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32x, a verdadeira razão da SEGA ter perdido a Guerra dos 32-bit.

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Yosuke Okunari, falando em seu novo livro “Sega Hard Senki”, ofereceu suas perspectivas sobre as razões por trás do fracasso do Saturn em comparação com o PS1 e o N64. Okunari, que desempenhou um papel fundamental nos esforços recentes da Sega para celebrar sua história, atribui uma parte significativa da culpa ao controverso acessório Mega Drive / Genesis, o 32X.

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O 32X foi concebido como uma forma de sustentar o grande mercado norte-americano do Genesis, melhorando as capacidades do console. No entanto, ele se mostrou um fracasso comercial, levando a Sega of America a encerrar rapidamente seu suporte.

Okunari observou: “Quando ficou evidente que o 32X não foi bem-sucedido, a Sega of America encerrou rapidamente sua produção e acelerou o lançamento do Sega Saturn na América do Norte.”

Tradução da parte em negrito: Durante a temporada de vendas de fim de ano de 1994, a Sega havia dedicado grande parte de suas capacidades de desenvolvimento de jogos ao 32X (e grande parte de seu estoque de hardware, já que o 32X usava o mesmo chip que o Saturn).

32X foi extremamente custoso

A Sega se afogou no 32X, sacrificando o desenvolvimento e o hardware do Saturn em 1994, como revela Okunari. Essa distração custosa impediu a empresa de focar no Saturn, prejudicando seu lançamento e marketing. O Genesis também foi afetado, perdendo força na América do Norte enquanto a Sega se concentrava no 32X.

Mesmo com o sucesso de Virtua Fighter, o Saturn sofreu com a escassez de consoles no primeiro ano devido à falta de peças. A ausência de outros títulos fortes o limitou em comparação com o PlayStation. O Genesis, por sua vez, não conseguiu competir com o Super Nintendo, perdendo terreno crucial.

O resultado foi um fracasso colossal: o Saturn vendeu apenas 9,26 milhões de unidades, um número ínfimo em comparação com os 102,49 milhões do PlayStation. A Sega nunca mais se recuperou, perdendo sua posição de destaque na indústria de videogames para seus rivais.

Embora o Saturn tenha seus fãs dedicados, essa aventura custosa marcou o início da queda da Sega, que nunca mais conseguiu alcançar o mesmo nível de sucesso.

Não devemos esquecer

O Sega 32X, idealizado pelas mentes americanas, mas nascido das mãos ambiciosas da Sega japonesa, chegou ao mercado com a missão de turbinar o Mega Drive e abrir caminho para a era 32 bits.

No entanto, a ambição se chocou com a realidade: o 32X compartilhava da complexa arquitetura do Saturn, tornando-o um pesadelo para os programadores.

Para piorar, o 32X dependia do Mega Drive para funcionar, utilizando o sistema de 16 bits para elementos como HUD, backgrounds e detalhes gráficos, limitando ainda mais o potencial dos jogos.

A estratégia de lançamento precipitada, aliada ao anúncio do Saturn e ao abandono do Sega CD, gerou desconfiança entre os consumidores, que já viam a Sega como uma empresa indecisa e sem foco.

O resultado foi um fracasso estrondoso. O 32X vendeu pouco, os jogos não empolgaram e a Sega perdeu a confiança do público. A empresa jamais se recuperou totalmente do baque, cedendo espaço para seus rivais na guerra dos consoles.

Fonte: Time Extension

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