CombyLaurent – um preservacionista suíço de jogos de vídeo – anunciou recentemente que eles conseguiram arquivar 11 protótipos de um jogo cancelado do Vectorman para PS2 que teria levado o personagem da Sega para o mundo 3D. Isso se soma a um monte de outros documentos de design e arte conceitual, que agora estão disponíveis para visualização no site de Preservação de Jogos da Sega Dreamcast Info.
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Vectorman, caso você nunca tenha ouvido falar, foi um jogo de plataforma de ação 2D projetado pela BlueSky Software e publicado pela Sega. Foi lançado na América do Norte e Europa em 1995 e permitiu aos jogadores assumir o controle do robô titular do jogo (ou “orbot”, como é referido aqui), enquanto embarcam em uma missão para derrotar o ditador maligno Warhead.
Posteriormente, recebeu uma sequência, Vectorman 2, em 1996, e várias ideias foram propostas para um potencial terceiro jogo na série, incluindo o Vectorman 3: Ultra da BlueSky Software para o Sega Saturn, o Vectorman Neo da VBlank para o Sega Dreamcast, e um reboot para o PS2 simplesmente intitulado Vectorman, desenvolvido pela Pseudo Interactive, responsável por Cel Damage.
É esse último que parece ter atraído a atenção de Laurent recentemente, com o historiador de jogos de vídeo postando online que recuperou um grande volume de materiais do desenvolvimento do jogo.
Like Sonic, Mario and Zelda before him, Vectorman (famous robot from SEGA on the Mega Drive) should have had its transition from 2D to 3D on Playstation 2. Today, please find 11 prototypes and a few Game Design Documents for this Unreleased PS2 game !👇https://t.co/Fxh6EjyaYv pic.twitter.com/yFAvtw7edB
— Sega Dreamcast Info (@CombyLaurent1) December 30, 2023
De acordo com a história do projeto que acompanha esses materiais recuperados, o projeto teve início em 2002, quando a Pseudo Interactive apresentou um demo em 3D do projeto para a Sega of America. A Sega of America gostou do que viu e encomendou à equipe que o desenvolvesse ainda mais, com o projeto gradualmente evoluindo de uma adaptação fiel em 3D para algo mais parecido com um shooter em terceira pessoa no estilo de Halo.
O projeto foi anunciado através de um comunicado à imprensa em abril de 2003, dando ao título uma janela de lançamento provisória para o início de 2004, e também apareceu na E3 em maio de 2003, mas foi cancelado em novembro do mesmo ano devido a mudanças internas na editora, após a saída do presidente da Sega of America, Peter Moore, e o abandono do departamento de marketing da empresa.
Para maiores informações sobre o projeto Vectorman, acesse este site. Será se este jogo iria ser uma boa continuação para a franquia ou seria uma bomba na sua opinião?
Fonte: Time Extension