Home Especial gamescom latam 2024, eu estive lá!

gamescom latam 2024, eu estive lá!

591
0

São Paulo é o centro onde tudo acontece. Seja a BGS, a CCXP ou a Retrocon, boa parte dos grandes eventos ocorrem na cidade da garoa. Para quem mora em outro estado, é sempre uma correria. Não foi diferente com a gamescom latam.

.

Inscrições de Imprensa

Assim como qualquer grande evento, o Big Festival, agora conhecido como gamescom latam, oferece várias formas de participação: como público pagante, criador de conteúdo, B2B, expositor ou imprensa. Optei por ir como imprensa para cobrir o evento. Infelizmente, devido ao timing da gamescom latam, só pude comparecer nos dias mais movimentados da feira: sábado e domingo, 29 e 30 de julho, respectivamente.

O Processo de Inscrição

A inscrição foi relativamente rápida e fácil de fazer. Após completar o processo, esperei a resposta da Theogames. No entanto, só recebi a confirmação positiva faltando apenas duas semanas para o evento começar, o que tornou a busca por um hotel uma missão árdua e cara.

 A Confirmação

Receber a confirmação da Theogames foi um pouco confuso. Recebi um e-mail confirmando minha inscrição e, em seguida, outro e-mail separado pedindo que eu me cadastrasse no site de vendas de ingressos. Por pouco não perdi este segundo e-mail, pois recebo muitas mensagens de publishers e agências, e poderia facilmente ter passado despercebido. No final, tudo deu certo e só restava esperar o dia do evento.

Na Feira

Nem vou entrar em detalhes sobre a viagem do Rio a São Paulo, pois só de lembrar já dói o corpo inteiro. Viajar à noite, com um ar-condicionado fraco e uma pessoa roncando na sua frente, não é a melhor opção. O primeiro ponto negativo, na minha opinião, foi a distância a ser percorrida para chegar ao evento. Colocar a gamescom Latam no São Paulo Expo tornou o local relativamente inacessível para quem usa transporte público e inexplicavelmente caro mesmo usando Uber.

Mesmo com um transfer gratuito disponível na estação de metrô Santos-Imigrantes, a transferência levava de 10 a 15 minutos, dependendo do trânsito. Embora houvesse uma quantidade razoável de ônibus e vans para suprir a demanda, a distância era grande e cansativa para quem vinha de fora de São Paulo. Ao chegar ao São Paulo Expo, pensei que a caminhada seria curta, mas me enganei. A imprensa tinha que caminhar cerca de 2 minutos até o último pavilhão para entrar no evento, o que se tornou uma maratona para quem já estava cansado.

O Evento

No sábado, o evento estava bem lotado, embora não no nível da loucura da BGS do ano passado. Isso mostra que, apesar da distância, o público gamer compareceu em peso. Havia estandes de grandes empresas, como Warner e Tectoy, que chamou bastante atenção com seu estande. Como o foco original do Big Festival eram os jogos indies, fui conferir essa área. Nesse aspecto, a gamescom Latam foi impecável. No meio da feira, havia diversos jogos indies finalistas de todo o mundo para que as pessoas pudessem experimentar e votar.

gamescom latam

Além disso, havia estações de empresas como Square-Enix, Bandai Namco e SEGA, e a Nintendo estava presente com um estande respeitável.

A Presença do Zeenix

gamescom latam

A Tectoy montou um bom estande com quatro estações e seis telas cada, onde os visitantes podiam experimentar diversos jogos indies no Zeenix. Além disso, havia duas estações onde as pessoas podiam ver e sentir o PC portátil de perto. Os modelos disponíveis, chamados de protótipos, eram na verdade Ayn do modelo Loki Max, o que colocava em cheque sites que afirmavam que o produto não era um White Label.

A Importância dos Indies

Além dos indies finalistas, havia uma “Ilha Indie” com entre 30 a 48 estúdios mostrando seus jogos. Tive o prazer de conversar com alguns deles e fui bem recebido. O espaço dado aos indies foi elogiado, diferente da área apertada da Brasil Game Show dos últimos anos.

Havia uma parte de flipers retro

Mas infelizmente não pude visitar e contemplar melhor esta área por pura falta de tempo, portanto não posso falar muito aqui.

Facilidades e Alimentação

Na parte da alimentação, tudo estava caro como sempre, então evitei esses lugares. Havia apenas um bebedouro disponível, e os banheiros, embora limpos, eram insuficientes para o tamanho do evento e a quantidade de pessoas, diferente do Expo Center Norte.

Palcos

Os palcos de palestras são um grande atrativo para mim. Nos dois dias que estive presente, assisti a duas apresentações de produtos: o lançamento da Claro Geforce Now e uma apresentação do Neptune da GamesCare. Além de informativas, as palestras foram uma oportunidade para descansar as pernas.

No Geral

Apesar da distância, comida cara, poucos banheiros e água quente na sala de imprensa, a gamescom Latam, anteriormente Big Festival, tem potencial para se tornar tão grande e competitiva quanto a BGS, com o diferencial da abertura para os indies. Espero que, no futuro, o evento ocorra em um local mais central e acessível. Vamos ver os próximos passos da gamescom latam para o ano que vem.

Comentários Facebook