Children of Morta é o Rogue-like feito sob medida para os fãs deste gênero. Um título que é uma boa escolha para várias sessões de jogo, não apenas por alguns dias, mas por algumas semanas.
.
Muitos jogos deste estilo apresentam uma história básica e logo colocam o jogador no centro da ação, permitindo que ele desfira golpes em todos que aparecem na tela. No entanto, Children of Morta segue uma abordagem diferente, que, para este revisor, se tornou o melhor aspecto do jogo.
Mas do que se trata o título? Vamos ao resumo da história:
A família Bergson tem vigiado o Monte Morta por gerações como os guardiões da montanha mística. Agora, eles enfrentam seu teste mais perigoso como uma família. A corrupção se espalhou, transformando a montanha antes pacífica em um pesadelo violento infestado de monstros.
E é neste ponto que o jogo revela toda a sua singularidade em comparação com outros rogue-likes.
Cavernas, monstros e aperte rápido esse botão
Como todo rogue-like, Children of Morta se concentra nas áreas de cavernas ou em outros mapas que permeiam o mundo de Rea, um mundo perdido entre tantos outros no universo do jogo. O jogador irá explorar algumas partes desse planeta.
No início do jogo, o mundo de Rea é revelado parcialmente, mas de uma maneira sublime, com gráficos extremamente bem elaborados em pixel art, assim como todo o resto do jogo.
Nas aventuras em que o jogador se envolve, explorando o mundo, os labirintos são gerados proceduralmente, apresentando habilidades sempre interessantes que podem, ou não, auxiliar o personagem a sair vivo do local, ou pelo menos ganhar um pouco de dinheiro e experiência para tentar novamente. Pressione o botão direito do mouse agora!
E caso você esteja com algum problema de seguir em frente, não se esqueça, o título permite jogar em Co-op com um companheiro
Os labirintos não são gigantescos; os inimigos e tesouros são cuidadosamente equilibrados, mas tudo se resolve melhor quando o jogador pega a jogabilidade o mais rápido possível. No mouse e teclado, jogar é consideravelmente mais tranquilo em comparação com o uso do controle.
E por falar em morte
Isso foi uma surpresa interessante. Em vez de contar a história do jogo conforme o jogador avança pelos labirintos, isso acontece primordialmente quando o jogador morre. Assim, uma parte da história é revelada, e depois, o jogador pode seguir para melhorar as armas, habilidades e enfrentar o labirinto novamente.
No nível normal, o jogo não é tão punitivo a ponto de deixar o jogador com raiva ou ressentimento. A morte é necessária para que o jogador possa entender melhor as mecânicas dos labirintos enfrentados, aprender a se defender e compreender como cada inimigo age.
Sendo assim, a morte se torna uma verdadeira professora no que diz respeito ao aprendizado da jogabilidade deste título.
A importância da família
Um dos elementos mais importantes do jogo é que tudo gira em torno da família Bergson, que reside em Rea e é uma linhagem de guardiões da região em que vivem. O jogo nos apresenta uma parte inicial da história dessa família, que enfrenta uma variedade de dramas.
Com filhos perdidos, um lar à beira da destruição, os Bergson são encarregados de fazer a sua parte para restaurar o equilíbrio do planeta. E, para isso, o jogador escolherá um dos membros da família para seguir nessa jornada:
- John, o Guerreiro
- Linda, a Arqueira
- Kevin, o Assassino
- Mark, o Monge
- Lucy, o Piromaníaco
- Joey, o Porradeiro
- Apan, o Curandeiro
Cada personagem possui habilidades únicas, como demonstrado anteriormente de maneira clara, e formas de ataque diferenciadas. Aqui, dependerá do jogador escolher o personagem que melhor se adapta ao seu estilo para avançar em sua jornada.
Gráficos exuberantes
Nesta seara o jogo pegou bem pesado – e de forma linda. Este revisor que vos fala ficou admirado com o uso da pixel art neste jogo.
Títulos que utilizam gráficos em modo 2D enfrentam um desafio adicional para retratar expressões de personagens 2D, mas a Dead Mage conseguiu realizar um trabalho primoroso nesse aspecto.
Na verdade, não é apenas a expressão dos personagens que está muito bem trabalhada, mas sim todo o ambiente ao redor deles e os inimigos que buscam eliminá-los.
O trabalho gráfico neste jogo é verdadeiramente excepcional, e é possível imaginar como seria se mais jogos tivessem sido lançados nesse estilo durante a era do PS2 e Dreamcast. Mesmo com a predominância dos gráficos 3D naquela época, os jogos em 2D ainda têm um apelo especial e são fascinantes de se criar.
O mundo de Rea, em Children of Morta, é uma verdadeira obra-prima que certamente encanta os olhos de qualquer jogador.
Sussurros e audição acurada
Outra área em que Children of Morta se destaca é a sua trilha sonora. As músicas criadas para o jogo são bem adequadas ao universo que foi desenvolvido. Embora ainda não haja músicas memoráveis, elas conseguem transportar efetivamente o jogador para o ambiente do jogo.
Os efeitos sonoros são de alta qualidade e se harmonizam perfeitamente com a experiência de jogo. Isso é crucial, especialmente porque, para se sentir imerso no universo proposto, além dos gráficos, seja em 2D ou 3D, a trilha sonora e a ambientação auditiva precisam ser convincentes.
Conclusão
Children of Morta é um título bastante coeso em relação ao que se propõe a realizar e, de fato, uma grata surpresa, assim como muitos outros jogos independentes por aí, apresentando uma história instigante.
O jogo foi lançado para Windows em 3 de setembro de 2019, para PlayStation 4 e Xbox One em 15 de outubro de 2019, e para o Nintendo Switch em 20 de novembro de 2019.
Ele recebeu notas bem altas na Famitsu (33/40), GameSpot 80/100 e Harcore Gamer 90/100. Então é um título em alta conta o Children of Morta.
O jogo se encontra no Steam (R$ 47,49), PSN (R$ 91,50), Live (R$ 82,45) e Eshop (R$ 110,00).
Novamente, se você curte o gênero rogue-like, este é o título que vai te prender por horas e horas e horas e horas. Com a forma de contar história relativamente diferente dos demais jogos do mesmo gênero, Children of Morta vai te deixar grudado na tela do PC ou na sua TV.
A Comunidade Mega Drive recebeu a chave do jogo para análise do mesmo.