Quem criou o logotipo do Dreamcast? Você pensaria que seria algo simples de responder.
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Afinal, a loja da Sega ainda está cheia de produtos associados ao Dreamcast estampados com o icônico redemoinho colorido, e houve inúmeras entrevistas ao longo dos anos com pessoas envolvidas no lançamento do sistema. Quão difícil poderia ser? Mas quando começamos a investigar o assunto há mais de um ano, rapidamente ficou evidente para nós que a Sega nunca revelou oficialmente quem foi o responsável e que existem muitos relatos conflitantes online sobre a natureza de sua criação.
Algumas fontes sugerem que o desenvolvedor de jogos Kenji Eno estava por trás do design, enquanto outros afirmam que a empresa de consultoria Interbrand desempenhou um papel. Isso nos fez querer investigar mais a fundo para ver se poderíamos chegar ao cerne dessas inconsistências, então, ao longo do último ano, decidimos usar todos os truques ao nosso alcance para descobrir a verdade do assunto.
Entramos em contato com ex-funcionários da Sega, funcionários atuais da Sega, o departamento de relações públicas da Sega (que, infelizmente, não respondeu a nenhum dos nossos e-mails) e vasculhamos interminavelmente sites japoneses e documentos históricos. Também entramos em contato com outros pesquisadores e jornalistas apenas para não deixar pedra sobre pedra e encontramos vários obstáculos e becos sem saída ao longo do caminho. Agora, no entanto, ficamos felizes em dizer que temos uma compreensão muito maior de como isso aconteceu, com a resposta escondida nos lugares mais improváveis.
Quando começamos a escrever sobre as origens do logotipo do Dreamcast, começamos procurando nos lugares mais óbvios: no Google. Imediatamente, encontramos uma entrada na Wikipedia que afirmava que Kenji Eno era a pessoa por trás do redemoinho, com a citação vinculada a uma entrevista que o colaborador da Time Extension, John Szczepaniak, havia feito anteriormente com o músico Katsutoshi Eguchi para seu livro “The Untold History of Japanese Game Developers: Volume 1“.
Naquela entrevista, Szczepaniak conversou com Eguchi sobre seu amigo Kenji Eno, perguntando a ele: “Você sabe de mais alguma curiosidade sobre Kenji Eno?”. Eguchi respondeu então que Eno tinha sido o responsável pelo nome e logotipo do Dreamcast, antes de recontar uma história que o desenvolvedor de videogames teria relatado a ele antes de seu falecimento em 2013:
“Sega aceitou inscrições abertas do público em geral para o nome e logotipo de seu novo console. Eno-san se passou por um participante comum, e ele fez isso. Ele ganhou. Mais de mil inscrições e ele ganhou. Ele disse isso. Se é verdade ou não, eu não sei. Mas Eno-san disse: ‘Eu que pensei nisso’, então provavelmente é verdade. Acho que estava aberto para todos. Acho que qualquer um poderia participar… Talvez tenha sido aberto para a indústria, não tenho certeza. Mas havia algo como mil ideias e, se o que ele estava dizendo fosse verdade, a entrada de Eno-san foi a vencedora.”
Por mais que quiséssemos aceitar isso como verdadeiro e encerrar a busca, Eguchi afirma duas vezes na história que não sabe se isso é realmente verdadeiro ou não. Isso significaria que precisaríamos encontrar outra fonte que corrobore antes de desistir da busca. Então, fizemos mais algumas pesquisas e eventualmente encontramos uma entrada no Sega Retro vinculando a um número da revista Edge de Natal de 2001, onde afirmava que a Sega havia contratado uma empresa de branding chamada InterBrand para criar o nome Dreamcast.
Este artigo afirmava que a InterBrand criou o nome “Dreamcast” após analisar 5000 outras alternativas, mas não há menção do logotipo em nenhum lugar do texto. Portanto, mais uma vez, não pudemos pendurar nosso chapéu de detetive ainda.
Em vez disso, voltamos nossa atenção para perguntar a ex-funcionários da Sega sobre o logotipo para ver o que eles poderiam lembrar, esperando que isso iluminasse o mistério.
Entre as primeiras pessoas que decidimos contatar estava Peter Moore, que era o vice-presidente sênior de marketing em 1999, na época do lançamento do Dreamcast na América do Norte, antes de se tornar presidente da Sega of America em maio de 2000.
Esperávamos que ele pudesse ter algum conhecimento interno sobre quem era responsável, tendo trabalhado no departamento de marketing da Sega of America, mas infelizmente ele nos disse: “Sempre foi um mistério e ninguém parece ter uma resposta definitiva, exceto que a empresa de marketing da Sega do Japão o criou em 1998.”
Além de Moore, outra pessoa que acreditávamos ter uma visão sobre o tópico era Lee McEnany Caraher, ex-vice-presidente de comunicações corporativas e de consumidores na Sega of America, que esteve na empresa durante a era do Saturno e Dreamcast.
Apresentamos a eles tudo o que havíamos lido sobre o logotipo em outros lugares, mas mais uma vez, eles não puderam nos fornecer algo conclusivo: “Lembro que era uma combinação de nome/fonte de um design e o ícone de outro… Interbrand parece certo, mas se eu me lembro corretamente, o final não foi a recomendação deles, mas uma combinação de partes de diferentes recomendações — tenho certeza de que a aprovação aconteceu no Japão com fortes recomendações de Bernie Stolar [ex-presidente da Sega of America]. Desculpe, eu não posso ser mais definitivo.”
Com Stolar, infelizmente, tendo falecido em 2022, parecia claro a partir do acima exposto que, para obter respostas, precisaríamos falar com alguém que trabalhasse na Sega do Japão durante os dias do Dreamcast. Então, rastreamos contatos de vários funcionários passados e presentes da Sega do Japão.
Como parte desse processo, recebemos algumas respostas de ex-funcionários da Sega, mas nenhum deles parecia disposto a falar conosco sem a aprovação expressa da Sega, e infelizmente, o departamento de relações públicas da Sega não respondeu às nossas solicitações para organizar entrevistas oficiais. Foi nesse ponto que começamos a ficar bastante desesperados e começamos a vasculhar a web japonesa para ver se as informações já estavam disponíveis, mas simplesmente trancadas por uma barreira de idioma, e eventualmente conseguimos alguns resultados.
O primeiro artigo que conseguimos encontrar foi publicado pela ITMedia em maio de 1998, cinco meses antes do lançamento do Dreamcast no Japão. Não incluía o nome do autor do logotipo, mas apresentava uma citação em japonês do então presidente da Sega, Shoichiro Irimajiri, que afirmava que o símbolo “pretende evocar a vastidão do espaço ou o potencial ilimitado dos seres humanos” (agradecemos a Liz Bushouse pela tradução!).
O segundo, por outro lado, foi publicado significativamente mais tarde e era um blog japonês resumindo um livro de 2015 (Honda, Volkswagen, Peugeot, and Citroen: What I have learned from working for companies in three different countries) do presidente da Peugeot Japan, Kunihisa Ueno, onde o executivo reflete sobre seu tempo na Sega.
Kunihisa Ueno é uma figura que devemos admitir que não conhecíamos antes de pesquisar sobre esse tópico, mas foi responsável pelo marketing tanto do Sega Saturn quanto do Sega Dreamcast no Japão, além de jogos como Christmas NiGHTS into Dreams, Sonic Adventure e Shenmue. Ele ingressou na Sega em 1995 vindo da Honda, depois que Irimajiri (outro ex-funcionário da Honda) o convidou e a vários de seus ex-colegas para se juntarem à empresa, e parecia ter todas as respostas que estávamos procurando.
Nos trechos compartilhados no blog, Ueno explica que a InterBrand originalmente recebeu a tarefa de criar o nome do próximo console da Sega, mas um dia, enquanto conversava com Eno, ele deixou escapar acidentalmente que o nome ainda não havia sido decidido, fazendo com que o desenvolvedor de jogos se voluntariasse para ajudar.
Eno imediatamente começou a pensar em possíveis nomes, acabando por apresentar o nome “Dreamcast”, que a Sega adorou. No entanto, a Sega estava preocupada que ter um desenvolvedor famoso como Eno associado ao nome do console criaria uma impressão errada e que o novo hardware precisaria ser para todos os criadores. Ueno, portanto, lembra-se de que a Sega pagou algum dinheiro a Eno antes de fazê-lo assinar um NDA para evitar que seu envolvimento se tornasse público.
Depois disso, Ueno abordou novamente a InterBrand para criar um logotipo com base no nome “Dreamcast”, resultando no logotipo final que conhecemos e amamos hoje.
De repente, com essa informação, tudo pareceu se encaixar, com o relato de Ueno explicando a natureza do envolvimento da InterBrand e de Eno. Claro, o próximo passo é tentar descobrir se podemos rastrear o funcionário da InterBrand responsável pelo design do logotipo, mas isso é uma missão para outro dia.
Fonte: Time Extension
Que trabalho investigativo maravilhoso feito por parte do pessoal do Time Extension. Será se teremos a resposta definitiva de quem fez a logo do Dreamcast?