Quando o SNES foi lançado, uma das suas grandes inovações foi o Mode 7, um modo gráfico que permitia à console rotacionar e escalar cenários diretamente pelo hardware. Essa função não estava disponível em sistemas concorrentes, como o PC Engine e o Mega Drive/Genesis, e foi utilizada com muito sucesso em jogos como F-Zero, Pilotwings e Super Mario Kart.
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Embora o Mega Drive, rival de 16 bits do SNES, não suportasse o Mode 7 (essa funcionalidade só chegou com o add-on Sega CD), você talvez pensasse que isso seria impossível em um console como o NES. No entanto, a Something Nerdy Studios conseguiu fazer isso (de certa forma).
O estúdio indie está atualmente desenvolvendo Former Dawn, um RPG de ação para o NES e PC, e acabou de divulgar uma prévia do “Mode 7” funcionando em um NES original.
A live demonstration of the "mode 7" effect on the NES used in Former Dawn, an upcoming Action RPG for the NES and PC!
Our Kickstarter campaign launches tomorrow at 11AM ET! Here's the the campaign page with the final banner image up:https://t.co/o0TVa38CZN#NES #indiegame pic.twitter.com/trbQiSchVm
— Something Nerdy Studios (@SomethinNerdy) October 14, 2024
De acordo com o desenvolvedor, esse recurso seria possível até mesmo sem os mapeadores de memória exclusivos que foram desenvolvidos para o jogo, mas esses mapeadores aliviam a carga do processador. Embora o sistema consiga fazer scaling para dar a sensação de perspectiva, ele não realiza rotação. “É um pouco além da filosofia do nosso mapeador implementar rotação ou scaling de hardware, então não fizemos isso”, comenta a Something Nerdy Studios. “Esse efeito é mais corretamente chamado de ‘falso HDMA’, já que é a parte análoga do efeito típico no SNES.”
A campanha de financiamento de Former Dawn no Kickstarter foi lançada hoje, então, se você quer ver essa inovação em ação, considere contribuir com uma doação.
Agora você pode testar
A Something Nerdy Studios lançou uma demo da mecânica do mapa-múndi com hover boots que apresentou na semana passada. Agora, quem tiver interesse pode conferir por conta própria.
A demo está disponível para download no site dos desenvolvedores e, para rodá-la corretamente, é necessário ter um NES (ou Famicom / TinyNES), uma TV CRT e um EverDrive N8 Pro (com o sistema operacional v2.15 ou superior).
For the 1st time, we have released an MXM-1 demo for Former Dawn, a new Action RPG for the #NES.
Required: an NTSC NES/Famicom/TinyNES, a CRT, and an N8 Pro. Expansion audio required to hear the music.
Fly around with the hover boots!https://t.co/8jJtW5Kh3o#chiptune #8bit pic.twitter.com/thQad4CtBH
— Something Nerdy Studios (@SomethinNerdy) October 23, 2024
As instruções para instalar a demo estão disponíveis em um arquivo .txt distribuído junto com a ROM da demo e o arquivo mxm.rbf. Um ponto importante é que, para aqueles com consoles NES sem áudio aprimorado ativado, a música do jogo não estará disponível no momento. Por isso, a Something Nerdy Studios compartilhou um link para que os jogadores em um NES básico e sem modificações possam ouvir a música que toca nessa seção.
Fonte: Time Extension