Yosuke Okunari, falando em seu novo livro “Sega Hard Senki”, ofereceu suas perspectivas sobre as razões por trás do fracasso do Saturn em comparação com o PS1 e o N64. Okunari, que desempenhou um papel fundamental nos esforços recentes da Sega para celebrar sua história, atribui uma parte significativa da culpa ao controverso acessório Mega Drive / Genesis, o 32X.
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O 32X foi concebido como uma forma de sustentar o grande mercado norte-americano do Genesis, melhorando as capacidades do console. No entanto, ele se mostrou um fracasso comercial, levando a Sega of America a encerrar rapidamente seu suporte.
Okunari observou: “Quando ficou evidente que o 32X não foi bem-sucedido, a Sega of America encerrou rapidamente sua produção e acelerou o lançamento do Sega Saturn na América do Norte.”
The Sega Saturn's failure in North America is strongly tied to the 32X. The Saturn's poor early launch, the lack of software, the lack of 3rd party support – all go back to the 32X.
Here is an excellent quote from Sega's Yosuke Okunari that perfectly summarizes the 32X disaster. pic.twitter.com/lcSVcWPvnE
— John Harrison – Mega Drive Shock (@MegaDriveShock) April 8, 2024
Tradução da parte em negrito: Durante a temporada de vendas de fim de ano de 1994, a Sega havia dedicado grande parte de suas capacidades de desenvolvimento de jogos ao 32X (e grande parte de seu estoque de hardware, já que o 32X usava o mesmo chip que o Saturn).
32X foi extremamente custoso
A Sega se afogou no 32X, sacrificando o desenvolvimento e o hardware do Saturn em 1994, como revela Okunari. Essa distração custosa impediu a empresa de focar no Saturn, prejudicando seu lançamento e marketing. O Genesis também foi afetado, perdendo força na América do Norte enquanto a Sega se concentrava no 32X.
Mesmo com o sucesso de Virtua Fighter, o Saturn sofreu com a escassez de consoles no primeiro ano devido à falta de peças. A ausência de outros títulos fortes o limitou em comparação com o PlayStation. O Genesis, por sua vez, não conseguiu competir com o Super Nintendo, perdendo terreno crucial.
O resultado foi um fracasso colossal: o Saturn vendeu apenas 9,26 milhões de unidades, um número ínfimo em comparação com os 102,49 milhões do PlayStation. A Sega nunca mais se recuperou, perdendo sua posição de destaque na indústria de videogames para seus rivais.
Embora o Saturn tenha seus fãs dedicados, essa aventura custosa marcou o início da queda da Sega, que nunca mais conseguiu alcançar o mesmo nível de sucesso.
Não devemos esquecer
O Sega 32X, idealizado pelas mentes americanas, mas nascido das mãos ambiciosas da Sega japonesa, chegou ao mercado com a missão de turbinar o Mega Drive e abrir caminho para a era 32 bits.
No entanto, a ambição se chocou com a realidade: o 32X compartilhava da complexa arquitetura do Saturn, tornando-o um pesadelo para os programadores.
Para piorar, o 32X dependia do Mega Drive para funcionar, utilizando o sistema de 16 bits para elementos como HUD, backgrounds e detalhes gráficos, limitando ainda mais o potencial dos jogos.
A estratégia de lançamento precipitada, aliada ao anúncio do Saturn e ao abandono do Sega CD, gerou desconfiança entre os consumidores, que já viam a Sega como uma empresa indecisa e sem foco.
O resultado foi um fracasso estrondoso. O 32X vendeu pouco, os jogos não empolgaram e a Sega perdeu a confiança do público. A empresa jamais se recuperou totalmente do baque, cedendo espaço para seus rivais na guerra dos consoles.
Fonte: Time Extension