Como muitos já perceberam através de vários artigos neste site da Comunidade Mega Drive, nos Vlogs do Canal do YouTube e nas postagens da Fanpage, sou uma daquelas pessoas extremamente favoráveis ao uso de emuladores. Sempre busquei utilizá-los sempre que possível. No entanto, aparentemente, encontrei um emulador que não pretendo usar por um bom tempo ainda: o RPCS3.
.
Uso emulação desde 1997, quando numa revista me foram apresentados o Nesticle e o Genecyst. Desde então, não parei de utilizar esses maravilhosos programas. Kgen, ZSNES, ePSXe, MAME, Stella, Kega Fusion, PCSX2, Yuzu – todos eles estão aqui me ajudando a conhecer as bibliotecas dos mais diversos consoles, principalmente daqueles cujos jogos não fazem parte do mercado há mais de 10, 15, 20 ou 30 anos.
Sempre gostei de ficar pesquisando este assunto da emulação, tanto é que frequento dois sites que sempre postam atualizações dos mesmos, o emucr e Emulation General Wiki . Sempre que eu quero saber se algo novo saiu para os sistemas que eu quero emular, estou verificando estes dois sites. Eles não fornecem roms, apenas links dos emuladores atualizados.
Meu foco principal está nos sistemas de 8, 16 e 32 bits, nos quais a maioria dos emuladores roda muito bem, se não todos, cerca de 99% dos jogos. Da geração Dreamcast ao Xbox, sendo este último que ainda não testei o emulador, são poucos títulos que me chamam a atenção.
Quando falamos sobre a geração PS3 / 360 / Wii, o Dolphin, que emula o GameCube e o Wii, faz um trabalho muito sólido. No entanto, os emuladores do 360 e PS3 ainda estão em estágios iniciais e meu sistema tem dificuldade em rodá-los, principalmente o RPCS3.
O desenvolvimento do RPCS3 começou em maio de 2011 e, desde então, vem mostrando melhorias substanciais quanto a emulação. No final de 2022, este emulador se tornou capaz de iniciar TODOS os jogos do sistema PlayStation 3. Mas aqui tem de levantar a observação. Iniciar os jogos, isto é, dar o boot, não necessariamente significa rodar os jogos, mas só a possibilidade de todos os jogos já serem inicializados é um enorme passo para a emulação.
No entanto, o RPCS3 é um emulador que demanda bastante do sistema no qual é executado. Abaixo, segue uma imagem dos requisitos mínimos e sugeridos para rodar o emulador.
Apesar disso, fiz uma tentativa de usar o emulador, porém não consegui mantê-lo funcionando sem problemas. Em muitas ocasiões, o processo de compilar os shaders de qualquer jogo levava mais de 5 minutos. Ao verificar uma lista de classificação de CPUs, descobri que o meu processador está no Tier D, o que significa que, por enquanto, estou fora do jogo com este emulador.
Até pensei que fosse apenas mexer nalgumas configurações, mas, de fato, a minha máquina ainda é muito fraca para o emulador e, também, o RPCS3 precisa de mais alguns anos de ajustes.
Minha placa de vídeo ainda está dentro dos padrões recomendados, mas é uma pena não poder aproveitar o emulador do PlayStation 3, especialmente agora que encontrei um site com uma ampla seleção, se não todos, dos jogos da PSN.
Na rede PSN ainda tem jogos que até me interessam em dar uma olhada, mas, pelo visto, por enquanto, a melhor opção é pegar o meu PlayStation 3, desbloquear ele e ficar baixando os títulos, colocar num HDD e jogar direto no sistema.
Enfim, nem sempre se pode ter sucesso em tudo, não é mesmo? Até eu adquirir um processador novo, continuarei aproveitando os jogos de PSX, PS2, PSP, PSVita, GB, GBA, NDS, 3DS, NES, SNES, N64, GC, Wii, SMS, MD, SAT, DC, GG… Bem, na verdade, ainda tenho muitos sistemas para explorar e não há motivo para ficar chateado.
E você, já conseguiu emular o PlayStation 3?