A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 traz um painel com as marcas mais conhecidas pelo público gamer. Ao total, mais de 400 delas foram mapeadas na pesquisa deste ano.
.
Dos entrevistados, 57% preferem comprar produtos de empresas que atuam com games, 65,3% acreditam que elas precisam falar sobre games e 68,2% gostam quando marcas aparecem dentro dos games (por exemplo, em skins). Isso mostra a relação entre as marcas e os jogadores que se veem representados por elas.
Entretanto, essa relação não para por aí. O público também demonstra gostar de marcas que apoiam o cenário dos jogos eletrônicos (e-sports):
72,4% – Gostam de marcas que fazem publicidade de games em vídeos;
74,3% – Gostam de publicidade em lives patrocinadas;
72,7% – Gostam de marcas que fazem publicidade de games nas redes sociais;
70,0% – Gostam de marcas que apoiam times, eventos e torneios.
Ser visto e reconhecido por essas marcas tem relação direta com o apoio dado e recebido da comunidade. Para 78,9% dos entrevistados, é importante que as marcas respeitem a cultura gamer e reconheçam quando existe esse respeito.
“Vemos como o público gamer se identifica com as marcas que aparecem e que investem no meio. Você tem diversos exemplos de campanhas bem sucedidas de marcas que entendem e apoiam esse público. No fim, essa representatividade fica evidente na pesquisa. Ou seja: entender, fazer evento e investir nos jogos eletrônicos traz resultados”, afirma Carlos Silva, sócio da Go Gamers.
A PGB 24 ainda traz quais marcas são as mais conhecidas entre o público gamer, em 22 categorias. Conheça abaixo algumas delas abaixo:
APP DE DELIVERY
iFood – 90,6%
BANCOS
Nubank – 82,2%
CAFÉ
3 Corações – 73,4%
CARTÃO DE CRÉDITO
Mastercard – 83,3%
CERVEJAS
Heineken – 78,1%
CUIDADOS E HIGIENE
Rexona – 86,9%
COSMÉTICOS
Boticário – 72,5%
ENERGÉTICOS
Red Bull – 83,6%
FOOD SERVICE
McDonald’s – 70,3%
TÊNIS
Nike – 81,4%
A pesquisa PGB 2024 já está disponível. O estudo abrange 13.360 pessoas nos 26 estados brasileiros e DF, com levantamentos feitos entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Para acessar a pesquisa completa: Pesquisa Gamer Brasil.