Home Especial Zeenix, primeiras impressões e outras questões…

Zeenix, primeiras impressões e outras questões…

335
0
Zeenix

A Comunidade Mega Drive foi um dos primeiros sites a falar acerca do Zeenix, lá em outubro de 2023, como vocês podem conferir aqui. Não se sabia nada do que iria ser o produto em questão. Um console portátil? Um console de mesa? Uma airfryer?

.

Ficou-se todo um mistério no ar, pois não havíamos nenhuma informação referente ao tal nome em questão e, menos ainda, do que viria a ser. Mas é uma coisa bem comum neste meio. Empresas apresentam projetos e “deixam” escapar uma ou outra informação para atiçar o público.

A dualidade do Zeenix à época ser um console portátil ou de mesa, ficou no ar, mas aqui havia uma enorme questão. A Tectoy teria capacidade de criar um console próprio? Ou, na verdade, TERIA DINHEIRO SUFICIENTE PARA FAZER R&D? Research and Development (R&D), ou Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), mesmo depois do fracasso do Zeebo?

Fiquei com esta dúvida porque a empresa Tectoy foi comprada pela Transire em 2019 e esta daqui nada mais é que a dona de 80 a 90% do mercado de maquininhas de Cartão de Crédito e que também trabalha na área de automação comercial, por isso que pode-se ver esses tipos de produtos a venda no site da Tectoy.

Mas mesmo com este know-how de automação comercial, a parte de jogos eletrônicos foi esquecida MUITO ANTES do Mega Drive 2017, pois desde as cagadas com os diversos Mega Drive e Master System lançados, a Tec Toy se perdeu neste caminho gamer, chegando ao ponto de ter de importar e lançar coisas cagadas da AtGames para ter alguma relevância no mercado.

Para ficar claro

Bom, mas isto é outra história para outros momentos, mas fiquem claros do seguinte, a Tectoy não tem mais NENHUMA PARCERIA com a SEGA. A empresa japonesa não tem interesse de lançar minis e a Tectoy não tem autorização para lançar produtos da SEGA.

Zeenix
Todos os consoles da SEGA

Verifiquem no INPI, os nomes Mega Drive, Master System, Sega Saturn e Dreamcast, são todos registrados pela SEGA, por conseguinte, usá-los indevidamente pode acarretar multa, processos e outras coisas mais, e não é isto que a Tectoy quer. Agora, vamos ao Zeenix.

Zeenix, especulações

No dia 22/06/2024, a Tectoy revelou o Zeenix para o Brasil, conforme prometido. No vídeo, que eu esperava ser ao vivo, finalmente foi revelado o que seria o Zeenix.

Muitos pensavam que ele seria um console híbrido, outros um portátil ou um console de mesa, mas desde pelo menos março de 2024, eu já sabia que ele seria um PC.

Alguns podem perguntar: como eu sabia disso? Simples. No grupo do Zeenix no Facebook, foi anunciado que a Tectoy havia aberto um servidor no Discord. Então, me associei e vi que na lista de canais havia um jogo. Procurei no Google e encontrei o jogo listado no GOG.

Portanto, não havia dúvida. O “console” seria, na verdade, um PC, provavelmente de mesa ou, talvez, um portátil, pois o GOG não tem cliente para Linux ou Android, descartando a possibilidade de ser um console tradicional.

Uma foto com um processador da AMD, publicada por Pedro Caxa, confirmou que seria um portátil, pois somente a AMD tem APUs boas o bastante para oferecer um bom desempenho a um custo baixo. Minha única dúvida era se a iGPU seria baseada em VEGA ou RDNA, já que havia a expectativa de ser tecnologicamente mais atual.

No final, a Tectoy mostrou que teríamos o Zeenix Lite, com o Athlon 3050e, e um Pro com o Ryzen 7 6800u, resultando em dois produtos bem distintos entre si.

Zeenix Lite

Sobre o Zeenix Lite ele não estava presente no estande da Tectoy na gamescom latam, por isso que fisicamente não se pode falar muito coisa além daquilo que me foi dito por lá. Fisicamente ele será tal qual o Zeenix Pro e virá em duas cores, preto e branco.

Perguntei o que então teríamos para diferenciar um modelo do outro, já que os dois viriam na mesma cor e a resposta que obtive que a caixa virá obviamente mostrando a diferença e a Tectoy está estudando onde colocar isso na carcaça do produto.

Fiz um vídeo ao vivo analisando as partes técnicas dos dois PC’s portáteis que vocês podem conferir abaixo.

De maneira resumida, o Athlon 3050e é um processador fraco para lidar com tarefas mais exigentes, conforme mostrado no vídeo da Tectoy que apresenta os dois produtos. No vídeo, é possível trabalhar com edição de vídeo, mas isso só será viável na versão mais robusta, já que a Vega 3 e seus 192 Stream Processors não possuem força suficiente para tal.

Para navegar na internet, usar Word, Excel, PowerPoint e jogar títulos leves do Steam, GOG e Epic, além de alguns emuladores, isso será possível. Porém, preciso destacar outro ponto!

No vídeo da Tectoy, foram mostrados o uso de editores de vídeo e do Office. No Zeenix, virá apenas o Windows, e os demais softwares deverão ser adquiridos pelo consumidor.

Em relação a outras questões, como desempenho, comportamento do Zeenix Lite com jogos e emulação, não tenho como opinar, pois ainda não tenho um em mãos, e ele não apareceu na gamescom latam. Uma breve análise foi feita no vídeo mencionado.

Zeenix Pro

A estrela na casa da Tectoy. O Zeenix Pro estava disponível para ser experimentado, se eu não contei errado, em 24 estações com os mais diversos jogos indies brasileiros. Acabei por pegar um e experimentar bem no final da feira.

Só que, antes disso, em dois pontos distintos do estande, haviam dois Zeenix sem nenhum jogo instalado para as pessoas sentirem melhor ele e do lado, colaboradores da Tectoy.

E foi daqui que eu tirei as minhas impressões gerais.

Carcaça

A qualidade do plástico utilizado é de boa para ótima. Num primeiro momento segurando o portátil e até exercendo um pouco de força, não senti que seria algo de produção barata, como acontece com vários produtos chineses de fato. Mostrando que a Ayn realmente pensou na robustez do produto. 

O conjunto inteiro, pelo que me foi dito por um dos colaboradores da Tectoy, pesa em torno de 800 a 900 gramas – agora eu não sei precisar direito. Até que bem leve, pois o peso maior aqui seria da tela e da bateria.

Controles gerais

Os analógicos, com Hall Effect, tem a mesma disposição que vemos nos controles de Xbox. Deu para sentir uma boa responsividade deles – jogando um dos títulos dispostos no estande. O D-Pad tem uma qualidade bem próxima ao D-pad do Series e do 8-bitdo, assim como os botões XYAB.

Os botões de ombro são alcançáveis com os dedos indicadores e os gatilhos podem ser acionados facilmente com os dedos médios ou indicadores. Os gatilhos também tem Hall Effect.

Agora no que concerne o touch da tela. É um touch preciso, só que o Windows 11 em si não foi feito para esse tipo de uso em tela pequena. E por falar nela.

Tela

É uma tela IPS LCD que tem um bom ângulo de visão, isto é, você não vai precisar ficar com os seus olhos completamente de frente na tela para visualizar bem as cores. Elas estão lá bem nítidas e a tela tem uma baixa reflexão, então mesmo com luzes artificiais por todos os lados, não atrapalha a visão do conteúdo em tela.

No site diz que a tela é FULLHD e que tem uma frequência de 60hz. Não pude ter acesso ao propriedades de vídeo em um primeiro momento para verificar a veracidade desta informação.

Ergonomia

Se você tem mãos medianas, segurar o produto não será nenhum problema. Claro que para usar o touch, aí sim pode até ter um certo trabalho, porque aí será melhor colocar no colo, em cima de uma mesa, pois usar um dos cantos de apoio do produto vai tornar o uso desequilibrado.

Outra questão a se notar e que é preciso ser endereçado. O plástico é completamente liso, como num controle de Xbox 360. Desta forma se o usuário sua muito, é bem fácil do produto deslizar das mãos da pessoa.

Se faz necessário que nas duas pontas do produto uma textura no plástico, uma forma de grip para que esse tipo de evento não venha a acontecer. Pelo peso do produto, 800 a 900 gramas, com o tempo a pessoa vai se cansar de segurar, mas isto é normal.

Sistema de arrefecimento

Algo extremamente importante para portáteis é a forma como o calor é conduzido. Pelo projeto da Ayn para o Loki, que são os que tínhamos no estande da Tectoy, aparentemente o sistema trabalha bem.

Só no uso do Windows, por exemplo, o PC portátil permaneceu bem sem nenhum tipo de aquecimento. Já nos jogos, deu para perceber um leve aumento de temperatura na saída superior que fica a esquerda do Zeenix e isto é bem normal.

A ventoinha do Zeenix

Agora já fica a dica, como são uma saída de ar e outra entrada (que é a parte detrás do aparelho) é importante que não haja nada cobrindo o Zeenix e, terminou de usar, guarde o produto para não pegar poeira, porque saídas de ar são os melhores lugares para sujeira se acumular.

Consumo de energia

Como todos os Zeenix estavam ligados diretamente a energia via USB Tipo-C que vem no sistema, não deu para perceber visualmente o consumo de energia. Só que eu peguei para os colaboradores e foi-me dito que dependendo do jogo a bateria pode durar entre 1 hora até 4 horas sem precisar colocar na tomada.

O que temos aqui são então informações dadas pela Tectoy e somente com o uso do dia a dia dos consumidores que poderemos ter maiores dados para aferir.

Performance

Enquanto utilizei o Windows puro, sem nada instalado, não senti nenhum problema com a performance. 16 GB de RAM é mais do que o suficiente para rodar o sistema operacional da Microsoft.

Só que, aqui, vou levantar dois pontos. Primeiramente, como o Ryzen 7 6800u tem uma GPU integrada, isto é, uma iGPU, a mesma não tem memória dedicada. Desta forma, fica o aviso para quem achar estranho ao ver na Sistema do Windows 12GB ao invés de 16GB, é porque a iGPU aloca até 4GB da RAM para uso próprio.

Informações sobre processador e memória podem ser observados no Sistema do Windows

A Bios do produto, se for aberto – e provavelmente pode ser -, vai permitir a mudança de alocação de memória. Ou pode acontecer que nem acontece com demais APU Ryzen em notebooks, onde não será possível alocar ou desalocar a memória principal para a VRAM.

Desta maneira, jogos que realmente precisam de 16GB e mais de 4GB de VRAM irão rodar capenga ou sequer rodar no Pro.

Outro adendo que precisa ser colocado aqui é o processamento em si. Processadores mobile tendem a consumir menos energia que processadores desktop, desta forma, a frequência deles base, e a turbo, são bem menores.

As configurações mínima e recomendada dos jogos no Steam, Epic e GOG são baseados em processadores e APU desktop, então tem de ficar de olho na hora de comprar um jogo achando que vai rodar perfeitamente no Zeenix Pro.

Um pouco mais sobre processadores

O Athlon 3050e é limitado por ser apenas um dual core que trabalha com dois threads, não tendo SMT, ou Hyper-threading, isto é, um núcleo podendo trabalhar com dois threads simultâneos. 

Jogos atuais requerem, pelo menos, processadores quadcore, limitando bastante o que rodar no Lite. Emuladores como o PCSX2 e o Yuzu requerem processadores com uma frequência relativamente alta para rodar bem os jogos sem engasgos, no Athlon 3050e, pelo menos, vários jogos vão sofrer disso.

Zeenix
Foi-se o tempo que a marca Athlon era dominação de alta performance. Agora é usada para APU de entrada e baixo custo pela AMD

Já o Ryzen 7 6800u é uma APU com 8 cores, ou núcleos, e 16 threads, mais do que o suficiente para rodar qualquer aplicativo do Windows 11 e diversos jogos. Então nesta seara não se tem nenhum problema.

O que pode acontecer aqui, no entanto, é se o Zeenix aquecer demais, por algum motivo externo, vai acontecer o que chamamos de Thermal throttling. O thermal throttling (estrangulamento térmico, em tradução literal) pode ser entendido como uma espécie de proteção para evitar que processadores de desktops e notebooks sofram danos permanentes por conta do calor excessivo.

E o que isso faz? Vai diminuir o clock do processador para ele, literalmente, não explodir. E o que isso significa na jogatina? Stutering, travamentos ou pequenos frames drops e isto é comum no mundo dos PC’s.

Nesta seara já fica a dica, não force e nem jogue por longos períodos de tempo no Zeenix, porque isto pode acontecer e você vai colocar culpa no produto sem o mesmo ter esta culpa.

iGPUs

Sendo rápido e rasteiro. O Lite com o Vega 3 não vai muito longe. 192 Streaming Processor coloca a iGPU da versão mais fraca comparável com uma Radeon R5 235X ou uma Nvidia Geforce GT 1010, resumindo, é uma iGPU de entrada e mesmo usando FSR 1, 2 ou 3 que vai estar disponível em alguns jogos, não fará muita diferença.

Já a 680m que vem na APU Ryzen 6800u do Zeenix Pro é bem mais potente que a Vega 3, mas também não é uma baita placa de vídeo. Ela é equivalente a uma GTX 1650 da Nvidia ou, até mesmo, a GTX 1660.

Zeenix
Placa equivalente a 680m que está na APU 6800u do Zeenix

Outra questão que é importante, como dito acima, é a VRAM. Acredito que o Lite deve pegar 2GB dos 8GB disponíveis, sobrando apenas 6GB de RAM para o sistema e no Pro, como já dito, pega 4GB dos 16GB, portanto tendo apenas 12 GB para o sistema.

Jogos que requerem mais de 4GB de Vram não irão rodar bem no Pro.

Windows 11

O Windows é um sistema que pode ser boa parte dos problemas em boa parte dos tempos para jogo? SIM.

O Sistema Operacional da Microsoft pode acabar com a experiência do usuário? MAS É CLARO QUE SIM.

Uma atualização pode dar pau a qualquer momento? COM CERTEZA ABSOLUTA.

Então porque diabos a Tectoy escolheu o Windows 11 para ser o sistema operacional do Zeenix?

A resposta é simples. Primeiro, para manutenção, todo mundo conhece. Segundo, tirando o Steam, nem o GOG e nem na Epic tem clientes compatíveis com Linux e uma gigantesca maioria dos jogos sequer tem port para o Linux.

Esta percebendo onde isso vai chegar né? A campanha Liberte o seu jogo estaria completamente atrelada ao Steam ou, se o usuário souber os caminhos das pedras, vai usar o Wine para compatibilizar um Zeenix com Linux para rodar os seus jogos, mas o usuário leigo já VAI APANHAR com o Windows 11 em touch screen.

Pois é mais do que sabido que, tirando o Windows 8, 8.1 e o Windows Mobile baseado em Windows 8, o sistema operacional da Microsoft é horrível para Touch e é por isso que a Tectoy está desenvolvendo o Zeenix Hub para o usuário ter uma experiência melhor com o Windows só que…

Se o usuário quiser poderá usar o GOG Galaxy, que tem o mesmo conceito ou se a pessoa só tem conta no Steam, o Steam Big Picture.

Mais um pouco do Windows 11

O usuário receberá o Zeenix com o Windows 11 Home pré-instalado. Para terminar a instalação se prepare, pois você precisará:

  • Conexão com a internet;
  • Login da Microsoft;
  • Se não tiver login, vai precisar criar;
  • Um pouco de paciência;
  • E agora eu me pergunto se vai vir pré-instalado, então o manual de instruções vai explicar como baixar o Zeenix Hub?
Liberte o seu jogo para você, para mim é liberte o seu aparelho

Uma das perguntas que eu fiz logo de cara. Certo, comprei o Zeenix, posso fazer o que bem entender com ele correto?

E o que isto quer dizer? Senhores, eu sou usuário de PC, para mim, liberdade é poder instalar qualquer coisa da maneira que eu bem entender de acordo com as limitações impostas pelos sistemas operacionais.

A resposta de um dos colaboradores foi sim. Comprando o Zeenix, você poderá instalar, se quiser, uma distro Linux, Windows 10, outra versão do Windows 11 da maneira que bem entender.

Você não quer usar o Zeenix Hub? Vai fundo. Quer colocar o Retroarch como o seu hub de jogatina? “Problema” seu. O PC portátil é seu, então faça o que bem entender.

Quaisquer controles, dispositivos e apetrechos com Bluetooth ou com acesso a USB Tipo-C poderá ser usado no Zeenix, porque ele é, acima de tudo, um PC.

Assistência técnica e garantia

Tudo é lindo e bonito na hora de mostrar o produto, mas temos que também de ir atrás numa das coisas mais importantes em nosso país, que é a assistência técnica. Pois sabemos que o Zeenix vai quebrar, como qualquer outro aparelho.

Daí eu perguntei sobre essa questão e a Tectoy vai ter assistência. Perguntei se haverá assistência nacional e eles estão estudando a possibilidade, porque sabemos a sacanagem de ter de enviar um produto para São Paulo para obter assistência.

Zeenix
Por ser de tamanho continental, é essencial assistência técnica em cada estado.

A pessoa mora do Acre, então, só vai ver o Zeenix 2 anos depois se for mandar para São Paulo. Então ficamos na esperança de ter uma garantia nível Samsung, Motorola, LG, nesta questão.

E a garantia? Além daquela legal de 90 dias incluso, a Tectoy dará um ano de garantia sobre o aparelho, a prática mais comum do mercado. E isso é bom, mas poderia ser melhor. Um ano não é nada para PC que pode durar muito mais do que isso.

Expanda o seu jogo

Estamos falando de PC não estamos? Então estou falando de upgrades. 512 GB é pouco para os dias atuais de jogos que comem cada vez mais espaço. Pela PCB do Loki Max é possível ver que tem ali o slot do SSD.

Zeenix

Então não porque não ser possível colocar logo 1TB por parte do usuário. Só que aqui já tem uma contrapartida. Abrindo o produto, perde-se a garantia.

Outrossim, aparentemente não será possível aumentar a memória RAM, pois as memórias estão já soldadas na placa, como é possível ver acima.

Acredito que isto também seja possível no Lite e, a não ser que eu esteja enganado, seria até possível aumentar a memória RAM do Lite, pois 8GB, ou na verdade, 6GB é MUITO POUCO para rodar bem o Windows 11, mesmo com um SSD nvme ajudando na paginação do sistema.

Como se conectar a um monitor ou tv?

A Tectoy está estudando docks para se usar nos dois Zeenix e promete um anuncio futuro nesta questão. E se não lançaram nada até lá, a empresa está preparando um HUB USB que conterá três ou mais saídas USB Tipo A, uma ou mais saídas USB Tipo C e uma saída HDMI.

Zeenix
O dono do Zeenix pode usar este tipo de Hub para se conectar a TV ou monitor

Esta saída HDMI, no qual não foi dita a versão que é, o usuário poderá plugar o cabo no seu monitor ou na sua tv da sala. Fora isto, poderá conectar o seu mouse e teclado bluetooth no Zeenix ou usando o dongle daquele kit gamer colocando na saída USB A deste Hub ou do HUB de sua preferência.

Como dito ao longo deste texto, o Zeenix é um PC, portanto, se roda num PC Desktop ou num Notebook, teoricamente vai rodar sem problemas no aparelho da Tectoy. Você não precisa ficar atrelada a linha de produtos da Tectoy.

Linha de produtos?

Sim, junto com o Zeenix, PC Portátil, a Tectoy vai lançar mouse, teclados, controle e outros produtos com a marca Zeenix. E disto, a única coisa que me interessou foi o controle, pois se o mesmo for MAIS BARATO que o controle do Series, é algo que vale a pena adquirir.

Agora se for mais caro, então nem vale a pena indicar porque PlayStation 5 e o Series tem controles bem robustos. É esperar para ver.

Zeenix
TECLADO ZN175 PRO

No estande também teve teclados mecânicos, mouse que para quem é do e-sports pode fazer alguma diferença na hora da jogatina. Este que é jogador de FPS, RTS, estratégia e dá headshot por diversão, fica de boa com um conjunto da Microsoft que tem cinco anos de idade e mata geral o povo de TF2 e CS2.

Eu, particularmente, passo longe de produtos gamers, que só encarecem pela palavra gamer. Assim que sair reviews destes produtos da linha Zeenix, saberemos se serão bons ou não.

MAS ESPERO QUE SEJAM FEITOS REVIEWS HONESTOS E NÃO AQUELES PAGOS PASSADORES DE PANO.

É ou não é White Label?

Resposta curta? Sim, o Zeenix é um White Label.

Vídeo acima mostra a desmontagem de um Loki Max que vai ser o Zeenix Pro com todas as peças que estarão no produto da Tectoy menos o NVME.

Os Zeenix que ESTAVÃO no estande ERAM White Label. Sei disso porque acessei as informações do sistema e estavam lá a fabricante e modelo, Ayn e Loki respectivamente. Claro que isto poderá ser mudado reescrevendo estas informações na BIOS do produto final, mas não esconde o fato de sim, ser um White Label.

E o que é algo White Label?

Um produto white label é um produto ou serviço produzido por uma empresa (o fabricante) que outras empresas (os revendedores) podem rebrandear e vender como se fosse de sua própria criação. Em essência, a empresa fabricante oferece um produto genérico e permite que os revendedores coloquem suas próprias marcas, logotipos e embalagens, personalizando-o conforme suas necessidades e identidade visual.

Aqui estão alguns exemplos de como produtos white label são utilizados:

1. Tecnologia: Softwares e aplicativos desenvolvidos por uma empresa de tecnologia que outras empresas podem personalizar com suas próprias marcas e vender aos seus clientes.
2. Alimentação: Produtos alimentícios fabricados por uma empresa que supermercados ou lojas de alimentos podem reembalar com suas próprias marcas.
3. Serviços financeiros: Plataformas de pagamento ou bancos digitais oferecidos por uma instituição financeira que outras empresas podem personalizar para oferecer aos seus clientes.
4. Cosméticos: Produtos de beleza e cuidados pessoais que são fabricados de forma genérica e vendidos para marcas de cosméticos que colocam suas próprias etiquetas.

O principal benefício do modelo white label é que ele permite que empresas entrem no mercado com um novo produto ou serviço sem ter que investir em desenvolvimento ou produção, focando apenas na promoção e venda sob sua própria marca.


Omissão de informações e reescrevendo significados

Já vi sites grandes dizendo que o Zeenix não é white label, e isto é uma inverdade. Por favor, não vamos repetir este tipo de afirmação errônea ou dizer que Nintendo, Sony e Microsoft não fabricam as peças, montam seus consoles com peças de terceiros e afins, afirmando que isso é white label.

Não, estas três empresas e SEGA, Atari, SNK, Nec e outras participaram ATIVAMENTE no desenvolvimento, design e produção de seus consoles e as logos e marcas, assim como PATENTES, delas constam nos órgãos de marcas e patentes americanas e japonesas.

Zeenix é um white label, um Mega Drive não é e a Tectoy licenciou ele da SEGA.

Valor dos produtos e lançamento?

No evento, em entrevista com o Pedro e com outros colaboradores, a informação é que teremos valores dos produtos Zeenix no período de fim de julho e começo de agosto, começando a pré-venda dos mesmos.

Lançamento? Uma janela entre setembro-outubro. Talvez sendo lançado na BGS? Agora é esperar para ver. Provavelmente será possível comprar em lojas parceiras de varejo a serem destacadas em breve.

E você, Daniel, recomenda?
O Lite

Para o meu tipo de usuário, não. O Lite não traz nenhuma inovação relevante ou usabilidade que me faça querer ter um produto como este, principalmente pelo fato que o teclado que vai vir nos dois não é do meu interesse.

A tela é muito pequena para fazer trabalhos ou até para navegar na internet usando o Windows 11 e o touch não é bom para o sistema. Daí eu já tenho um notebook não gamer de 2020 que me atende muito bem, sendo bem mais poderoso em poder de processamento e gráfico que o Lite.

Agora para fora do meu tipo de usuário. Bem. Aqui temos um conundrum. Tudo é a questão da experiência do usuário. Um pai e filho leigos, ou até um filho que tem alguma experiência no celular, vão ter problemas de usabilidade por conta do Windows 11.

Mesmo com o Zeebo Hub, haverá muitas limitações de usabilidade, aqui estou teorizando, porque não deu para usar o aplicativo em questão. Os pormenores de configurações do Windows 11 tem de saber o mínimo de informática para não ter problemas.

Zeenix
Big Picture do Steam, uma das formas de usar o Zeenix futuramente

E se colocar numa tela e usar o touchpad do teclado ou um mouse, o mínimo de conhecimento de informática ainda se aplica. E nisto eu nem estou colocando o valor em questão.

Enquanto o Zeenix Pro?

Apesar da potência que é o aparelho, ele também não é para o meu tipo de usuário, infelizmente. O seu poder de processamento total é parecido com o meu PC, que tem 5 anos de idade!

Joguei um dos títulos disponíveis no estande da Tectoy e senti input lag nos botões de ação, tanto vendo pela tela do aparelho e um pouco maior pela televisão. Acredito que a TV não estava em modo jogo.

O jogo em si eu senti que não estava em FullHD ou os gráficos num possível máximo. Mas como ele estava em demo, é até compreensível problemas gráficos e, também, de colisão no mapa do cenário.

Como estava muito lotado, só fui testar no final do evento e acabei não pegando o nome do jogo onde o personagem usa golpes de capoeira, mas enfim, voltando.

O Zeenix Pro não é para o meu tipo de usuário começando que sou jogador de FPS, jogar no controle sem mira assistida é muito ruim, como é o caso de um dos títulos mostrados no vídeo da Tectoy, Mullet Mad Jack, no controle a pessoa vai sofrer.

Zeenix
Boa sorte para você que vai jogar Mullet Mad Jack em controle

Jogar em uma tela pequena títulos como DOOM ETERNAL ou um CS2 não rola e para rodar num monitor teria de comprar outros produtos para tal adaptação, é um Custo x Benefício que não instiga o meu bolso.

Além do mais, pelo que eu vou pagar por isso, para mim é melhor investir no meu PC, que, além disso tudo, TEM ESPAÇO. 512 GB de espaço não é suficiente hoje em dia. E mesmo usando um SDcard de 1TB não ajuda.

SDcards podem ter espaço, mas são extremamente lentos para carregamento de jogos pesados de PC.

Fora os jogos de PC

Na parte que eu poderia colocar emulação, apesar de todo o poder de fogo, a sua iGPU equivalente a minha 1650, fará o PC portátil penar no RPCS3 e no Yuzu/Suyu porque eu tenho uma longa experiência em usar emuladores.

E na parte “profissional”, apesar de todo o poder de fogo, temos de lembrar que conversões de vídeo de um Premiere, Vegas ou Davinci, dependendo da quantidade de edições feitas nos vídeos, pode demorar entre alguns poucos segundos, até mesmo horas, podendo estressar bastante o conjunto como todo.

Aí é bom ficar de olho nesta seara. Mas fora do meu tipo de usuário? Vamos ver.

Acho que o Loki Max, ou Zeenix Pro, é ideal para aquele usuário que tem um conhecimento técnico médio de Windows. E quer ter uma estação de trabalho em mãos, ali com um mouse leve, um hub e um hdmi para colocar num monitor para escrever algo no Word ou uma edição rápida num Gimp / Photoshop / Premiere e assim vai.

Zeenix
Gimp

Para jogatina de PC, já sendo este usuário médio, vai saber que os títulos do GOG, Epic e Steam mais novos ou não irão rodar bem, ou irão rodar entre low-med, 30 a 60fps entre 720p a 1080p, mesmo usando FSR e outros truques.

Apesar de ele ter um poder de fogo maior que o SteamDeck – que convenhamos, não tem como não ter, já que ele saiu em 2020 -, o Zeenix é um produto de 2022, então com 2 anos já defasado com o que a AMD pode oferecer hoje em dia em termos de APU.

E a recomendação vai ficar dependendo única e exclusivamente de preço. Tão somente isso.

Agora é esperar para ver

Sinceramente.

Literalmente.

E auspiciosamente.

Não temos para onde correr. Tudo depende da equipe do Zeenix nesta questão. Eu não posso recomendar um produto sem saber valores e fazer os testes só com o que se tem a mostra.

A empresa sabe quais são os concorrentes, como eles tratam usuários e os seus valores. Baixos demais, pode ser que venda muito, mas o lucro vai para o saco, alto demais, lucros maiores, mas se tornando algo de nicho.

Nessas horas que eu queria está na pele do contador e do pessoal do marketing que está batendo a cabeça contra parede precisando explicar para os gestores da Transire que o valor tem de ser esse, isso e assado.

Eles estão com a faca e o queijo na mão. Vão precisar convencer o grande público para comprar  ideia do Zeenix e seus produtos derivados. Se o público for a favor, quem sabe a Tectoy volte para os tempos áureos dos anos de 1990?

E se o público for contra por conta dos valores, pelo menos tem o: “Tentamos”. O Zeenix não irá mudar a visão de como o mundo vê o Brasil no mundo dos jogos eletrônicos, porque a Valve já fez isso com o SteamDeck e a Nintendo também fez sua parte com o Switch.

Zeenix
SteamDeck, Rog Ally, Legion Pro

O que temos aqui, na verdade a Tectoy tem, é de mostrar que o Brasil é um mercado consumidor nato e que outras empresas deveriam apostar mais no país. Vamos ver o que teremos a seguir.

No mais, em breve sairá uma entrevista com o Pedro Caxa no canal da Comunidade Mega Drive. Podem aguardar e, acredito, que eu falei tudo o que eu pude extrair e colocar aqui nesse texto.

E, por fim.

Acredito que era só isso que eu queria escrever sobre o Zeenix. Talvez tenha faltado uma ou outra informação, mas como foi aqui tudo de cabeça, sem ter anotado, pode ser que algo tenha ficado de fora.

Enfim, esse pequeno texto aí em cima é a minha opinião. Do hater lá do grupo do Zeenix que algumas pessoas querem me expulsar só porque exponho opiniões bem “contrárias” aos demais.

Zeenix
Essa desgraça

Desejo ao pessoal que está trabalhando no Zeenix toda sorte do mundo, mas o meu ódio para com a Tectoy continua e sempre continuará por tudo que a empresa fez de errado com o Mega Drive após o fim da SEGA no ramo dos consoles.

E para a Tectoy ajeitar isso, não é com o Zeenix que vai acontecer. Maldito Mega Drive 3 sem slot, Mega Drive sanduicheira, Mega Drive Guitar Idol com jogo java! Sério Tectoy, JOGO JAVA?

Acabei…

Comentários Facebook