Assim como acontece com o Mega Drive, parece que o Super Nintendo está fadado a ser lembrado por aqueles dez jogos que todo mundo enche a boca para falar. O grande porém aqui é que muitos não se lembram, ou nunca jogaram, as centenas de outros títulos que essa plataforma possuí!
.
E porque eu comecei citando o Mega Drive? Pelo simples fato que, basicamente, quase todo mundo quando vai falar dos melhores jogos, já vem logo com Streets of Rage 2, Sonic 2, Super Street Fighter II ou Mortal Kombat 3, deixando de lado outros grandes títulos que tem no sistema.
Nos dias atuais não há nenhuma desculpa, por mais que se esforce a fazer o contrário, de não conhecer a biblioteca de títulos que estes dois sistemas possuem. Na verdade, a não ser que a pessoa insista em jogar em uma TV de tubo, com jogos originais (ou piratas) o Super Nintendo, não se tem nenhum empecilho que o impeça de aproveitar bem a sua máquina.
Everdrive
Um primeiro lugar temos os everdrive das mais diversas marcas por aí. Alguns que já vem com quase todos os jogos gravados, outros que permitem guardar as roms em SD e destes alguns rodando todos os títulos e outros de forma capenga.
É virtualmente inegável que todos os jogos do Super Nintendo estejam a um clique de distância e não se tem a desculpa de: “Ah, vou pegar vírus.”, sites como Arquivista, o Myrient, e tantos outros, dão uma facilidade única para quem quer ter todos os jogos do Super NES agora, neste exato momento.
Aquela desculpa de não poder jogar títulos porque estão em inglês ou japonês? Isto também é coisa do passado, pois muitos deles japoneses tem tradução em português, assim como os americanos. Então aqui o impeditivo é quase zero.
Emuladores
Mas pode ter o caso da pessoa não ser abastarda financeiramente para ter o console em mãos e uma TV de tubo, ou até tem estes equipamentos, mas não pode comprar um everdrive. Certo, temos aqui boas desculpas financeiras, só que, hoje em dia, quem não tem celular?
Um celular mediano de até uns 10 anos de idade consegue rodar entre razoavelmente bem e ótimo os emuladores nativos de Android – não faço a menor ideia no iOS -, seja controlando pelos controles touch de tela ou usando um controle bluetooth, é uma opção para se jogar os títulos do Super Nintendo.
E indo para um passo seguinte, a pessoa pode gastar um pouco a mais? Tem os portáteis da Anbernic e da Retroid que vem com vários emuladores, entre eles alguns dos 16-bit da Nintendo.
Num passo final, é usar os emuladores que temos no PC, seja no Windows ou no Linux, estes programas rodam quase que perfeitamente qualquer jogo do Super Famicom, com alguns problemas aqui e ali em jogos específicos.
A biblioteca
Indo além destas questões iniciais de onde jogar, o desafio maior é fazer as pessoas perceberem que o bólido brando da Nintendo vai muito mais além de títulos como Super Mario World, Final Fantasy VI, Chrono Trigger, International SuperStar Soccer, Contra III: The Aliens War, Super Castlevania IV, Mega Man X ou a triologia Donkey Kong Country.
Assim como qualquer plataforma de respeito e que teve uma boa duração no mercado. O console teve os seus jogos ótimos, interessantes, bons e aqueles que são horríveis de doer, mas, por exemplo, você sabia que existe um Super Back To The Future II, que só saiu no Japão?
Ou, que tal DoReMi Fantasy? Que é um jogo de plataforma colorido e encantador, um pouco à frente de seu tempo. Se você tiver uma maneira de jogar essa pequena joia, realmente precisa procurá-la. Existem 7 mundos, cada um com seu próprio tema. Em cada mundo, há no mínimo 6 níveis, seguidos por um chefe.
Ganbare Goemon 2 leva Goemon diretamente para o território dos jogos de plataforma. Você se move pelos níveis através de um mapa-múndi para selecionar as fases (semelhante a Super Mario World), com algumas cidades ocasionais para fazer compras.
E isto é citando apenas alguns, onde podemos colocar ainda:
1. Axelay;
2. Clock Tower;
3. Cybernator;
4. Demon’s Crest;
5. Evo;
6. Go Go Ackman;
7. Jurassic Park 2: The Chaos Continues;
8. Live A Live;
9. Lost Vikings;
10. Metal Warriors;
11. Shadowrun;
12. Star Ocean;
13. Super Aleste;
14. Super Smash TV;
15. The Firemen;
16. True Lies;
17. Uniracers;
18. Zombies Ate My Neighbors.
E tem muito mais
E estes são alguns que listo aqui. Numa biblioteca de mais de 1700 títulos não tem porque sempre ficar jogando o mais do mesmo. Precisamos experimentar mais o que este console – e tantos outros – tem a nos oferecer.
Esta é a real existência dos videogames. Nos oferecer títulos dos mais diversos para que possamos nos divertir com aqueles que mais curtimos. Claro que vão dizer: “Ah, mas eu curto Super Mario World.”, bem, claro, é a sua escolha. Mas colocar só o dedinho na piscina não é tomar banho de piscina.
Certamente alguns dos jogos que eu citei ao longo deste pequeno texto você deve ter jogado e, acredito, tenha algumas sugestões de outros títulos que não foram citados aqui.
Deixe nos comentários as suas sugestões de jogos que todo mundo deveria conhecer no Super Nintendo, mas deixam passar batido para falar que Chrono Trigger é supremo!