Se você já está por dentro da história da SEGA, provavelmente conhece o Sega Neptune. Esta “combinação” do Mega Drive com o Sega 32X, esse sistema cancelado seria uma opção ao Saturn de 32 bits, que ganhou o braço de ferro e foi lançado no final de 1994 no Japão.
.
Apesar de ter sido apresentado na imprensa e até mesmo ter recebido um preço sugerido de varejo de US$ 200 na América do Norte, o SEGA Neptune nunca chegou às prateleiras. Por essa razão, o console se tornou motivo de interesse de muitos fãs, que buscaram meios pra tentar entender como o console poderia ter sido, caso tivesse sido lançado.
Os mods, neste caso, quase sempre envolvem colocar os componentes internos do Genesis e 32X dentro de um gabinete do Mega Drive 3, o que é legal e tal, mas não tão autêntico quanto gostaríamos. Mas o modder DVIZIX criou uma casca para o Netuno, que pode ser impressa em 3D.
O canal Macho Nacho Productions pegou essa casca e, usando outros mods desenvolvidos por Longhorn Engineer, Infidelity_NES e PCBAssembly99, criou a coisa mais próxima do que poderia ter sido um Netuno, caso o console tivesse realmente existido.
Ainda há alguns detalhes do mod que precisam ser ajustados, como um botão liga/desliga um pouco problemático. No vídeo do canal Macho Nacho, é dito que o custo total para a produção de todas as peças necessárias em seu mod ultrapassou os US$ 300, sem incluir as peças dos sistemas reais da SEGA que você precisará obter.
Fonte: Arkade
O potencial do Sega Neptune residia na possibilidade de ser um console de transição, caso a SEGA tivesse seguido alguns de seus planos iniciais. Um desses planos incluía um adaptador baseado no Projeto Jupiter, que era um console de cartucho desenvolvido com base na tecnologia do Saturn.
O Projeto Jupiter foi concebido para ser compatível tanto com o Mega Drive quanto com o 32X. Isso implicaria na fusão do Projeto Mars com o Mega Drive, ou seja, unir o SEGA 32X com o console de 16 bits da SEGA, resultando no Projeto Netuno.
Esse console teria a potência do Saturn, mas seria compatível com os sistemas da geração anterior, incluindo seu ADDon, juntamente com um adaptador para essa combinação toda a ser usado no Saturn.
No entanto, nenhum desses projetos se concretizou. Para obter informações mais detalhadas, é recomendada a leitura do livro “Service Games”