Home Família SEGA Sonic e sua cachoeira, o que você vê nela?

Sonic e sua cachoeira, o que você vê nela?

252
0
Sonic

Sonic e sua cachoeira

.

Dado o foco deste site em jogos retrô, é justo supor que a maioria de vocês, lendo isso, já tenha jogado algum videogame em uma TV CRT ou PVM antiga e esteja ciente das sutis, mas importantes, diferenças entre elas e as telas modernas de LCD e OLED, tal qual como no Sonic.

Os desenvolvedores que faziam jogos nos anos 80 e 90 conheciam bem as propriedades únicas das telas CRT e usavam essas características para criar efeitos exclusivos, que infelizmente estão ausentes quando visualizados em TVs modernas.

No caso do Genesis / Mega Drive, que não tinha a capacidade de fazer objetos transparentes, truques especiais eram usados para dar a impressão de transparência quando vistos em uma TV CRT. É possível configurar emuladores modernos para replicar isso usando filtros, como o desenvolvedor indie @aisunina descobriu recentemente com as hipnotizantes cachoeiras de Sonic the Hedgehog.

Essa descoberta gerou uma onda de reações por parte dos jogadores retrô, com muitos alegando que o filtro usado nesse exemplo específico é muito agressivo e que o efeito arco-íris — embora presente — não é tão pronunciado.

Outros foram além e afirmaram que o efeito arco-íris não está presente, pelo menos para eles.

O que temos aqui, potencialmente, é um exemplo de como cada TV CRT, na época, oferecia uma experiência diferente para o usuário, e como um jogo aparecia em uma TV não era necessariamente o mesmo em outra marca.

Além disso, é preciso considerar o tipo de conexão usada; nos anos 90, tínhamos RF, S-Video, SCART e Composite disponíveis, e cada uma exibia a imagem de uma maneira ligeiramente diferente.

Por fim, sempre há o fato de que as memórias têm o curioso hábito de falhar, especialmente depois de algumas décadas.

Fonte: Time Extension


PS: Até a publicação deste artigo, o Twitter ainda estava voltando ao ar no Brasil, assim sendo, algumas pessoas podem não ver as postagens desta rede social na publicação acima.

Comentários Facebook