Home Especial Moonwalker, algumas curiosidades sobre este arcade da SEGA!

Moonwalker, algumas curiosidades sobre este arcade da SEGA!

383
0

“Não Mate Seus Inimigos, Purifique-os” – A História Por Trás de Michael Jackson e o Fliperama de Moonwalker da Sega.

.

Michael Jackson era muito popular

Michael Jackson pode ser uma figura polarizadora para algumas pessoas, mas para um grupo potencialmente maior de fãs, ele continua sendo uma das estrelas pop mais realizadas de todos os tempos – e, aqui em 2024, é fácil esquecer o quão enorme ele foi em termos de popularidade e alcance durante os anos 80 e 90.

Jackson estava, possivelmente, no auge de seu poder quando se uniu à Sega para criar uma seleção de videogames baseada em seu filme de 1988, *Moonwalker*.

Em entrevista à Shueisha Online, o ex-funcionário da Sega, Roppyaku Tsurumi (também conhecido como Masahito Shimizu), relembra o desenvolvimento do fliperama de *Moonwalker*, um título de ação isométrico único que nunca foi portado para nenhum sistema doméstico (os jogos de Mega Drive e Master System são totalmente diferentes).

Tsurumi relembra que o projeto se baseou em uma única proposta de uma folha A4 e que ele inicialmente não estava tão interessado. “Eu só tinha visto *Thriller* e seu videoclipe, e não estava muito interessado na música de Michael, então respondi de forma ambígua”, disse ele à Shueisha Online. “Incorporamos elementos de *SHINOBI* na proposta e começamos a desenvolver o jogo.

No entanto, como éramos todos novatos, tivemos muitas dúvidas se isso estava realmente certo. Mas, no meio do desenvolvimento, desenvolvedores veteranos se juntaram a nós e o jogo gradualmente tomou forma.”

Moonwalker
Imagem: SEGA

Você se lembra do fliperama?

Tsurumi revela que fazia reuniões regulares com Jackson para garantir que o jogo estivesse progredindo conforme o planejado. “A carta começava com: ‘O Sr. Jackson diz…’ e ele dizia coisas como: ‘Isso é ótimo, mas o que você acha de fazer desse jeito?’ ou ‘Isso é o que eu pensaria, mas o que a equipe de desenvolvimento acha? Quero respeitar os desejos da equipe de desenvolvimento’, e fiquei surpreso como suas respostas sempre levavam em consideração os desenvolvedores.”

Ele também lembra um dos comentários mais memoráveis de Jackson durante o desenvolvimento do jogo: “Não mate seus inimigos, purifique-os”, foi a instrução. “Ele era um homem cheio de amor”, diz Tsurumi.

O fliperama de Moonwalker é frequentemente esquecido quando as pessoas discutem o trabalho de Jackson com a Sega, já que a versão caseira para o Mega Drive foi, sem dúvida, mais bem-sucedida comercialmente.

A partida do Michael

Quando Jackson faleceu em 2009, isso impactou profundamente Tsurumi. Após assistir ao filme Michael Jackson: This Is It – lançado no ano de sua morte – ele viu o lado do artista que se lembrava de trabalhar com ele nos anos 90.

“O Michael naquele filme é o Michael que eu conheço”, diz ele. “O Michael do filme não é o artista que você vê em performances ao vivo ou videoclipes, mas uma pessoa que compartilhava ideias com sua equipe para criar o palco perfeito, respeitava os membros de sua equipe, mas também era alguém que não aceitava compromissos em certas coisas, e possuía tanto as qualidades de um criador quanto de um produtor.

Olhando para trás, fui lembrado de como ele tratava igualmente a equipe de desenvolvimento da Sega, que era cheia de novatos na época. Fiquei tão feliz em ver uma superestrela global jogando o jogo com olhos tão brilhantes, e que ele veio até a Sega só para isso. Ele era alguém cuja aura você podia ver só por estar perto dele. Agora sou um grande fã de Michael também (risos).”

Texto original: Time Extension

Comentários Facebook