Home Process Blasted Abandonware, jogos, talvez, esquecidos, mas não perdidos!

Abandonware, jogos, talvez, esquecidos, mas não perdidos!

460
0
abandonware

Sendo e começando bem sucinto: Abandonware é um termo utilizado para se referir a software que foi abandonado pelo seu desenvolvedor original. Geralmente, isso acontece porque a empresa que o produziu já não existe, deixou de dar suporte ou não tem mais interesse comercial no produto. O software abandonado pode incluir jogos, sistemas operacionais, aplicativos de produtividade, entre outros tipos.

.

Para quem usa o computador tanto para trabalho quanto para o lazer há muito tempo e conhece os paranauê das paradas, já conhece e fez uso de diversos abandoware ao longo dos anos.

E para aqueles que só usam computadores mais para navegar na internet, ficar vendo YouTube e comprando jogos no Steam, GoG e Epic, não sabem da oportunidade que estão perdendo em conhecer este mundo maravilhoso.

Abandonware é um resgate cultural e digital

Assim como temos as ROMs e ISOs de sistemas antigos que não são mais comercializados e jogos que sequer são mais encontrados para venda em lojas digitais oficiais, temos os abandonwares no contexto dos PCs.

Muitas pessoas ao redor do planeta reconhecem a importância de manter viva e vibrante a cultura digital do passado. Elas usam sites e servidores para guardar esses arquivos que, de outra forma, seriam literalmente descartados no mundo moderno de iPhones, TikTok e IA.

Esses programas, que não recebem mais nenhum tipo de suporte da empresa que os criou, seja por falta de interesse financeiro ou porque a empresa faliu, possuem um valor histórico intrínseco ao seu tempo de criação. E, tão importante quanto isso, têm um valor nostálgico e sentimental para as dezenas, centenas, milhares ou até milhões de pessoas que os usaram.

Alguns consideram ilegal

A questão legal em torno do abandonware é complexa. Embora os desenvolvedores não comercializem ou suportem oficialmente o software, ele ainda pode estar protegido por direitos autorais. Consideramos distribuir ou baixar abandonware sem permissão uma violação de direitos autorais, embora as autoridades muitas vezes não persigam fortemente essas infrações, especialmente para software muito antigo.

Afinal, como e por que proteger um software, seja um programa de sistema operacional, um sistema operacional em si ou um jogo, se a empresa não existe mais e o produto não gera lucro há mais de cinco, dez, quinze ou trinta anos?

Aqui, novamente, surge a questão da preservação, similar ao que acontece no mundo físico. Um abandonware resulta do trabalho de talvez uma ou centenas de pessoas, que gerou bons dividendos ao longo dos anos e merece ser preservado e relembrado por quem se interessa.

Por isso, alguns sites fazem questão de disponibilizar programas e jogos como abandonware. No entanto, se esses programas ainda podem ser adquiridos de forma oficial, esses sites deixam links para os locais onde podem ser comprados.

Anseios das Comunidades de Abandonware

Como tantas outras comunidades que existem por aí, seja de jogos retrô físico, de consoles, de colecionadores em geral e até mesmo pesquisadores, existe um quão sem número de preocupações e anseios por parte daqueles que fazem o seu possível neste nicho, como, por exemplo:

  1. Disponibilidade e acesso: Membros da comunidade desejam garantir que softwares antigos estejam acessíveis a todos que queiram utilizá-los. Isso inclui a disponibilização de downloads em sites dedicados ao abandonware e a criação de emuladores ou soluções de compatibilidade que permitam que softwares antigos rodem em hardware moderno;
  2. Manutenção e Atualizações: Alguns membros da comunidade se dedicam a corrigir bugs, melhorar compatibilidade e até adicionar novas funcionalidades aos softwares abandonados. Isso pode incluir a criação de patches, mods ou versões atualizadas que funcionem melhor nos sistemas operacionais atuais;
  3. Documentação e Educação: A criação e manutenção de documentação, tutoriais e guias são essenciais para a compreensão e uso adequado de software antigo. A comunidade frequentemente compartilha conhecimento técnico, ajuda com problemas e oferece recursos educacionais para novos membros;
  4. Legalização e Reconhecimento: A comunidade de abandonware muitas vezes busca o reconhecimento legal e a permissão formal para distribuir e usar software antigo. Isso pode envolver esforços para entrar em contato com os desenvolvedores originais ou seus sucessores para obter permissões ou para encorajar o licenciamento de software sob termos que permitam sua preservação e distribuição;
  5. Cultura e Nostalgia: A comunidade valoriza a cultura e a nostalgia associadas aos softwares antigos. Muitos membros participam devido ao apego emocional a jogos ou programas que usaram no passado e desejam compartilhar essas experiências com outros.

E este último anseio, entre diversos outros existentes por aí, é, para mim, um dos motivos mais importantes sobre a preservação destes abandonware, assim como a questão completa destes programas que não devem ser esquecidos.

Passado sempre presente

Sempre usei abandonware, seja na forma de jogos antigos de PC, utilizando o DOSBOX para emular os títulos antigos, seja na forma de emuladores. Sempre achei proveitoso visitar esses programas.

Vivenciar as atualizações, melhorias e o progresso ao longo dos últimos 30 anos foi, e continua sendo, algo extasiante. Olhar o passado e ainda interagir com ele é como observar cara a cara uma Mona Lisa, um quadro do Picasso, ir ao Coliseu ou visitar a Praia da Normandia.

Como alguém da área de tecnologia, considero essas comparações não apenas apropriadas, mas inevitáveis. Cada um segue o seu caminho, e enquanto eu puder usar as ROMs, ISOs e os abandonwares, continuarei fazendo isso sempre.

E estes jogos sempre estarão no meu coração velho e aguerrido:

  • The Incredible Machine;
  • Oregon Trail;
  • Prince of Persia;
  • SimCity;
  • MegaRace;
  • Raptor;
  • Terminal Velocity;
  • Abuse;
  • Lemmings;
  • IndyCar 500;
  • Actua Soccer;
  • Elifoot.

E programas como:

  • Winamp;
  • Neoplanet;
  • ICQ;
  • Windows 95;
  • Netscape;
  • RealPlayer;

Entre tantos outros por aí que, por agora, não vou conseguir me lembrar. Mas, tenho uma boa notícia. Tem um site que conheci a um bom tempo atrás que permite jogar vários títulos de DOS direto nele.

Vamos resgatar um pouco do nosso passado? Então vamos lá para o MyAbandonware!

Comentários Facebook