Vamos começar dizendo que não sou especialista em jogos de luta. Pelo contrário, tive contato com vários títulos do gênero, mas nunca fui um expert nessa área. Tekken 8 é um jogo que acolhe bem o jogador casual, porém possui uma profundidade na história que pode deixar quem não conhece os jogos anteriores completamente perdido, a menos que se recorra aos resumos.
.
Meu contato com os jogos de luta foi bastante amplo, como mencionei anteriormente, porém, isso não me torna um grande conhecedor do gênero. Joguei muito Street Fighter 2, World Heroes, Art of Fighting, Garou, KoF, Pit-fighter, Fighting Masters, os versus da Capcom e muitos outros, além de ter sido introduzido nos jogos de luta 3D.
Antes de falarmos sobre Tekken 8, o grande lançamento da Bandai Namco em 2024, é importante mencionar o título que serviu de base para a franquia Tekken, que foi Virtua Fighter.
Virtua Fighter
O lançamento de Virtua Fighter marcou um marco na história dos jogos de luta, introduzindo gráficos 3D revolucionários e mecânicas de luta inovadoras. Lançado pela SEGA em 1993 para arcades, Virtua Fighter trouxe uma abordagem realista e técnica para o gênero, desafiando os jogadores a dominarem uma variedade de estilos de luta e movimentos complexos.
Com sua jogabilidade cativante e visuais impressionantes para a época, Virtua Fighter estabeleceu-se como um dos jogos mais influentes da década, pavimentando o caminho para o futuro dos jogos de luta em 3D.
A franquia Virtua Fighter produziu cinco títulos principais: Virtua Fighter (1993), Virtua Fighter 2 (1994), Virtua Fighter 3 (1996), Virtua Fighter 4 (2001) e Virtua Fighter 5 (2006), com diversas melhorias lançadas em várias plataformas ao longo do tempo.
A partir de Virtua Fighter, surgiram dois outros jogos importantes: Dead or Alive, da Tecmo, e Tekken, da Namco.
O longo caminho do Tekken
Tekken foi lançado um ano após Virtua Fighter e foi um título exclusivo da plataforma Sony até Tekken: Dark Resurrection, de 2005. Tekken 6, lançado em 2007, chegou para PlayStation 3, PlayStation Portable e Xbox 360. Os próximos títulos continuaram sendo lançados, principalmente para os consoles da Sony e da Microsoft.
Em seguida, tivemos o lançamento de Tekken Tag Tournament 2 e Tekken 7, em 2011 e 2015, respectivamente. Foram então nove longos anos até a chegada de Tekken 8, lançado em 2024.
Uma longa história
Até onde joguei Tekken, começando com Tekken Tag Tournament no PlayStation 2, nunca me interessei pela história do jogo, assim como aconteceu com KOF, Virtua Fighter ou Street Fighter.
Ao iniciar Tekken 8, percebi mudanças drásticas nesse aspecto. Fui obrigado a buscar mais informações sobre a história, mas felizmente a Bandai Namco providenciou um resumo para aqueles que ficariam perdidos, como eu:
E daí temos a continuação da história que não irei repassar aqui para não estragar a jogatina do pessoal.
Pirulito Que Bate Bate
Tekken 8 apresenta uma vasta gama de lutadores que proporcionam uma variedade impressionante de estilos de combate dentro de seu universo. Nesse sentido, o jogo conta com 32 personagens que retornam para este novo título, incluindo:
- Alisa Bosconovitch;
- Asuka Kazama;
- Azazel, um personagem não jogável;
- Bryan Fury;
- Claudio Serafino;
- Devil Jin;
- Eddy Gordo, um personagem DLC;
- Feng Wei;
- Hwoarang;
- Jack-7, uma troca de cores do Jack-8;
- Jin Kazama;
- Jun Kazama;
- Kazuya Mishima / Devil Kazuya, transformação em modo heat;
- King II;
- Kuma II;
- Lars Alexandersson;
- Lee Chaolan;
- Leo Kliesen;
- Leroy Smith;
- Lili De Rochefort;
- Ling Xiaoyu;
- Marshall Law;
- Nina Williams;
- Panda;
- Paul Phoenix;
- Raven;
- Sergei Dragunov;
- Shaheen;
- Steve Fox;
- Yoshimitsu;
- Zafina;
- Azucena;
- Jack-8;
- Reina;
- Victor Chevalier;
- Angel Jin, este só jogável no modo The Dark Awakens.
Isso é uma grande vantagem, pois nos últimos anos, muitos jogos de luta ofereciam apenas cerca de 10 a 15 personagens, com o restante disponível apenas como DLC pago, o que era uma prática injusta das empresas. Felizmente, essa visão está mudando. Com essa extensa lista de personagens em Tekken 8, certamente haverá um que se encaixará perfeitamente no seu estilo de jogo e nos diversos modos oferecidos.
O jogo inclui um modo história para compreender o enredo de Tekken 8, além de um modo dedicado a explorar a história de cada personagem até o momento, o que achei bastante interessante. Há também o modo Arcade, que simula um ambiente de arcade com um campeonato de Tekken 8, e a área de treinamento para aprimorar suas habilidades de combate, especialmente para partidas online, onde a competição é acirrada.
Round 1, Fight
Como disse, não sou um cara que sabe bem jogar títulos de luta. Para a jogatina offline, Tekken 8 funciona perfeitamente bem para o meu estilo.
E qual seria o meu estilo? É de ver na tela os comandos, tentar executar, se não conseguir, é meter o dedo nos botões para ver o que acontece.
Usando esta tática mais ofensiva, acabo sendo recompensado pelo sistema Heat que ao usá-la, o jogador tem acesso há um punhado de golpes novos que sugerem que você seja ainda mais agressivo na partida.
Ainda não joguei o título online, porque eu não quero apanhar que nem um condenado, mas, pelo menos, offline, o heat e o smash button estão me fazendo seguir em frente no jogo.
Mas algo que me interessou saber é que o título é crossplataforma, permitindo que jogadores do PC, PlayStation 5 e XboX Series possam tirar um contra online.
Bora brincar de The Sims
Com Tekken 8 é possível você jogar um pouco de The Sims sem nunca ter jogado o título da Maxis antes, porque o jogo oferece um sistema de modificação tanto dos lutadores quanto do seu avatar.
E com isto eu me ferrei lindamente. Customizar personagens é algo que acabo perdendo muito tempo, mas muito tempo mesmo. E aqui, se eu brinquei por uns 30 minutos, para começar, foi pouco.
Abaixo segue a nossa jogatina que fizemos em nosso canal.
Conclusão
Apesar do título um pouco salgado, na minha opinião, sendo ele mais barato no PC, Tekken 8 é a pedida certa para os fãs de jogos de luta e, claro, para aqueles que querem continuar a seguir a história de Tekken!
O jogo está disponível no Steam, PlayStation 5 e XboX Series S | X.
A Comunidade Mega Drive recebeu a key para review do jogo da Bandai Namco. A versão utilizada foi a Tekken 8 – Ultimate Edition.