Em 1994 a Rare deu uma reviravolta na cabeça de todo mundo quando lançaram Donkey Kong Country para o Super Nintendo. Os seus gráficos pré-renderizados, animação fluída e a ressurreição de um personagem basicamente esquecido pela Nintendo foi algo que surpreendeu muitas pessoas, sejam fãs ou não da Nintendo. Neste mesmo período a SEGA estava com o domínio do mercado gamer americano, mas mesmo com isso, havia um continuo declínio de vendas do SEGA Genesis contra o Super Nintendo. Vectorman seria a solução?
.
A empresa, mãe do Sonic, precisava de mais jogos, títulos que fizessem a diferença para o seu sistema. Enquanto que a SEGA da America tinha a mentalidade de usar o máximo possível o SEGA Genesis (Mega Drive para os íntimos) nos EUA e Canadá, a Sega do Japão em meados de 1994 só pensava em lançar o Sega Saturno e deixar o console de 16-bit de lado.
E como manter o interesse do público americano no SEGA Genesis? Jogos, mais jogos e muitos mais jogos. Eu disse que precisariam de jogos? Então vários títulos interessantes surgiram àquela época. Ristar, Comix Zone, Sonic 3, Sonic & Knuckles, entre muitos outros. Mas, ainda assim, falta um título para “bater” de frente com o Donkey Kong Country.
Então numa parceria entre a BlueSky Software, que conhecia o hardware do Sega Genesis por já ter feito títulos como Arial The Little Mermaid, Jurassic Park, NFL Sports Talk Football ’93, Starflight, entre tantos outros, a SEGA contratou a empresa para criar Vectorman.
O desenvolvimento do jogo foi suave e simples porque a BlueSky tinha o conhecimento técnico avançado sob o sistema, assim como aconteceu com a Treasure, por exemplo. A criação do título foi tão “simples” que os desenvolvedores da empresa conseguiram deixar que o jogo roda-se em fluídos 60 fps, um marco impressionante para a época.
A SEGA teve pouco envolvimento na produção do jogo, participando mais ativamente apenas nos últimos meses de lançamento do mesmo. Deixo aqui uma pergunta, será que Vectorman conseguiu bater de frente com Donkey Kong Country na sua opinião ou é apenas um ótimo jogo padrão SEGA?
Aproveitando, veja a nossa live que fizemos desse jogo no Canal da Comunidade Mega Drive no YouTube.