Minds Beneath Us é uma aventura de ficção científica e o primeiro jogo do desenvolvedor indie taiwanês BearBoneStudio. Já parecia uma experiência estilosa ao olhar a página do Steam. No entanto, jogando-o, é possível conhecer um olhar impecavelmente escrito e mordaz sobre as perspectivas futuras da sociedade.
.
Aquele Futuro Distópico
Imagine um futuro onde a sociedade avançou tanto que quase não há necessidade de humanos na maioria das indústrias. A automação e o desenvolvimento da IA destruíram os meios de subsistência de muitos, especialmente das pessoas que já estavam em piores condições.
Nessa sociedade futurista, uma nova indústria se tornou a norma: usar corpos humanos como parte da infraestrutura da internet. O novo hardware que gera energia como espinha dorsal da sociedade está utilizando os sistemas neurais das pessoas em um estado inercial induzido, alimentando-os com o mínimo necessário para manter seus corpos vivos durante o tempo de contribuição.
Se as coisas já parecem sombrias, elas realmente pioram. O governo e as empresas tratam isso quase como uma caridade, uma forma de empregar pessoas em condições de vida menos favoráveis, dando-lhes um trabalho que pagará razoavelmente bem uma vez que tudo estiver terminado.
Nessa sociedade que funciona com um sistema tão repugnante, o jogador assume o papel de um jovem chamado Jason Dai, que está começando um trabalho em uma “fazenda” para falhas da internet. Ou melhor, o personagem está dentro do corpo dele, já que agora divide o corpo com o verdadeiro Jason.
Narrativa e Personagens Envolventes
Em meio à era de experimentos do jogo, parece haver um experimento ultrassecreto que gerou mentes que podem possuir algumas pessoas. Os detalhes são escassos, e o personagem nem sabe como surgiram, mas é um fato que ele é um M.B.U., uma entidade separada de Jason, apesar de ter controle sobre seu corpo.
Com isso em mente, há a chance de afetar significativamente a vida de Jason em apenas alguns dias. O jogador pode mudar como ele interage com as pessoas, ajudar aqueles ao seu redor e descobrir verdades chocantes sobre a sociedade e as circunstâncias de Jason e dos M.B.U.s.
Minds Beneath Us oferece um cenário aterrorizante para o futuro com uma crítica mais profunda na forma como retrata a sociedade como um todo. Tudo parece muito humano, extremamente crível na forma como representa o comportamento das pessoas, bem como a política. Mesmo com elementos técnicos de TI que podem exigir suspensão da descrença, uma vez que se cruza essa barreira, é possível ficar profundamente imerso na visão de mundo do jogo.
Melhor ainda, o jogo consegue apresentar seu mundo de maneira envolvente sem nunca parecer que está despejando uma exposição aleatória para o leitor. As situações escalam com o tempo, e os personagens podem falar muito, mas tudo parece momentos naturais e humanos de criação de vínculos e conexões.
A Jogatina
Quanto à experiência de jogo, Minds Beneath Us é uma aventura de texto. Embora a maior parte da experiência seja baseada em texto, como uma novela visual, há controle direto sobre o personagem. É possível movê-lo durante vários momentos, escolhendo onde ir e quando iniciar uma conversa com NPCs (ou simplesmente ignorar alguns completamente).
Durante algumas conversas, pode ser necessário escolher entre algumas respostas. Na maioria das vezes, a seleção tem um cronômetro, então os jogadores devem escolher o que querem dizer antes que o tempo acabe. Felizmente, o tempo geralmente é generoso, então isso não impacta negativamente o processo de pensar nas escolhas.
Outro elemento do jogo são algumas sequências de QTE. Em alguns pontos, o personagem terá que enfrentar combates corpo a corpo, e cabe ao jogador desviar pressionando Espaço e contra-atacar com E nos momentos apropriados. Os comandos variam ligeiramente, então se os jogadores quiserem evitar ser atingidos completamente, é importante prestar atenção ao que está na tela.
Desafios e alguns problemas
O que prejudica a experiência é a ausência total de um sistema de salvamento manual. O jogo salva automaticamente e faz isso de forma errática, apenas uma vez que o jogador atingiu algum ponto específico na história. Segundo a empresa, haverá mais Pontos de Salvamento para tornar mais conveniente, mas isso não seria suficiente para eliminar o lado negativo do sistema de salvamento atual.
Essa escolha impacta significativamente a forma como os jogadores podem navegar pelo jogo. A conveniência reduzida de possivelmente ter que refazer a exploração desencoraja explorar outras ramificações da trama. Pior ainda, o salvamento automático sobrescreve os dados anteriores, então a única maneira de voltar a um ponto anterior na história é usando o menu de capítulos, que tem checkpoints muito limitados. Isso significa ainda mais tempo desperdiçado refazendo ações.
Conclusão
Minds Beneath Us permanece um lembrete realista da natureza das pessoas que estão no topo da cadeia alimentar. No entanto, também mostra a importância dos humanos. Por que estão aqui, por que formam conexões, por que lutam uns pelos outros.
O jogo também faz questionar a moral e as crenças e pergunta até onde se está disposto a ir para tornar o mundo um lugar melhor. Mantém o jogador alerta e se infiltra sob sua pele, lembrando que, embora o futuro possa parecer brilhante, a corrupção sempre espreitará abaixo.
Você pode comprar o jogo no Steam.
A Comunidade Mega Drive recebeu uma key para fazer o review do jogo.