Todo mundo já conhece a história do Nintendo 64, como ele é considerado o patinho feio da Nintendo – não vamos entrar nos detalhes com o Virtual Boy, mas será que o console foi realmente tão sofrível assim?
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Quando o console foi lançado?
O Nintendo 64 foi lançado em 23 de junho de 1996 no Japão. Posteriormente, o console foi lançado no Ocidente, incluindo o Brasil, em 26 de setembro do mesmo ano.
De uma forma ou de outra, o lançamento ocorreu bem tardiamente em comparação com os demais concorrentes que a empresa tinha na época. Havia planos para o console ser lançado ainda em 1995, mas eles tiveram de ser adiados.
As escolhas da Big N para o Nintendo 64
O Nintendo 64 foi lançado em 1996 e, ao contrário de seus concorrentes da época, a Nintendo optou por dar suporte a cartuchos. Isso foi uma escolha peculiar, considerando que a Sony estava dominando o mercado com o PlayStation e o Sega Saturn também usava CDs. No entanto, a Nintendo tinha seus motivos para isso.
Esses motivos foram os seguintes: a Nintendo queria manter o controle sobre o que era lançado para seu console. Ela não queria que qualquer um pudesse fazer um jogo para o Nintendo 64, então optou por usar cartuchos e controlar sua produção.
O segundo motivo é que a Nintendo queria que seus jogos fossem mais rápidos do que os dos concorrentes. Apesar do gigantesco espaço que o CD oferecia na época, a leitura do mesmo era consideravelmente lenta se comparada ao acesso à ROM do cartucho.
Outra questão importante é que o console foi lançado bastante tardiamente em comparação com os demais concorrentes. A Atari e a 3DO Company saíram na frente, seguidas pela SEGA e pela Sony com os consoles daquela geração.
A Falta de apoio das softhouses
Ao contrário do que ocorreu com o NES e o Super Nintendo, nos quais a Nintendo estabeleceu diversos contratos de exclusividade para controlar o mercado como um todo e, assim, recebeu um grande apoio de várias desenvolvedoras.
O cenário mudou com a chegada do Nintendo 64, em grande parte devido à existência de outras plataformas para esses criadores de conteúdo. A SNK com seu Neo Geo CD, a SEGA com o Sega Saturn e a Sony com seu PlayStation estavam competindo.
Esperar que uma empresa como a Nintendo lançasse seu console dois anos após os demais seria, no mínimo, um suicídio financeiro.
Dessa forma, o console acabou tendo uma quantidade de títulos próxima à do Master System. Este último teve durante toda sua vida útil 317 jogos, enquanto o Nintendo 64 obteve 388 títulos, de acordo com a Wikipedia.
Ainda assim alguns jogos foram impressionantes
Mesmo com diversas decisões erradas por parte da Nintendo, seu console de 64 bits tem vários jogos que valem a pena serem conferidos, como os abaixo:
- Tony Hawk’s Pro Skater 3;
- Jet Force Gemini;
- Quake II;
- Star Wars Episode I: Racer;
- Ogre Battle 64: Person of Lordly Caliber;
- Turok 2: Seeds of Evil;
- Mario Party;
- Donkey Kong 64;
- Pokémon Snap;
- Mischief Makers;
- Rayman 2: The Great Escape;
- Sin and Punishment;
- Doom 64;
- Mystical Ninja Starring Goemon;
- Wave Race 64;
- Harvest Moon 64;
- Mario Tennis;
- Mario Kart 64;
- Resident Evil 2;
- Star Wars: Rogue Squadron;
- Conker’s Bad Fur Day;
- Banjo-Tooie;
- Diddy Kong Racing;
- F-Zero X;
- Super Smash Bros.;
- Paper Mario;
- Perfect Dark;
- Star Fox 64;
- Banjo-Kazooie;
- Super Mario 64;
- GoldenEye 007;
- The Legend of Zelda: Majora’s Mask;
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
Mas também tiverem jogos que…
E, claro, como qualquer outro sistema, também teve sua parcela de jogos onde apenas os mais corajosos se aventuraram a jogar, que são:
- Hexen;
- Earthworm Jim 3D;
- Dark Rift;
- Quest 64;
- Deadly Arts;
- War Gods;
- Polaris SnoCross;
- Big Mountain 2000;
- Razor Freestyle Scooter;
- Bio F.R.E.A.K.S.;
- WCW Nitro;
- Daikatana;
- Dual Heroes;
- Blues Brothers 2000;
- Carmageddon 64;
- ClayFighters 63 1/3;
- Power Rangers: Lightspeed Rescue;
- Superman: The New Adventures.
Ainda tinha a questão da programação do Nintendo 64
Uma das maiores dificuldades era a arquitetura de memória complexa do N64. Além disso, o console usava um sistema de memória dividida, com RAM principal e memória de vídeo separadas. Isso exigia que os programadores gerenciassem cuidadosamente a memória e otimizassem seu código para evitar gargalos.
Outra dificuldade estava relacionada ao processador central do N64, o R4300i. Este processador era baseado no MIPS R4000, mas com algumas modificações específicas para o N64. Essas modificações tornaram o processador mais difícil de programar, especialmente para desenvolvedores que não estavam familiarizados com a arquitetura MIPS.
As características de programação do Nintendo 64 apresentam desafios únicos, com distintas vantagens potenciais. Além disso, a revista The Economist descreveu a programação eficaz para o Nintendo 64 como sendo “terrivelmente complexa”. Como acontece com muitos outros consoles de jogos e outros tipos de sistemas embarcados, as otimizações arquitetônicas do Nintendo 64 são singularmente agudas, devido a uma combinação de falta de atenção por parte dos designers de hardware, limitações na tecnologia 3D da época e capacidades de fabricação.
À medida que o Nintendo 64 chegava ao fim de seu ciclo de vida, o chefe de desenvolvimento de hardware, Genyo Takeda, repetidamente referiu-se aos desafios de programação usando a palavra “hansei” (反省, ‘arrependimento reflexivo’). Olhando para trás, Takeda disse: “Quando fizemos o Nintendo 64, pensávamos que era lógico que, se você quisesse fazer jogos avançados, se tornaria tecnicamente mais difícil. Estávamos errados. Agora entendemos que é a velocidade de cruzeiro que importa, não o lampejo momentâneo de potência máxima.”
O Nintendo 64 deixa o seu legado
O Nintendo 64 deixou um legado significativo na indústria dos videogames. Além disso, apresentou seu controle único, que incluía um joystick analógico e gatilhos, introduzindo novas formas de interação nos jogos. Isso permitia uma maior precisão nos movimentos dos personagens, o que se tornou padrão na indústria.
Claro que aqui a questão do analógico é bem mais antiga do que o que foi usado pelo Nintendo 64. No entanto, seu uso como controle principal foi o grande destaque.
Além disso, o Nintendo 64 foi pioneiro na promoção de jogos multiplayer local. Títulos como Mario Kart 64 e Super Smash Bros. permitiam que os jogadores competissem ou colaborassem uns com os outros na mesma sala.
O console possuía quatro entradas padrão de controles, sem necessidade de acessório extra, permitindo assim partidas bem interessantes envolvendo múltiplos jogadores. O Sega Dreamcast seguiu o mesmo padrão.
E alguns de seus jogos são lembrados até hoje, como o Mario 64 e o The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que são marcos representativos para seus respectivos gêneros.
Fontes: Wikipedia, TheGamer, NintendoLife.