1983, 40 anos atrás, o Famicom havia sido lançado no Japão. Um console criado pela Nintendo que mudou toda uma indústria. Sendo um trabalho espetacular da empresa japonesa. Mas nós já falamos deste console, tanto é que temos um artigo exclusivo só sobre ele.
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Agora é hora de falar dos demais consoles que foram lançados em 1983 e que, se não marcaram tanto quanto o Famicom, merecem, pelo menos, um pouco de destaque e serem rememorados, apesar de que acredito que somente um teve algum espaço aqui no Brasil.
Vamos a eles.
SG-1000
O SG-1000 é um console de videogame doméstico fabricado pela Sega. Foi a primeira incursão da Sega no mercado de hardware de videogame doméstico. Desenvolvido em resposta a uma queda nos fliperamas a partir de 1982, o SG-1000 foi criado seguindo o conselho de Hayao Nakayama, presidente da divisão japonesa da Sega, e foi lançado em 15 de julho de 1983 por ¥15,000, no mesmo dia em que a Nintendo lançou o Family Computer no Japão. Ele também teve um lançamento limitado na Austrália e na Nova Zelândia.
O SG-1000 foi lançado em várias formas, incluindo o computador SC-3000 e o redesenhado SG-1000 II lançado em 1984. O SG-1000 e o SC-3000 suportam uma biblioteca de 76 jogos em cartucho ROM e 29 jogos Sega My Card.
Uma terceira iteração do console, o Mark III, foi lançada em 1985. Ele oferecia um processador de vídeo personalizado aprimorado em relação às iterações anteriores e serviu de base para o Master System em 1986, o primeiro console lançado internacionalmente pela Sega. Todos os jogos do SG-1000 são totalmente compatíveis com o Mark III e a versão japonesa do Master System.
Gakken Compact Vision TV Boy
O Gakken Compact Vision TV Boy (em japonês: TV ボーイ, Hepburn: TV bōi) é um console de videogame doméstico da segunda geração desenvolvido pela Gakken e lançado no Japão em 1983, há 40 anos, por um preço de ¥8,800.
O sistema foi criado para competir com o Epoch Cassette Vision, que dominava 70% do mercado no Japão.
O console foi lançado meses após o Nintendo Famicom e o Sega SG-1000, que, apesar de mais caros a ¥15,000, eram mais avançados e tinham mais recursos, além de bibliotecas de jogos maiores. Além disso, a Epoch acabara de lançar a revisão Cassette Vision Jr. por ¥5,000. Esses fatores tornaram o sistema obsoleto desde o início, com um preço alto, pouquíssimos e comparativamente rudimentares jogos, e um formato estranho, resultando em vendas fracas. Como resultado, hoje é um item de colecionador muito raro entre alguns jogadores retro.
Philips Videopac+ G7400
O Philips Videopac+ G7400 é um console de videogame doméstico da terceira geração lançado em quantidades limitadas em 1983, e apenas na Europa; um lançamento americano como o Odyssey³ Command Center foi planejado, mas nunca ocorreu. O G7400 foi o sucessor do Philips Videopac G7000, o equivalente europeu ao Magnavox Odyssey² americano. O sistema apresentava gráficos de plano de fundo e primeiro plano excelentemente adaptados.
O G7400 podia reproduzir três tipos de jogos: todos os jogos normais do G7000, jogos especiais do G7000 com gráficos adicionais de plano de fundo de alta resolução que apareceriam apenas quando jogados no G7400, e jogos exclusivos do G7400 com sprites e planos de fundo de alta resolução.
My Vision
O My Vision (em japonês: マイビジョン, Hepburn: Mai bijon) é um console de videogame doméstico desenvolvido pela Nichibutsu e lançado no Japão em 1983, há 40 anos pelo valor de ¥39,800. O sistema foi dedicado exclusivamente a jogar versões em vídeo de jogos de tabuleiro populares. O console não possuía controles; em vez disso, os jogadores usavam um teclado na frente do console para inserir suas ações.
PV-1000
O Casio PV-1000 (ぴーぶいせん, Pi Bui-Sen) é um console de videogame doméstico da terceira geração fabricado pela Casio e lançado no Japão em 1983, há 40 anos. Foi descontinuado menos de um ano após o lançamento.
O PV-1000 foi lançado em outubro de 1983. Foi lançado apenas no Japão, onde era vendido por 14.800 ienes. A Casio não conseguiu conquistar uma parcela significativa do mercado. Segundo retrogames.co.uk, o console foi retirado após algumas semanas devido às baixas vendas.
O PV-1000 é alimentado por uma CPU Zilog Z80, com 2 KB de RAM, sendo 1 KB alocado como VRAM. Ele também tem mais 1 KB dedicado a um gerador de caracteres. O console contém um chip NEC D65010G031 usado para saída de vídeo e som. Ele pode gerar 256×192 pixels com 8 cores. Tinha três vozes de onda quadrada com 6 bits para controlar o período.
MSX
O MSX é uma arquitetura padronizada de computadores domésticos, anunciada pela ASCII Corporation em 16 de junho de 1983, há 40 anos por 99.800 iene. Inicialmente concebida pela Microsoft como um produto para o setor oriental, foi comercializada em conjunto por Kazuhiko Nishi, diretor da ASCII Corporation.
Microsoft e Nishi conceberam o projeto como uma tentativa de criar padrões unificados entre vários fabricantes de sistemas de computação doméstica da época, da mesma forma que o padrão VHS para máquinas de fita de vídeo domésticas. O primeiro computador MSX vendido ao público foi um Mitsubishi ML-8000, lançado em 21 de outubro de 1983, marcando assim sua data oficial de lançamento.
Os sistemas MSX foram populares no Japão e em vários outros países. Há relatos divergentes sobre as vendas do MSX. Uma fonte afirma que foram vendidas 9 milhões de unidades do MSX em todo o mundo, incluindo 7 milhões apenas no Japão, enquanto o fundador da ASCII Corporation, Kazuhiko Nishi, afirma que foram vendidos 3 milhões no Japão e 1 milhão no exterior. Apesar do envolvimento da Microsoft, poucas máquinas baseadas em MSX foram lançadas nos Estados Unidos.
O significado do acrônimo MSX continua sendo motivo de debate. Em 2001, Kazuhiko Nishi recordou que muitos presumiam que era derivado de “Microsoft Extended”, referindo-se ao MSX BASIC integrado da Microsoft. Outros acreditavam que significava “Matsushita-Sony”.
Nishi disse que a definição original da equipe era “Máquinas com Troca de Software”, embora em 1985 ele tenha dito que foi nomeado após o míssil MX. De acordo com seu livro de 2020, ele considerava que o nome do novo padrão deveria consistir em três letras, como VHS. Ele sentiu que “MSX” era adequado porque significava “o próximo da Microsoft” e também continha as primeiras letras de Matsushita (Panasonic) e Sony.
Antes do sucesso do Family Computer da Nintendo, o MSX era a plataforma para a qual grandes estúdios de jogos japoneses, como Konami e Hudson Soft, desenvolviam. Por exemplo, a série Metal Gear foi originalmente desenvolvida para hardware MSX.
E aí, você teve contato com algum destes consoles que foram lançados há 40 anos?
Fontes: SG-1000, Gakken, Videopac, My Vision, PV-1000, MSX.