“Night of the Dead” é um jogo de sobrevivência de zumbis em mundo aberto confuso. Mundo vazio, história genérica forçada, todas as noites, uma onda implacável de zumbis assalta sua base. Embora a mecânica de defesa da base adicione um aspecto emocionante ao jogo, ela também expõe várias falhas significativas que prejudicam a experiência geral.
.
Recursos, recursos, recursos
O loop central de jogabilidade é familiar aos fãs do gênero: coletar recursos, criar equipamentos e aventurar-se pelo mundo. No entanto, a maioria dos recursos acaba sendo utilizada na construção da base, em vez de atualizar o equipamento.
Nesse ponto, os melhores equipamentos geralmente são encontrados saqueando zumbis e explorando estruturas, em vez de fabricá-los.
A defesa da base é a única parte do jogo que se destaca e oferece uma experiência genuinamente tensa. Claro que muitos jogos têm uma premissa similar, como 7 Days to Die, mas “Night of the Dead” muda um pouco as coisas.
Cada noite traz um novo desafio e, sem fortificações e estratégias adequadas, sua base pode ser rapidamente invadida. Esse ataque noturno pode ser esmagador, mas também é o aspecto mais envolvente do jogo. É possível realmente se aprofundar na criação de corredores intricados de armadilhas para enfrentar uma horda de mortos-vivos.
O ciclo dia-noite é mais longo do que em qualquer outro jogo e, no primeiro dia, isso certamente arrastou-se, pois não estava claro o quão ruim a noite seria.
Após a primeira onda, percebeu-se o grande erro de não levar a defesa da base a sério e se passou metade do dia seguinte coletando recursos e a outra metade corrigindo esse erro.
E continuando…
Infelizmente, a primeira metade do dia 2 não foi muito emocionante, já que o mundo do jogo é monótono e sem inspiração. O ambiente consiste principalmente em edifícios em ruínas em áreas remotas ou pequenas cidades, com pouca variação ou locais de destaque.
Os edifícios frequentemente apresentam interiores repetitivos e copiados, com adereços de tamanho exagerado, o que torna a exploração monótona. O design do mundo carece do cuidado e da criatividade necessários para torná-lo verdadeiramente imersivo, dependendo fortemente de itens genéricos de lojas de ativos mal integrados.
Com isso em mente, o jogo é fortemente ‘inspirado’ por outros jogos do gênero de sobrevivência zumbi. O criador de personagens é uma tela típica de MMO com controles deslizantes de corpo e semelhantes, mas depois se entra na escolha de traços e falhas. Isso soa familiar?
Quando essa tela apareceu, houve uma certa tristeza, pois foi claramente retirada de Project Zomboid, que transformava a criação de cada personagem em um mini quebra-cabeça para descobrir quais falhas são suportáveis e valem o risco de acomodar os traços considerados necessários.
Em “Night of the Dead”, essa mecânica é distorcida, pois não há peso por trás dela. O personagem possui 5 traços de alto nível sem a necessidade de uma única falha. Após uma análise, percebe-se que os traços existentes são suficientes, então por que se preocupar em escolher uma falha? E assim começou a aventura.
E assim começa
O jogador acorda em uma espécie de cápsula de estase em um laboratório e é recebido com um rápido tutorial. Após movimentos básicos, ataques e algumas interações com contêineres, é solto no mundo.
Embora haja uma história que guia de local a local, ela é muito secundária em relação à jogabilidade. A narrativa parece mais um pensamento tardio, fornecendo um contexto mínimo e motivação para as ações. Se estiver buscando uma história profunda e envolvente, ficará desapontado.
Não ajuda o fato de o jogo ser mal traduzido; por exemplo, onde deveria estar ‘confirmar’, está ‘decisão’. Isso adiciona um certo charme à situação, mas para uma história já tão negligenciada, seria melhor ignorar os diálogos, tornando a ‘missão principal’ uma caixa de texto irritante indicando a direção a seguir.
Defesa e combate
Mencionando a defesa da base com armadilhas loucas, e quanto aos encontros gerais no mundo aberto com zumbis? Afinal, estamos aqui para explodir cabeças de mortos-vivos.
Bem, o combate em “Night of the Dead” é uma grande decepção. As animações para balançar armas e ferramentas parecem desajeitadas e artificiais, quebrando a imersão. As reações dos zumbis aos golpes são inconsistentes; eles ou ficam atordoados ou ignoram completamente os ataques, como se estivessem empunhando um brinquedo.
O jogo também introduz um companheiro logo no início, o que adiciona outra camada de frustração. O fogo amigo do companheiro significa que seus chutes podem atordoá-lo, deixando vulnerável a ataques de zumbis e dificultando sua proteção. Mais tarde, decidiu-se que seria uma boa ideia dar um escudo para ‘Anna’.
Imagine a surpresa quando, ao correr para salvá-la de ser invadida, um machado em chamas foi balançado na horda de zumbis, e ‘Anna’ rebateu o ataque, deixando o jogador atordoado e quase morto. Foi engraçado, mas quando aconteceu várias vezes em corredores apertados, decidiu-se que ela estaria melhor apenas com um facão.
Terminando…
Antes de concluir, é necessário abordar a monetização, que esteve em acesso antecipado por 4 anos. Agora, no lançamento completo, é mais caro do que a maioria dos títulos independentes 10/1 que têm surgido.
E ainda assim, “Night of the Dead” tem um DLC de roupas que custa quase o mesmo preço do jogo. O preço deve refletir o produto em si e, quando o produto final é apenas ligeiramente mais caro que um DLC cosmético, isso diz muito sobre o produto final.
“Night of the Dead” tinha potencial, especialmente com suas mecânicas de defesa da base e as ondas noturnas de zumbis que mantêm o jogador atento.
No entanto, após 4 anos, ainda é prejudicado por um design de mundo sem inspiração, mecânicas de combate fracas e uma história fraca. O jogo pode ser divertido com alguns amigos, se for comprado com um grande desconto, mas pelo preço atual, é difícil recomendá-lo.
Em resumo, se for um fã incondicional de jogos de sobrevivência de zumbis e puder ignorar falhas significativas em troca da emoção de defender sua base noite após noite, pode encontrar alguma diversão aqui. Para todos os outros, basta jogar 7 Days to Die.
A Comunidade Mega Drive recebeu uma key para fazer o review deste jogo.