Uma equipe de fãs espanhóis da Sega está buscando construir o console definitivo da Sega, capaz de rodar jogos do Mega Drive/Genesis, Master System, SC-3000, SG-1000, Saturn e Dreamcast.
.
SuperSega?
O ‘SuperSega’ usará um chip FPGA Virtex Ultrascale+ para replicar o desempenho desses sistemas com a maior precisão possível. Além disso, contará com conectividade Wi-Fi e Bluetooth, bem como um slot para cartão SD. O drive óptico será um leitor/gravador de CD/DVD, contido em um compartimento transparente na estrutura incomum do console. Oito portas para joysticks serão incluídas, permitindo que os fãs da Sega usem seus controladores originais, e também haverá portas USB.
A equipe por trás do SuperSega é liderada pelo engenheiro de computação Alejandro Martin, que já trabalhou na Cinemartin e na Tres Telecom. Tony Hernandez, Carlos Lopez e Cristina Burgués também estão envolvidos no projeto.
Burgués, responsável pelo PR, declarou o seguinte (tivemos que corrigir um pouco, pois o comunicado original estava em inglês um pouco quebrado):
“Até que o SuperSega tenha um protótipo funcional, não lançaremos nenhuma campanha de financiamento. Atualmente, quase todos os jogos de console da Sega até o Saturn estão em estado funcional e jogável, e alguns jogos do Dreamcast são jogáveis. Até agora, tudo bem, mas até terminarmos o protótipo, não consideraremos lançar o projeto.”
Martin acrescenta:
“Temos trabalhado em um núcleo de Sega Saturn há alguns anos. Até agora, quase não havia hardware FPGA adequado disponível, mas com o Ultrascale+, as coisas mudaram, e os preços parecem mais razoáveis do que antes. Com um mínimo de 100K até 1M de Células Lógicas, agora é possível replicar o comportamento do Dreamcast com velocidade suficiente.”
Nós, naturalmente, manteremos você atualizado sobre este projeto interessante, mas você também deve marcar o site oficial como favorito, onde serão feitos anúncios futuros.
Fonte: Time Extension
Opinião
Será que, além do Neptune da Gamescare, teremos também um FPGA tudo-em-um espanhol? Imagino o preço alto que esse produto terá, caso saia da fase de prototipagem.
Mas, como dizem por aí, quanto mais, melhor. Que venham mais produtos e consoles FPGA para os mais diversos sistemas.