Home Uncategorized Noreya: The Golden Project, um Metroidvania a mais!

Noreya: The Golden Project, um Metroidvania a mais!

315
0
Noreya

Noreya: The Golden Project me fisgou logo de cara por ser completamente em pixel art. Isto já ajudou, de forma positiva, em encarar o título da Dreamirl que foi lançado no dia 21/06/2024.

.

Mais um jogo para o gênero metroidvania?

Sem enrolação, sem encher linguiça, sem esperar até o final do texto, sim, temos em mãos mais um Metroidvania. Para os fãs do gênero em questão, o jogo segue todos os parâmetros em questão no que diz receber power-ups, um mapa gigantesco e outrossim.

Mas mesmo que pareça um repeteco de todos os demais jogos que temos por aí, isto não significa que isto seja algo ruim. Na verdade, o que são os jogos de hoje em dia que não cópias dos jogos passados, com uma certa roupagem nova?

Noreya: The Golden Project não oferece algo que redefine o gênero no qual se baseia, pelo contrário, o título segue confortavelmente dentro das conformidades do gênero em questão.

Graficamente belo, mas meramente simplista

Como disse no início, a arte em pixels já chamei logo de cara a minha atenção e, por conseguinte, deu aquela vontade de explorar um pouco mais o mundo de Noreya. A primeira fase, podemos assim dizer, se passa numa floresta e é algo digno de nota.

A segunda fase do mapa que encontramos se passa em cavernas e, apesar dos belos gráficos, eles se tornaram confusos em alguns momentos de plataforma, principalmente onde algumas delas se confundem diretamente com o cenário.

Os inimigos por conta da escolha do design não inspiravam representativo dentro do jogo. As formas ali criadas, apesar de estarem de acordo com a história do título, pareciam um tanto genéricas, faltou alguma coisa a mais ali.

A personagem que controlamos, que tem esta forma de sombra, é tão insipida quanto, mas como é explicado no início do jogo, é o que temos para controlar. isto não se torna uma distração, mas também não ajuda ao jogador se sentir dentro do universo.

Um bom level design

Todo Metroidvania que se preze precisa de um bom level design e nesta seara Noreya vai muito bem obrigado. Os múltiplos caminhos a se escolher logo no início do jogo obriga o jogador a sair explorando bem o mapa e isto é bom.

Só que é ruim ao mesmo tempo, pois toda essa liberdade faz com que o jogo perca um pouco de foco fazendo o jogador se perder em alguns momentos.

Foi por muito acaso que eu encontrei o primeiro chefe do jogo e consegui a habilidade de Wall Jump, pois não havia nenhuma indicação para se chegar ao dito local.

Desafio muito baixo

Gráficos bons, um level design bom também, não faz ser o jogo bom, se o desafio for fraco e, infelizmente Noraya tem os inimigos menos trabalhosos que eu já fiz combate em um Metroidvania.

Claro que poderíamos dizer que acontece a mesma coisa com os Castlevania e os Metroid neste quesito, mas aqui, pelo menos os inimigos voadores, só nos atacam se o personagem se aproximar demais deles.

Os inimigos terrestres chamados zumbi também só se aproximam se tivermos relativamente próximos e, assim vai com os demais inimigos, não tendo um desafio mais real nesta questão.

O primeiro chefão, Crawler, morreu com umas 10 porradas e… isto não foi satisfatório, principalmente que o combate estava completamente quebrado ou o level design da arena em questão deve ter sido mal mapeada.

O desafio precisa ser melhorado com urgência.

Uma ótima trilha sonora

Apesar dos desequilíbrios acima, o que ganhamos aqui é uma trilha sonora muito boa de se ouvir e que se casa perfeitamente nos cenários que explorei.

E nesta seara os jogos que apostam no gênero Metroidvania quase sempre se destacam e aqui Noreya não foi diferente.

É preciso jogar o título para sentir a sua trilha sonora, isto é tudo o que eu posso dizer.

Conclusão

Faltou algo em Noreya: The Golden Project para o título se tornar algo tão memorável quanto:

  • Castlevania: Circle of the Moon;
  • Castlevania: Portrait of Ruin;
  • Metroid: Fusion;
  • Blasphemous;
  • Hallow Knight;
  • Dead Cells;
  • Dandara;
  • Ori and the Will of the Wispers;
  • Dust: An Elysian Tail.

Mas com as melhorias certas é possível tornar um jogo que possa entrar nesta lista, na minha opinião.

Noreya: The Golden Project se encontra no Steam para compra.

A COMUNIDADE MEGA DRIVE RECEBEU UMA KEY DO JOGO PARA REVIEW.

Comentários Facebook