A Sega deu alguns passos bastante positivos no mundo dos miniconsoles, lançando duas versões do seu sistema Mega Drive / Genesis em forma miniaturizada. E muito ficou na expectativa da empresa lançar outros consoles minis, como um Master System, Sega Saturn e, até mesmo, um Dreamcast.
.
Recentemente, ela perguntou aos fãs qual console clássico da Sega eles gostariam de ver receber o mesmo tratamento em seguida, e o Saturn de 32 bits ficou no topo da lista – mas então, o presidente e COO da Sega, Yukio Sagano, deu a má notícia de que as pessoas teriam que esperar um pouco mais por tal dispositivo.
Um Saturn Mini é certamente algo que receberíamos de braços abertos, mas o ponto de Sagano sobre o hardware ser bastante difícil de emular a um custo de mercado em massa é válido; a arquitetura interna do Saturn significa que é bastante complicado fazê-lo funcionar de forma confiável em opções baratas e prontas para uso, como os ‘sistemas em um chip’ que empresas como Sega e Nintendo têm utilizado em seus miniconsoles.
Ainda resta ver se esse projeto resultará em um Saturn mais elegante e compacto, mas certamente é um bom sinal para aqueles que estão esperando por tal dispositivo. Se preferir uma abordagem menos ‘faça você mesmo’ para esse sonho, vale notar que o projeto Retron FPGA da Hyperkin pode oferecer um Saturn Mini em um futuro próximo.
Fonte: Time Extension
Uma experiência bem válida, vai que a SEGA curte a ideia e acaba seguindo um caminho parecido?