Daqui a pouco (ou provavelmente já deve ter passado para quem ler este artigo futuramente) o Mega Drive terá completado 35 anos de existência e a Comunidade Mega Drive propôs um desafio. Jogar 35 jogos para os 35 anos do console de 16-bit da SEGA.
.
O Mega Drive, também conhecido como SEGA Genesis nos EUA, foi lançado oficialmente no Japão no dia 29 de Outubro de 1988. Nos EUA foi no dia 14 de Agosto de 1989. Na Europa, mais exatamente no Reino Unido, foi no dia 14 de setembro de 1990 e no Brasil foi em dezembro do mesmo ano.
Este console talvez seja o maior sucesso da SEGA até hoje, pois bateu de frente com o Super Nintendo no maior mercado de jogos do planeta, que é os EUA e, também, brigou bem com o sistema da Nintendo no Brasil e na Europa, mas patinou onde mais deveria fazer sucesso, no caso, lá no Japão.
Mas esta história todo mundo já sabe e, portanto, não vamos repetir mais uma vez para deixar o leitor desinteressado. Este artigo em questão, na verdade, é uma forma de guiar aqueles que pouco conhecem o sistema ou apenas jogam sempre o mais do mesmo, Sonic, Streets of Rage, Golden Axe, Altered Beast e Shinobi, basicamente todos os jogos da SEGA.
A minha proposta aqui é caminhar o jogador por títulos que não são da SEGA e que, talvez, sejam pouco conhecidos pelo grande público, outros já bem conhecidos, mas que precisam ser citados, onde, até mesmo, as franquias que caso eu venha a citar, talvez indique por inteiro todos os jogos lançados para o Mega Drive.
Aqui não há nenhuma ordem de preferência. Outra questão é que aqui é uma escolha completamente pessoal dos 35 jogos, assim sendo não representando de forma alguma consenso geral para os demais representantes da Comunidade Mega Drive.
Após falar um pouco dos 35 jogos, haverá um link para um zip com os 35 títulos, ou um pouco mais, salvos no archive.org. Então vamos a eles?
Starflight
Quero começar com algo diferente e o jogo que melhor se encaixa com esta palavra é Starflight. Um título criado originalmente para o PC-DOS, ele leva o jogador a explorar uma galáxia com um pouco mais de 800 planetas. Alguns podendo ser explorados, outros apenas analisados. E o pessoal por aí falando de No Man’s Sky ou Starfield.
Thunder Force IV
Poderia colocar aqui Thunder Force III, Truxton, Air Buster e tantos outros jogos de navinha, mas, sinceramente, é em Thunder Force IV que vemos do que o Mega Drive é capaz de fazer neste quesito e deixar a pessoa com vontade de ir atrás dos outros shumps que o console tem. Na lista de 35 jogos tem espaço para este e muitos outros títulos.
Crusader of Centy
Ahhhh, mas o Mega Drive não tem RPG. O Super Nintendo é melhor neste quesito. Bem, de uma certa forma, o console da Nintendo sim tem mais títulos desse gênero e que chamam atenção, mas aqui temos um exemplo de um título gostoso de se jogar. Vale a pena dar uma conferida.
DecapAttack
Este é um jogo de plataforma do Mega Drive que, sinceramente, é um dos melhores do sistema. Ele é um pixel swap do (procurando no Wikipedia) Magical Hat no Buttobi Turbo! Daibouken e essa troca não pode ficar mais do que perfeita para o público ocidental. Sob medida para aqueles que gostam de um título desafiante.
NBA JAM | NBA JAM T.E.
Eu não sou louco de fazer uma lista de 35 jogos sem colocar, pelo menos, um título de esporte! Principalmente pelo fato que o Sega Genesis, fez um grande sucesso nos EUA por conta dos diversos jogos que a EA Sports trouxe para o sistema e que, de certa forma, também amealhou muitos fãs aqui no Brasil.
Lotus Turbo Challenge | Lotus II: RECS
Lotus II R-E-C-S
Lotus Turbo Challenge
Aqui sinceramente não posso colocar o primeiro jogo, que na verdade é o segundo, mas é que o primeiro título não foi lançado para o Mega Drive, sem também colocar o RECS. Então fica aqui a dica para jogar os dois títulos que, de certa forma, deram origem a um título bem conhecido no Super Nintendo. Um tal de Top Gear.
Magical Taruruuto-kun
Esse foi um jogo que me pegou muito de surpresa. Estava eu na locadora, vi a capa de um vampiro fofinho e resolvi pegar. E eu fiquei abismado pelo colorido do título como um todo e da sua dificuldade crescente e gostosa! O jogo era todo em japonês – e se fosse em inglês não ia entender nada mesmo -, mas isso não me impediu de me divertir muito com ele. Anos depois, no advento da Internet, vim a descobrir que o jogo foi criado pela Game Freak, a mesma empresa por detrás do Pokémon!
Rolling Thunder 2
Como resumir este jogo? BRABO, muito brabo. Primeiras duas telas são fáceis e você acha que vai encarar uma jogatina simples e rápida, mas quando chega no terceiro “mundo” você percebe que a sua missão de espião se torna quase impossível. Um delicioso título que tem uma continuação completamente exclusiva para o Mega Drive. Um ótimo trabalho da Namco.
Série NHL da EA
A tela acima é do NHL 95, mas o Mega Drive recebeu a liga de Hockey americano a partir de 1992 e foi até o 1998. Foi uma das franquias que mais durou no Mega Drive e que vale a pena a jogatina, principalmente se você jogar com um amigo.
Mickey Mania – The Timeless Adventures of Mickey Mouse
A SEGA lançou ao longo da vida do Mega Drive diversos ótimos títulos usando personagens da Disney, entre eles QuackShot, Castle of Illusion e World of Illusion. Fora do escopo da SEGA temos este fantástico Mickey Mania, um título de plataforma firme e preciso, com uma trilha sonora maravilha e um desafio que faz homem barbado chorar.
Super Street Fighter II
Aqui é um título que dispensa maiores apresentações, mas que precisa estar na lista dos 35 jogos para serem conhecidos e jogados no Mega Drive. Na minha opinião um port respeitável e que vale a pena a jogatina.
Franquia Road Rash
Road Rash
Road Rash II
Road Rash 3
Rapaz, aqui está uma franquia que representa muito bem o Sega Genesis para mim. Um jogo bruto, divertido, com uma trilha sonora que rasga o Yamaha 2612 e, acima de tudo, bem diferente dos demais jogos que tínhamos na época. A série Road Rash precisa ser jogada em suas três partes, mesmo que, para mim, o melhor episódio seja o II e o mais fraco o 3, ainda assim merece uma jogatina por todos.
Flashback – The Quest for Identity
Este título foi lançado em diversas plataformas, entre elas para o Super Nintendo, mas eu particularmente prefiro a versão do Mega Drive por ter uma animação mais suave tanto na jogatina quanto nas apresentações de “CG“. Um verdadeiro quebra-cabeça, é um título para poucos, mas que tem uma história muito boa.
Evander Holyfield’s ‘Real Deal’ Boxing
Nos anos de 1990 o Boxe estava em alta na televisão e era comum ver na Globo, ou era SBT – sei lá, não me lembro direito agora – lutas diversas principalmente do Evander Holyfield e Mike Tyson. Então temos esse título que, sem sombra de dúvida, nos traz uma boa sensação do que é estar numa arena de Boxe.
The Adventures of Batman & Robin
Este jogo não é para os frascos e comprimidos. Um título onde a primeira fase demora, no mínimo, uns 30 minutos já demostra a maratona desafiante a frente. E o mais louco de tudo é que o jogo não fica apenas no modo de plataforma. Você também tem navinha no meio e outras loucuras. Sinceramente é um jogo que é um desafio pessoal para mim, pois eu nunca finalizei essa bagaça!!!
Battle Mania
Um jogo de navinha que não é um jogo de navinha. Battle Mania traz uma dificuldade envolvente e rápida que, sinceramente, faz a diferença em muitos jogos do Mega Drive. A sua jogabilidade bem precisa também ajuda bastante a apreciar este jogo.
Fighting Masters
Antes de qualquer Mortal Kombat, Street Fighter ou algum port dos jogos da SNK tivemos o Fighting Master, um jogo que, no mínimo, diverte! E como diverte.
Side Pocket
Acredito que assim como eu, muitos que, por ventura, venham a ler o artigo tenham se divertido por demais com o Side Pocket e aqueles que querem sair do comum, é um título que vale a pena a conferida, principalmente se você conseguir jogar com um amigo. Vale aqui a menção honrosa da continuação desse jogo, que também tem para o Mega Drive. Chamado de Minnesota Fats – Pool Legend.
El Viento
El Viento é o primeiro jogo de uma trilogia continuada com Earnest Evans e terminada por Anett Futatabi. Não posso dizer muito pelo último jogo -, pois ainda não o joguei -, mas El Viento se comparado com Earnest Evans é um verdadeiro primor em jogatina, trilha sonora e desafio, eu sinceramente não sei o que o Wolfteam bebeu quando estavam fazendo o jogo da cópia de Indiana Jones.
Franquia Strike
Desert Strike
Jungle Strike
Urban Strike
Outra franquia que eu não poderia indicar apenas um dos títulos. A franquia Strike foi algo extremamente arrebatador, principalmente o primeiro que saiu um pouco depois da Guerra do Golfo. Uma trilogia imperdível que vale a conferida. Ah, só uma ressalva, não é um jogo fácil!
Zombies Ate My Neighbors
Um divertidíssimo jogo top-down da LucasArts que vale muito a pena conhecer. É até mesmo um jogo bem escondido já que o Super Nintendo também ganhou a sua versão.
Two Crude Dudes
Vou resumir este jogo da seguinte forma: Você pode levantar levantar tanques e jogá-los contra inimigos. Confira.
Twinkle Tale
Mais um jogo de navinha que não é um jogo de navinha. Você controla uma bruxinha para passar pelas fases e não é uma missão nada fácil. A segunda fase em diante é pedreira pura e faz você ranger os dentes!
Konami: Teenage Mutant Ninja Turtles – The Hyperstone Heist | Tiny Toon Adventures – Buster’s Hidden Treasure | Rocket Knight Adventures | Castlevania: Bloodlines | Contra: Hard Corps
Teenage Mutant Ninja Turtles - The Hyperstone Heist
Tiny Toons Adventures - Buster's Hidden Treasure
Rocket Knight Adventures
Castlevania: Bloodlines
Contra: Hard Corps
Aqui não tem jeito senhores, estes que eu escolhi são jogos muito bons para eu deixar de fora, então vai uma lista de títulos BONS da Konami que valem a pena a conferida e destes, Tiny Toon, Contra e Tartarugas Ninjas são obrigatórios!
A Treasure trouxe uma qualidade ímpar em seus jogos para o Mega Drive. A empresa conseguiu, literalmente, tirar tudo o que era possível tirar do MC68000 naquela época e, então, nos deu títulos incríveis, como Alien Soldier, Dynamite Headdy e Gunstar Heroes. Todos eles completamente imperdíveis.
Earthworm Jim
O segundo jogo é espetacular, mas esse primeiro título foi um dos títulos mais nonsense que eu já joguei na minha vida. Uma minhoca com uma roupa espacial e uma pistola andando num lixão na primeira fase e lançando vacas para o espaço. Parabéns Virgin, capturou a minha atenção logo de cara!
FIFA International Soccer
Eu poderia colocar a franquia inteira do Fifa Soccer aqui, mas, sinceramente? Foi esse primeiro jogo que eu peguei, o primeiro, o original e como foi gostoso de jogar. Principalmente quando fazia campeonatos com os primos e a gente deixava a CPU controlar os jogos quando era um time de cada um contra o outro.
Gargoyles
Baseado num “sinistro” desenho da Disney. Temos aqui um título de plataforma que faz você apanhar logo na primeira fase. Assim como muitos outros jogos do Mega Drive, este é um daqueles destes 35 jogos escolhidos que fazem você ou continuar a jogatina ou parar logo na primeira fase.
Advanced Busterhawk Gleylancer
Vamos para mais um joguinho de navinha, neste caso Gleylancer é um título que segue passos bem parecidos com o Thunder Force III, mas isso não significa que seja algo ruim. Mas sim que é um título a se conhecer e tentar finalizar!
Pit-Fighter
Este jogo claro que não poderia faltar. Aqui também a indicação é pequena. Neste caso é algo como: Um título que a gente achava que tinha tudo a ver com o Grande Dragão Branco. Continuemos.
Splatterhouse 2
Um jogo PESADO que saiu gostosamente para o Mega Drive e que é sempre bom jogar no dia das Bruxas. Vai aqui uma menção honrosa para o Splatterhouse 3. Na verdade os dois jogos são uma boa pedida para uma jogatina suave.
SubTerrania
Este jogo… esse título… essa contratura… essa GRAVIDADE MALDITA. Conheça o jogo e tenha raiva como eu.
Flink
Este é um jogo bem obscuro, tão obscuro que as cores são bem escuras. Um título europeu, Flink até nem parece um jogo de Mega Drive do quão bem trabalhado ele é. Esse merece uma espiada. E caso queiram conhecer mais da Psygnosys, eu recomendo fortemente jogarem The Adventures of Lomax, o sucessor espiritual deste jogo de Mega Drive, lançado para o PSX.
Populous
Um outro port de PC para o Mega Drive e neste daqui você brinca de deus. É um título que requer paciência, estudo e não tem tiros para todos os lados. Prepara-se para sentar a bunda na cadeira e passar horas – ou apenas minutos – jogando.
Franquia Mortal Kombat
Mortal Kombat
Mortal Kombat II
Mortal Kombat 3
Ultimate Mortal Kombat III
ABACABB. Só tenho isso a dizer nesta indicação de 35 jogos para se jogar.
Alien³
Quem falar que a versão do Super Nintendo é melhor que este jogo fora de série, só digo o seguinte para vocês: ESTÃO TODOS LOUCOS. Alien³ não tem nada a ver com o filme em questão. O pessoal que criou o jogo deve ter assistido metade do segundo filme e metade do terceiro filme e tacou uma mistureba danada dos dois e isso não deixou o jogo menos ruim, na verdade, para mim, um dos melhores jogos do Mega Drive e se você jogar e morrer por falta de bala ou tempo é porque és ruim mesmo!
E aqui, abaixo, está o link para os +/- 35 jogos para vocês baixaram e jogarem nos seus everdrives ou emuladores.