o Overworld, chamado White Space, inspirado no mundo aberto de Sonic Frontiers, mas aprimorado para resolver algumas das críticas dos fãs.
Ajustando o mundo aberto
As críticas ao mundo de Sonic Frontiers incluíam a sensação de vazio e a presença de áreas que pareciam forçadas e desconectadas do resto do espaço. White Space resolve isso ao oferecer muitas atividades: encontrar peças perdidas, completar mini-desafios, encontrar baús com músicas ou artes conceituais e mais. Conforme você avança pelos 2 atos de cada fase, novas áreas do mundo são desbloqueadas, tornando a exploração um prazer.
Alguns colecionáveis são visíveis e de fácil acesso, mas outros exigem deslizar em trilhos, pular entre paredes, ativar interruptores e fazer movimentos precisos. É fácil se distrair em White Space e perder a noção do tempo, pois há muito para explorar e completar, e metade do jogo é explorar cada canto deste espaço.
As fases lembram as de Sonic Generations: cada uma possui 2 atos, o primeiro em 3D e o segundo em 2D. Em cada fase, podemos encontrar 3 colecionáveis que desbloqueiam baús com músicas e artes em White Space. Embora esses objetos sejam importantes para expandir o que podemos fazer no Overworld, gostaríamos que houvesse mais itens colecionáveis; até mesmo os anéis vermelhos seriam uma adição interessante.
O melhor dos dois mundos
É quase impossível decidir qual parte gostamos mais: as fases em 3D ou 2D, porque ambas são incríveis. As fases em 2D se assemelham muito a um jogo clássico do Sonic, mas com toques modernos. Além do Spin Dash para acelerar, Shadow conta com o Homing Attack, permitindo que, ao encontrar vários inimigos, possamos atacá-los rapidamente no ar, mantendo o ritmo acelerado e facilitando a chegada até eles em pouco tempo.
As fases em 3D também lembram as de Sonic, mas com uma diferença: temos uma Esmeralda do Caos que permite desacelerar o tempo. Para carregar sua barra de energia, basta eliminar inimigos, o que é muito útil em seções com plataformas móveis, muitos monstros ou objetos caindo do céu. A velocidade nesses atos é intensa, e, mesmo com a ajuda da esmeralda, a ação quase nunca para.
Outro aspecto que adoramos nas fases de Shadow é que elas foram cuidadosamente projetadas para manter a aceleração constante e o ritmo fluido. A quantidade de inimigos e seu posicionamento parecem perfeitos, assim como os obstáculos, como paredes e plataformas. As rampas estão no tamanho ideal, e sempre há trilhos, molas e outros detalhes que trazem diversão e variedade ao longo do percurso.
Ajustes bons na jogabilidade
Tudo isso contribuiu para que nunca sentíssemos Shadow (ou a nós mesmos) como desajeitados; pelo contrário, em várias seções, tivemos a sensação de sermos os melhores jogadores do mundo, graças, principalmente, ao design de níveis que permite isso. Tanto White Space quanto as fases principais nos lembraram Super Mario 3D World + Bowser’s Fury porque, além de oferecerem um Overworld cheio de atividades, parecem indicar o caminho que a franquia deveria seguir nas próximas edições.
Assim como em Sonic Generations, ao completarmos os níveis e seus dois atos, surge uma porta para uma batalha contra um chefe. Para abri-la, precisamos de três chaves, obtidas ao cumprir desafios nos cenários. Esses desafios variam entre passar uma fase sem sofrer dano, completá-la em um tempo determinado, voar sobre uma plataforma que atravessa bolas com espinhos, destruir uma quantidade específica de robôs, entre outros.
Eles são curtos, mas muito divertidos e, embora nos façam revisitar algumas fases, nunca se tornam repetitivos, pois mudam a forma como enxergamos e atravessamos o cenário. Além disso, ajudam a melhorar nossas habilidades e a refinar movimentos ainda não dominados, além de acelerar nossos reflexos. Apenas gostaríamos de ver mais variedade nesses desafios para explorar ainda mais o design das fases.
Um Shadow Diferentão
Uma das adições mais atraentes nessa nova aventura são os poderes de Doom, adquiridos conforme desbloqueamos portas e novas seções de White Space. Essas habilidades funcionam como uma espécie de simbionte que entra no corpo de Shadow, modificando-o para torná-lo mais poderoso. Cada vez que adquirimos um desses poderes, as cinemáticas fazem jus à sua grandiosidade, com visuais impressionantes.
Entre essas habilidades estão: Doom Spears, que permite lançar projéteis para paralisar inimigos e ativar interruptores fora de alcance; Doom Blast, um chute que ajuda a derrotar, lançar e fazer combos contra inimigos mais fortes; Doom Surf, para surfar em seções de água; Doom Morph, que nos dá um laço para balançar no ar e nadar sobre superfícies tóxicas; e, por fim, Doom Wings, que nos permite voar.
Em White Space, essas habilidades funcionam como em um metroidvania, permitindo alcançar áreas e colecionáveis antes inacessíveis. Nos níveis normais, elas acrescentam movimentos ao repertório de Shadow. Em algumas partes, elas são essenciais; em outras, apenas facilitam a vida do jogador.
Habilidades ajudam na jogatina
Essas habilidades, além de impressionantes e divertidas, trazem um frescor para o gameplay 3D de Sonic e são mais naturais do que as armas do jogo de Shadow de 2005. Na história, descobrimos que Black Doom ofereceu esses poderes ao avô de Dr. Eggman para tornar Shadow a forma de vida mais completa do universo. A consequência, porém, é que agora existe uma ligação eterna entre eles.
Assim, conforme ficamos mais fortes, Black Doom também se fortalece, o que torna o confronto final épico e desafiador, colocando à prova tudo o que aprendemos ao longo das aproximadamente 5 horas de campanha. No geral, a história parece muito mais natural do que a do título original e, embora quase não traga novidades sobre o personagem, oferece uma visão sobre seu passado e sua personalidade.
Conclusão
Sonic X Shadow Generations é um pacote indispensável para todos os fãs dos dois ouriços. Além de ser uma versão aprimorada da celebração de 20 anos de Sonic, ele faz justiça ao extraordinário personagem que Shadow é e ao que ele representa para a franquia. Esperamos que este jogo também ofereça um vislumbre do futuro desses títulos, pois acreditamos que representa um avanço na direção certa.
Sonic Generations pode parecer o mesmo jogo de 13 anos atrás, mas é ótimo ver a missão dos Chaos adicionada, junto com um toque visual renovado que o torna mais atraente. Shadow Generations, além de basicamente adicionar um novo jogo ao pacote (ambos com a mesma duração), nos mostra o potencial do ouriço sombrio para suas próximas aventuras.
O melhor é que muitos dos elementos que Shadow Generations executa com excelência podem ser aplicados nos futuros jogos de Sonic, o que é vantajoso para todos. Em última análise, esses títulos certamente elevaram nosso entusiasmo para o terceiro filme de Sonic, e esperamos que Shadow brilhe lá tanto quanto aqui.
Temos uma jogatina em nosso canal. Venha conferir!
A COMUNIDADE MEGA DRIVE RECEBEU UMA CHAVE PARA O REVIEW DO JOGO.