Caso você tenha perdido, a Nintendo recentemente abriu um museu no Japão, repleto de exposições que destacam os títulos clássicos da empresa. Para aqueles que estão curiosos sobre como a Nintendo está apresentando esses jogos retrô no museu, parece que ela pode estar utilizando emulação em PCs com Windows.
.
Conforme destacado pelo PC Gamer, um usuário do ‘X’ conhecido como ‘ChrisMack32’ compartilhou um vídeo onde um controle do Super Nintendo é desconectado (via USB) durante uma partida de Super Mario World no museu. No vídeo, é possível ouvir o som de desconexão USB do Windows tocando ao fundo.
(Use fone de ouvido para ouvir o bom e velho som quando você despluga algo da USB no Windows 10, 11)
@BobWulff pic.twitter.com/6HjWqN4DRH
— Chris (@ChrisMack32) October 14, 2024
Sem surpresa, o vídeo gerou reações diversas online. Segundo a fonte, a Nintendo “frequentemente busca ações legais contra desenvolvedores de emuladores e sites de ROMs” e a empresa japonesa “chegou a argumentar que a emulação prejudica a inovação”.
“Para uma empresa que tem batido fortemente contra emuladores e sites que distribuem ROMs — mesmo quando são usados por quem possui uma cópia original dos jogos que desejam emular — isso parece um pouco irônico.”
Algumas respostas iniciais especularam que a Nintendo poderia estar usando um emulador ou dispositivo próprio. Em outras teorias interessantes nas redes sociais, acredita-se que a empresa está “muito provavelmente” utilizando emuladores de código aberto para rodar algumas das exibições retrô no novo museu. Claro, tudo o que temos até agora é o efeito sonoro, mas a emulação em PC elimina a necessidade de manter o hardware original.
Atualmente, para jogar oficialmente um título como Super Mario World, a Nintendo exige que os usuários assinem o serviço Switch Online, que dá acesso a centenas de jogos retrô da empresa, das eras SNES, NES, N64 e portáteis.
Fonte: Nintendo Life
Ahhhh, a hipotermia
É tudo o que eu tenho a dizer sobre a senhora Nintendo. Se o vídeo não for montagem, o que pode acontecer, usar emulador no seu próprio museu, ainda por cima para o Windows, é uma safadeza ímpar, par, derivada e integral!
Agora a Niteto vai se processar por usar indevidamente emulador alheio?