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NES também pode fazer Mode 7!

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Quando o SNES foi lançado, uma das suas grandes inovações foi o Mode 7, um modo gráfico que permitia à console rotacionar e escalar cenários diretamente pelo hardware. Essa função não estava disponível em sistemas concorrentes, como o PC Engine e o Mega Drive/Genesis, e foi utilizada com muito sucesso em jogos como F-Zero, Pilotwings e Super Mario Kart.

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Embora o Mega Drive, rival de 16 bits do SNES, não suportasse o Mode 7 (essa funcionalidade só chegou com o add-on Sega CD), você talvez pensasse que isso seria impossível em um console como o NES. No entanto, a Something Nerdy Studios conseguiu fazer isso (de certa forma).

O estúdio indie está atualmente desenvolvendo Former Dawn, um RPG de ação para o NES e PC, e acabou de divulgar uma prévia do “Mode 7” funcionando em um NES original.

De acordo com o desenvolvedor, esse recurso seria possível até mesmo sem os mapeadores de memória exclusivos que foram desenvolvidos para o jogo, mas esses mapeadores aliviam a carga do processador. Embora o sistema consiga fazer scaling para dar a sensação de perspectiva, ele não realiza rotação. “É um pouco além da filosofia do nosso mapeador implementar rotação ou scaling de hardware, então não fizemos isso”, comenta a Something Nerdy Studios. “Esse efeito é mais corretamente chamado de ‘falso HDMA’, já que é a parte análoga do efeito típico no SNES.”

A campanha de financiamento de Former Dawn no Kickstarter foi lançada hoje, então, se você quer ver essa inovação em ação, considere contribuir com uma doação.

Agora você pode testar

A Something Nerdy Studios lançou uma demo da mecânica do mapa-múndi com hover boots que apresentou na semana passada. Agora, quem tiver interesse pode conferir por conta própria.

A demo está disponível para download no site dos desenvolvedores e, para rodá-la corretamente, é necessário ter um NES (ou Famicom / TinyNES), uma TV CRT e um EverDrive N8 Pro (com o sistema operacional v2.15 ou superior).

As instruções para instalar a demo estão disponíveis em um arquivo .txt distribuído junto com a ROM da demo e o arquivo mxm.rbf. Um ponto importante é que, para aqueles com consoles NES sem áudio aprimorado ativado, a música do jogo não estará disponível no momento. Por isso, a Something Nerdy Studios compartilhou um link para que os jogadores em um NES básico e sem modificações possam ouvir a música que toca nessa seção.

Fonte: Time Extension

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