Na semana passada, fiquei curioso sobre o Launchbox. Já tinha ouvido falar muito do aplicativo e de como ele poderia ser uma boa biblioteca para escanear todos os meus fullsets e baixar ali as capas, contracapas e até mesmo músicas para serem tocadas no programa. Foi nas idas e vindas de baixar capas e músicas que acabei me pegando ouvindo a música do Castle of Illusion e uma nostalgia bateu logo de cara.
.
Depois de configurar o Launchbox para usar o Fusion como emulador principal do Mega Drive, cliquei na capa do jogo estrelado pelo Mickey e, segundos depois, estava jogando esta belíssima obra de arte.
Castle of Illusion não foi o meu primeiro título da Disney; este deve ter sido o Duck Tales ou o Tico e Teco, no NES, mas ele foi o meu primeiro jogo da Disney no Mega Drive.
E tudo nele é extremamente mágico. Desde a apresentação, com todos os toques Disney do final dos anos 1980 e início dos anos 1990, com as fases do jogo e o significado da ilusão do castelo encantado que o Mickey tem de encarar em cada fase.
Mas minha maior lembrança, quando a nostalgia bateu, foi a primeira vez que li sobre o jogo, que foi numa revista Ação Games e, naquele momento, fui remetido para aquela infância nas férias, na casa dos primos, brincando com eles e com acesso ao Phantom System de um deles e o Mega Drive de outro.
Aquelas são as boas memórias, as boas lembranças que um jogo, entre dezenas ou centenas deles, pode trazer. O Atari, os clones da Nintendo, o Mega Drive, estarão sempre vinculados a esse passado que foi muito gostoso e que me causa uma nostalgia ímpar.
Manter a lembrança viva dos tempos que causam saudades faz parte de algo saudável tanto para a mente quanto para o coração e, posso dizer, que eu fui muito sortudo nessa seara, dando a conciliação de boas lembranças pregressas.
Quando você ainda tem algo deste tipo na sua vida, desta nostalgia que não lhe causa tristeza, mas sim um sorriso no rosto, é algo que precisa ser cultivado, pois isto mantém, de certa forma, a chama da sua criança viva, mesmo décadas depois.
Que outros jogos me causem a mesma nostalgia que o Castle of Illusion venham a aparecer sempre, pois isto é muito bom.