Estamos realmente surpresos que tenha demorado tanto para notarmos isso, mas parece que a desenvolvedora extinta Hudson Soft pode ter copiado descaradamente as palmeiras de Sonic the Hedgehog, da Sega, para seu jogo de plataforma Adventure Island III, lançado em 1992 para o NES.
Como observado por CometRobot, as palmeiras no jogo do NES têm uma semelhança impressionante com as do épico de 16 bits da Sega.
Sonic foi lançado em 1991, e Adventure Island III chegou um ano depois – então é muito provável que um dos artistas da Hudson tenha se inspirado no design.
Embora as árvores não sejam 100% idênticas, elas são suficientemente parecidas para deixar claro que uma foi inspirada pela outra.
A série Adventure Island é um derivado da franquia Wonder Boy da Sega; o jogo original de 1986, Adventure Island (conhecido no Japão como Takahashi Meijin no Bōken Jima), é uma adaptação do jogo de arcade Wonder Boy.
Talvez essa tenha sido uma forma sutil de fazer referência à conexão com a Sega?
Fonte: Time Extension
Se foi cópia ou não, nunca saberemos, mas certamente não foi coincidência. Só podemos especular sobre o que se passava na cabeça dos programadores da Hudson naquela época.
Ao comparar as imagens dos dois jogos, torna-se quase evidente que as palmeiras, criadas por empresas diferentes, são incrivelmente semelhantes.
No entanto, é importante lembrar que a Sega também não está isenta de polêmicas quando se trata de “inspirar-se” em trabalhos de terceiros no mundo dos jogos. Não podemos esquecer que alguns dos seus jogos mais icônicos utilizam imagens de terceiros que nunca foram remunerados, sem mencionar o uso de efeitos sonoros.
Nos anos 1980 e início dos anos 1990, a questão dos direitos autorais era um verdadeiro caos. Essa situação só começou a se organizar há pouco mais de 20 anos, com o surgimento de plataformas como o YouTube.