A Atari acaba de comprar a marca Intellivision, juntamente com “certos jogos” da Intellivision Entertainment LLC. A Intellivision Entertainment LLC, por sua vez, mudará sua marca e “continuará desenvolvendo e distribuindo o console de videogame Amico, obtendo uma licença da Atari para continuar lançando novas versões dos jogos Intellivision no console”.
.
Já a atual dona buscará “expandir a distribuição digital e física dos jogos clássicos da Intellivision, criar potencialmente novos jogos e explorar oportunidades de marca e licenciamento como parte de um plano de longo prazo para extrair valor das propriedades da Intellivision”. A compra inclui os direitos de mais de 200 títulos do catálogo da Intellivision, assim como as marcas registradas da empresa.
O primeiro console Intellivision foi lançado pela Mattel Electronics em 1979 e vendeu cerca de 5 milhões de unidades, competindo diretamente com o Atari VCS/2600. “Unir Atari e Intellivision após 45 anos encerra a guerra de consoles mais longa da história”, disse Mike Mika, chefe de estúdio da Digital Eclipse, estúdio de desenvolvimento de jogos da Atari responsável pelo recente Atari 50: The Anniversary Celebration.
“Esta foi uma oportunidade rara de unir antigos concorrentes e reunir fãs da Atari, Intellivision e da era de ouro dos videogames”, disse Wade Rosen, presidente e CEO da Atari. Phil Adam, CEO da Intellivision Entertainment, acrescentou que “a Atari tem sido uma parceira valiosa e temos toda a confiança de que será uma administradora responsável da renomada marca Intellivision. Estamos ansiosos para a nossa colaboração expandida e para trazer uma ampla gama de novos títulos da Atari e Intellivision para as plataformas de jogos Amico e Amico Home”.
Ainda não se sabe qual será o futuro da Intellivision Entertainment LLC após essa transação. A empresa ainda não lançou o tão aguardado console doméstico Amico, pelo qual muitos clientes pagaram em abril de 2020. Presumivelmente, o dinheiro obtido com esse negócio permitirá que a empresa siga em frente com a produção. Exclusivos para o Amico já existem em outros consoles, e em novembro do ano passado, a empresa admitiu que não tinha os fundos necessários para produzir o console atrasado.
Fonte: Time Extension