Em 2023 tivemos alguns consoles que completaram 45 anos de existência e que, no entanto, ou não foram lembrados a contento ou, sequer nem isso. Então a Comunidade Mega Drive vem trazer um breve texto sobre estes consoles que completaram 45 anos, e este que vos fala dá a certeza que só jogou um deles, o resto só conheceu depois pela Wikipedia da vida.
.
Bally Astrocade
O Bally Astrocade, lançado na década de 1970, era um console inovador para a época, oferecendo recursos avançados e um design robusto. Com uma biblioteca de jogos diversificada e capacidades gráficas impressionantes para a sua era, destacava-se pelo hardware poderoso, permitindo experiências de jogo mais complexas e envolventes. Seu controle com um teclado numérico e um joystick integrado proporcionava uma interação diferenciada nos jogos, trazendo uma variedade de experiências únicas para os jogadores da época.
Apesar de não ter alcançado a mesma fama que outros consoles da sua geração, o Bally Astrocade deixou sua marca na história dos videogames. Sua capacidade de reprodução de áudio e gráficos, além da gama diversificada de jogos, influenciou indiretamente o desenvolvimento de futuros consoles, ajudando a moldar o panorama dos videogames com sua inovação técnica e design único. Ainda hoje, é lembrado como um dispositivo precursor que contribuiu para a evolução dos jogos eletrônicos.
Este são alguns jogos do sistema:
Astro Battle – Este jogo era uma versão do clássico Space Invaders, oferecendo uma experiência de tiro espacial envolvente, desafiadora e repleta de ação. Os jogadores controlavam uma nave espacial e enfrentavam hordas de inimigos alienígenas em um campo de batalha intergaláctico.
The Incredible Wizard – Um jogo de aventura e labirinto que desafiava os jogadores a navegarem por diferentes cenários, enfrentando obstáculos e inimigos para alcançar objetivos específicos. Era conhecido pela sua jogabilidade desafiadora e pela variedade de níveis.
Gun Fight – Este jogo era uma versão do clássico duelo no velho oeste. Os jogadores assumiam o papel de pistoleiros em um tiroteio de dois jogadores, utilizando os controles do console para mirar e atirar um no outro em um ambiente simplificado, mas competitivo.
Magnavox Odyssey²
O Magnavox Odyssey 2, lançado em 1978, foi um console de videogame que trouxe uma série de inovações para sua época. Ele se destacou por ser um dos primeiros sistemas a oferecer jogos em cartuchos, expandindo as possibilidades de jogabilidade em comparação com seu antecessor, o Odyssey original. Além disso, apresentava um teclado embutido que permitia interações mais complexas nos jogos e oferecia uma experiência de jogo mais dinâmica e diversificada.
Com uma biblioteca de jogos variada e peculiar, o Odyssey 2 contava com títulos que exploravam diferentes gêneros e mecânicas de jogo. Jogos como K.C. Munchkin!, Quest for the Rings e Pick Axe Pete! desafiava os jogadores com uma aventura de plataforma envolvente, repleta de obstáculos e desafios progressivamente complexos. Esses jogos contribuíram para a diversidade e o apelo do Odyssey 2 entre os entusiastas de videogames naquela era.
Este são alguns jogos do sistema:
K.C. Munchkin! – Um jogo que lembrava o clássico Pac-Man, com labirintos dinâmicos e estratégias para coletar pontos enquanto evitava inimigos. Era uma versão única e cativante do gênero.
Quest for the Rings – Um jogo de tabuleiro eletrônico que misturava elementos de RPG e aventura. Os jogadores usavam um teclado de membrana para interagir, explorando um mundo fictício e buscando anéis mágicos, proporcionando uma experiência inovadora na época.
Pick Axe Pete! – Uma aventura de plataforma que colocava os jogadores no controle de Pete, um mineiro em busca de tesouros em cavernas desafiadoras. Reconhecido pela jogabilidade envolvente e desafios progressivamente complexos, era um dos destaques da plataforma.
1292 Advanced Programmable Video System
O 1292 Advanced Programmable Video System foi um console de videogame lançado pela empresa inglesa Radofin Electronics, no final dos anos 1970, mais exatamente em 1978, há 45 anos. O console oferecia uma ampla gama de jogos e se destacava por sua inovadora capacidade de permitir a programação de jogos pelo usuário. Isso possibilitava aos jogadores criar e desenvolver seus próprios jogos, proporcionando uma experiência única de personalização e criatividade dentro do mundo dos videogames.
Com sua arquitetura técnica peculiar, o console 1292 apresentava uma biblioteca diversificada de jogos, abrangendo desde títulos de esportes até aventuras e quebra-cabeças. Sua capacidade de suportar programação personalizada e a possibilidade de expansão de hardware tornaram-no uma plataforma intrigante para entusiastas de tecnologia e programação.
Apesar de não ter alcançado a mesma notoriedade que alguns de seus contemporâneos, o 1292 Advanced Programmable Video System deixou sua marca como um dispositivo que não apenas permitia aos usuários jogar, mas também criar e explorar os limites da programação de jogos.
APF-MP1000
O APF Microcomputer System, lançado pela APF Electronics no final dos anos 1970, exatamente há 45 anos, foi um sistema multifuncional que combinava capacidades de computador pessoal e console de videogame.
Uma de suas características marcantes era o teclado embutido, que permitia aos usuários programar em BASIC e desfrutar de uma variedade de aplicativos educacionais, além dos jogos disponíveis. Isso o diferenciava significativamente de muitos consoles de sua época, oferecendo uma experiência mais versátil e educativa.
O sistema tinha uma biblioteca modesta de jogos, mas alguns títulos se destacavam, como o Space Destroyers e o Maze Maniac. Esses jogos, embora simples em termos de gráficos e mecânicas de jogo, proporcionavam diversão e desafio aos jogadores. Além disso, sua capacidade de programação e acesso a aplicativos educacionais ofereciam uma abordagem mais ampla para os usuários, promovendo tanto entretenimento quanto aprendizado por meio do uso do sistema.
Estes foram os consoles que eu consegui pesquisar no Wikipedia que completamente 45 anos agora em 2023. Pode ser que haja mais ou que alguns dados estejam errados.
De toda forma, o texto criado é uma forma de comemorar estes 45 anos e, principalmente, de deixar um registro histórico sobre estes consoles. Se outros canais e sites fizeram o mesmo – provavelmente não sou público destes -, eu, desde já, agradeço em elencar de forma parcimoniosa a lembrança destes consoles.
A quem não o fez, urjo com a necessidade que se façam vídeos ou textos sobre estes consoles, pois eles fazem parte da nossa cultura gamer e não podemos deixar que sejam esquecidos pelas brumas do tempo.
Fontes: Wikipedia – Second Generation of the Videogame, Computer Fandom Wikia, nightfall, Retroconsoles Wikia