Nunca nesta indústria vital, vi uma quantidade de pessoas demarcando a falta de jogos nesta postagem sobre os 10 músicas mais marcantes no Mega Drive. Sendo que a escolha dos mesmos não foi baseado em questões técnicas, mas sim na emoção deste que vos fala sobre determinados jogos. Aiiinnn, faltou Yuzo Koshiro, faltou isso, faltou aquilo. Então, por conta disto, vamos fazer justiça aos injustiçados e colocar aqui 23 jogos com trilhas sonoras marcantes, desta vez não será partindo do meu gosto pessoal e sim na perspectiva do que eu vejo por aí. Algumas franquias terão os seus jogos alocados numa só unidade.
.
Neste texto não haverá um top alguma coisa, mas sim, uma listagem de jogos que merecem ser ouvidos por vocês, amantes do Mega Drive, ardorosos fãs do chiptune presente no console e que, de um âmbito geral, precisamos afirmar que a ordem natural das coisas não podem ser bagunçadas e, assim, a paz universal possa perdurar por toda uma nova eternidade na era de aquário!
Vamos aos jogos?
After Burner 2
Claro que você conhece After Burner II, jogo extremamente inspirado num filme bem desconhecido, um tal de Top Gun, Ases indomáveis, sabe qual é? Com um Tom Cruise que eu nunca ouvi falar.
The Adventures of Batman & Robin
Certamente o som mais pauleira que você vai ouvir no Mega Drive, principalmente pelo tamanho (duração) de cada música. Este título tem músicas que usam bem as capacidades sonoras do YM2612.
ToeJam & Earl
O jogo por si só é bem divertido. Jogando de dois players fica melhor ainda. Mas o grande destaque aqui é a sua trilha sonora que usa o funk como tema de fundo e tem uma variedade bacana neste estilo.
Alien Storm
Um clássico dos arcades da SEGA, este Beat ‘n Up, NADA DE HACK ‘N SLASH, PELO AMOR DOS PROFETAS, traz a equipe Mythbusters, digo, alienbusters pronta para salvar o planeta Terra de uma invasão alienígena vem com uma trilha sonora bem condizente com o jogo.
ESWAT – City Under Siege
A cópia de Robocop, digo, a homenagem da SEGA para o icônico filme dos anos de 1980. Um bom título de plataforma com uma trilha sonora bem marcante.
Streets of Rage | Streets of Rage 2 | Streets of Rage 3
Agora para tudo. Como diria o João Kleber, para, para, para, para, para… porque temos de falar de Streets of Rage com a trilha sonora magnífica, estonteante, criada por Yuzo Koshiro para os três jogos da franquia no Mega Drive – e também, se eu não me engano, para o Master System e Game Gear.
Certamente se você jogou o primeiro título no Mega Drive em 1991, principalmente se foi a versão japonesa conhecida como Bare Knuckle, a sua cabeça explodiu em mil pedaços quando da abertura um piano poderoso começou a soar e, dali, uma batida contundente veio acompanhando o instrumento.
Ali você pode sentir o quão poderosa viria a ser a trilha sonora de Streets of Rage e, como assim, tem um nome de alguém na tela? Anos depois você acaba por descobrir que ele é o compositor das músicas e o cara tem tanto cacife que apareceu na tela título de diversos jogos, igual ao Kojima que faz questão de dizer que fez o jogo.
Enfim, temos aqui nestes três filmes, trilhas sonoras que marcaram, pelo menos, três gerações de jogadores que, por ventura do acaso, jogaram no Mega Drive e lhes foi indicado a conhecer Streets of Rage.
Quack Shot
Uma bela aventura do Pato Donald como Indiana Jones – ou vão dizer que não é uma homenagem bacana? – pelo mundo dos patos. Cada local que ele frequenta tem a sua música peculiar, tornando toda a trilha sonora marcante.
Columns
Apesar da lista ser de 26 jogos, ainda assim é complicado escolher estes num universo de 850 títulos lançados para o Mega Drive. Claro que muita coisa vai ficar de fora, menos Columns, este tem de estar aqui!
Golden Axe | Golden Axe II | Golden Axe III
Para não faltar nos 26 jogos, claro que temos também Golden Axe e os três títulos que saíram para o Mega Drive. Quanto mais jogos da SEGA, melhor. E estes temos algumas músicas bem marcantes.
Gunstar Heroes
Gunstar Heroes é um belo título da Treasure, com uma ótima jogabilidade, um fator replay gostoso e uma trilha sonora bem servida!
Michael Jackson’s Moonwalker
Moonwalker é um ótimo jogo, para se tomar flag no Youtube. Tirando isso, é um bom jogo de plataforma para os fãs do Michael Jackson.
Outrun
Clássico absoluto dos arcades da SEGA, criado por Yu Suzuki, tem uma das trilhas sonoras mais distintas no mundo dos jogos eletrônicos e que foi bem trabalhado no YM2612!
Castle of Illusion
SEGA e Disney são um belo casamento e este jogo é uma demonstração de como isto deu muito certo. Claro que tinha de aparecer aqui nesta lista de 26 jogos com trilhas sonoras marcantes.
Revenge of Shinobi, The | Shadow Dancer – The Secret of Shinobi | Shinobi III – Return of the Ninja Master
Nesta lista de 26 jogos, seria um absurdo não dar um espaço também para o Shinobi, onde, claro, temos a presença do ilustre Yuzo Koshiro no The Revenge of Shinobi. Deixa o volume no máximo, bora curtir as três trilhas sonoras destes jogos fantásticos da SEGA.
Ristar – The Shooting Star
O mascote esquecido da SEGA, Ristar, saiu basicamente no fim do ciclo de vida útil do Mega Drive. Mesmo com esta falha enorme por parte da SEGA, ainda assim, temos um jogo maravilhoso de se jogar e de se ouvir.
Slap Fight MD
O jogo se passa no ano de 2059 em outra galáxia. A humanidade colonizou um planeta alienígena chamado Theon após evacuar um planeta previamente colonizado chamado Orac. Cinco anos antes, a colônia em Orac foi atacada por invasores alienígenas, e a guerra foi tão intensa que os colonos foram obrigados a sair. No entanto, Theon está agora sob ataque pela mesma frota alienígena, mas os humanos estão preparados. O jogador assume o papel de um piloto de caça da Liga Aliada das Nações Cósmicas (ALCON) na nave espacial de combate SW475 para impedir que os invasores dominem Theon.
Mas, o que poucos sabem é que Koshiro trabalhou na trilha sonora desse jogo, então vale a pena a indicação porque já sabemos!
Sonic the Hedgehog | Sonic the Hedgehog 2 | Sonic the Hedgehog 3 | Sonic & Knuckles | Sonic the Hedgehog Spinball | Sonic 3D Blast
Ícone do Mega Drive, criado pela SEGA do Japão, melhorado pela Sega da América, é claro que ele não poderia faltar nos 26 jogos com trilhas sonoras marcantes. E, melhor ainda, porque deixar algum jogo do Sonic de fora? Vamos indicar os seis jogos lançados dele, pois, clássicos são!
Mas aqui temos alguns destaques a serem ditos, como a Green Hill Zone, de Sonic 1, Hill Top Zone, de Sonic 2, a maravilhosa Ice Cap Zone, de Sonic 3 e a Sky Sanctuary de Sonic & Knuckles. Fica a dica para ouvi-las.
Sorcerian
Um jogo de RPG – olha aí, o Mega Drive tem jogo de RPG -, que tem a sua trilha sonora criada por Yuzo Koshiro!!!
Comix Zone
Este é um jogo a frente do seu tempo e que poderia, facilmente, ter sido lançado nos dias de hoje com um remaster, remake ou uma continuação, principalmente quando os filmes de herói estavam em alta. Vale destacar aqui sua trilha sonora bem anos de 1990. E que, claro, tem de constar aqui na lista dos 26 jogos!
Vectorman
Um outro belo jogo da SEGA, criado, dizem alguns, para bater de frente com Donkey Kong Country na questão gráfica! Só que ele se destaca com uma jogabilidade bacana e uma trilha sonora estonteante.
World of Illusion Starring Mickey Mouse & Donald Duck
Mais um jogo que saiu da parceria SEGA/Disney, sendo este o quarto jogo da série Illusion. Que?? Você não sabia que tinha outros dois jogos além de Castle of Illusion? Então você precisa ir para o Game Gear e Master System jogar o Legend of Illusion e o Land of Illusion.
E você dizendo que é fã da SEGA… sinceramente.
Alien Soldier
O jogo que “frita” o MC68000, tem uma ótima trilha sonora. Pena que você não terá tempo de escutá-la direito, pois se piscar, você morre no jogo.
Beyond Oasis
Um jogo de aventura / Ação aos moldes do The Legend of Zelda. Aqui temos mais uma trilha sonora marcada pelas composições de YUZO KOSHIRO!
Road Rash | Road Rash II | Road Rash III
Aquela trilha sonora suja e metálica que faz falta em muito jogo do Mega Drive, você encontra aqui, em Road Rash, seja em qualquer uma das três versões.
Thunder Force III | Lightening Force – Quest for the Darkstar
A Technosoft sabia fazer trilha sonora e nestes dois Thunder Force, onde algum infeliz colocou o nome de Lightening Force nos Estados Unidos ao invés de Thunder Force IV, não é nenhuma exceção.
Kid Chameleon
E por último, mas não menos importante na lista de 26 jogos com trilhas sonoras marcantes no Mega Drive, temos o Kid Chameleon. Enfim!
Sentiu falta de algum jogo aqui que deveria estar nesta lista? Claro que sentiu né? Porque sempre, num mundo de 850 títulos variados, 26 jogos nunca serão o bastante. Na verdade, se colocássemos todos os jogos do Mega Drive, ainda iria faltar alguma coisa, pois o importante é apontar que algo que deveria estar aqui não está!
Então, para não deixar outros de fora, vamos para as menções honrosas, que, diferente da lista acima, não terão um tratamento textual.
- Advanced Busterhawk Gleylancer
- Air Buster
- Aladdin
- Alien 3
- Alisia Dragoon
- Arcus Odyssey
- Batman
- Battle Mania Daiginjou
- Burning Force
- Chuck Rock
- Contra Hard Corps
- Crue Ball – Heavy Metal Pinball
- Dangerous Seed
- Decap Attack
- Donald in Maui Mallard
- Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
- Earnest Evans
- Earthworm Jim
- Ecco – The Tides of Time
- Ecco the Dolphin
- El Viento
- Elemental Master
- Flink
- Gaiares
- Gargoyles
- Ghostbusters
- Grind Stormer
- Hellfire
- Herzog Zwei
- High Seas Havoc
- Jewel Master
- Lion King, The
- Magical Taruruuto-kun
- Mega Turrican
- Mercs
- Mickey Mania – The Timeless Adventures of Mickey Mouse
- Midnight Resistance
- Pitfall – The Mayan Adventure
- Raiden Trad
- Rocket Knight Adventures
- Rolling Thunder 2
- Side Pocket
- Skitchin’
- Sol-Deace
- Sparkster
- Strider
- Sub-Terrania
- Teenage Mutant Ninja Turtles – The Hyperstone Heist
- Tiny Toon Adventures – Buster’s Hidden Treasure
- Two Crude Dudes
- Wings of Wor
O seu jogo que você adora muito pode não estar na lista acima? Claro, com certeza absoluta, são apenas 51 títulos extras a mais dos 26 jogos escolhidos para comporem esta postagem em questão.
Temos aqui, então, 77 títulos num total e, ainda assim, não abarcará o sentimento de marcante para muitos, pois a falta se fará presente neste texto. Mas, enfim, não se pode preencher o agrado para todo mundo e, certamente, não será aqui que isto vai acontecer!
Fui!