O presidente e COO da Sega, Yukio Sugino, disse que está sendo difícil adaptar o Sega Saturn em um console em miniatura.
Em entrevista à Famitsu (traduzido pelo VGC), o chefe da Sega disse: “O Sega Saturn possui uma performance surpreendentemente alta, então a dificuldade de miniaturização também é alta. Não acredito que seja uma questão de dizer ‘vamos fazer outro porque vende bem’, parece que vai levar um pouco mais de tempo. Gostaria de pensar nisso quando estivermos em uma situação em que possamos desenvolvê-lo abertamente junto com as pessoas que sempre amaram o Sega Saturn e o Dreamcast.”
Em termos de desempenho, embora não seja uma comparação perfeita, o Sega Saturn foi lançado na mesma geração de consoles que o Sony PlayStation e o Nintendo 64.
Enquanto a Sony lançou um console clássico do PlayStation, a Nintendo ainda não continuou a tendência que popularizou de lançar consoles em miniatura. Se o fizesse, o próximo provavelmente seria o Nintendo 64.
Em junho do ano passado, o produtor de hardware clássico da Sega, Yosuke Okunari, afirmou que havia considerado produzir versões em miniatura dos consoles clássicos, mas afirmou que o custo de produção das peças para um Dreamcast ou Saturn seria proibitivamente caro.
Ao anunciar o console Mega Drive Mini 2 da empresa, Okunari disse: “Alguns de vocês podem dizer ‘Isso não é um Sega Saturn Mini’ ou ‘Eu queria um Dreamcast mini’, não é que não tenhamos pensado nessa direção.”
Em outubro de 2022, a Sega realizou uma pesquisa com alguns clientes do Mega Drive Mini 2 no Japão para descobrir qual sistema em miniatura eles gostariam de ver a seguir.
O Dreamcast foi o último console doméstico da Sega, marcando o fim da participação da empresa japonesa no mercado de hardware de consoles por quase 20 anos.
Apesar de sua curta duração, o console produziu muitas franquias de jogos aclamadas pela crítica, incluindo Shenmue, Soul Calibur, Phantasy Star Online, Crazy Taxi, Jet Set Radio e Rez.
Até o momento, a Sega lançou dois mini-consoles. O primeiro Mega Drive Mini foi lançado em 2019 e incluía 42 jogos, com as bibliotecas variando por região. Ele também trouxe novas versões de Darius e Tetris, que nunca haviam sido lançadas antes.
Tradução via ChatGPT.
Fonte: VGC
Opinião do autor: Tanto o NES Mini quanto o SNES, assim como o Mega Drive e o PSX em relançamentos mini não tiveram problemas porque usaram emulação. Acredito que aqui não é o caso de ser difícil, mas sim, simplesmente pelo fato que o Sega Saturn não teve uma penetração tão boa no mercado ocidental quanto o Mega Drive.
Talvez o Dreamcast viesse a ter mais sucesso? Provavelmente, mas acredito que a mania dos minis já foi pro espaço.