Este artigo foi um pedido de um grande amigo dos grupos de zap da vida, um cara que gosta muito do Sega Saturn, ao ponto de colocar ele no Canal 13 Rio de Janeiro num ginásio, agora nem me lembro se foi no final de 2022 ou no começo de 2023, onde lá estava fazendo, pelo menos, uns 40ºC! A Microsoft deveria comprar a SEGA? Ou porque a sanha do pessoal em querer que a SEGA seja comprada pela Microsoft.
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É interessante ver esse tipo de movimentação para com este pensamento, principalmente pelo fato de que a Microsoft tem uma entrada mínima, ou quase nula, no mercado japonês. Vendo no aspecto mercadológico faria sentido a empresa americana ter um pé no Japão. Sim, claro, temos a Tango Softworks que tem jogos na sua biblioteca como The Evil Within 1 e 2, Ghostwire: Tokyo e Hi-Fi Rush, mas, apesar disto, não foram suficientes para alçar voos maiores da Microsoft no terreno nipônico.
Sabemos, pela história, que o XboX lançado na geração Dreamcast, PlayStation 2, não fizera nenhum sucesso no Japão, em contrapartida, com uma boa investida da Microsoft, o XBoX 360, vendeu até relativamente bem para um produto americano, mas ainda assim, não arranhou nem de longe a popularidade do PS3 e do Wii no mercado japonês.
E por que isto é importante? Pelo simples fato que o Japão é o terceiro mercado consumidor de jogos eletrônicos no planeta, atrás apenas da China e Estados Unidos e quando você, como empresa, não tem uma importância ali, está perdendo basicamente 1/3 dos consumidores do mundo e estar neste meio é, sem meio termos e outras palavras, um trabalho gigantesco para uma empresa de fora fincar os pés por lá.
Seja por conta de diversas leis restritas que dão trabalho para estrangeiros comprarem empresas nipônicas, seja por conta da própria cultura xenofóbica ali perene, é de praxe que a Microsoft tenta, mas não consegue se estabelecer bem por lá.
Essa ideia da SEGA ser comprada pela Microsoft, eu acredito, se dá porque elas foram parceiras no passado. Muitos acham que a parceria começou ali pelo Dreamcast, onde a Microsoft providenciou um Windows CE compatível para o console da SEGA para a criação de jogos – foram poucos que usaram as bibliotecas de criação da Microsoft naquele tempo em questão. Mas vocês sabiam que essa parceria é ainda mais antiga? Onde em 1994 surgiu rumores que a Microsoft estaria fazendo uma parceria com a SEGA para a empresa americana criar um Sistema Operacional para o Sega Saturn?
Claro que depois vieram as mais diversas declarações de ambas as partes – ou a falta delas – e que, no fim nada mais foi relatado sobre essa possível parceria, até que, a real delas veio com o Dreamcast, alguns anos depois.
Com a experiência que a Microsoft obteve com o Dreamcast – talvez durante o tempo de desenvolvimento do console, eu acredito que o Xbox original não deixe de ser um filho bastardo entre a SEGA e a Microsoft ao ponto de termos uma certa semelha no design do controle entre o XBoX e o Dreamcast.
E a parceria ainda não acabou aí, quando a SEGA deixou de ser uma produtora de consoles, diversos jogos que eram da SEGA, e exclusivos do Dreamcast, acabaram saindo para o Dreamcast e o negócio foi tão longe que a placa de arcade SEGA Chihiro fora baseada no hardware que dava força ao XboX.
Podemos colocar que, de certa forma, a parceria entre as duas empresas foi bem rica e saudosa. Muitos falam que a Microsoft compra os estúdios para matar ou enterrar eles, mas o que acontece é que antes dos estúdios produzirem alguma coisa se faz necessário uma reestruturação. Trazer os projetos a tona, cancelar o que não vale a pena e focar no que pode ser produzido.
A RARE estava indo para o saco ali no fim do Nintendo 64, a compra pela Microsoft fez uma grande diferença para empresa. E a mesma lançou alguns títulos interessantes para os consoles da Microsoft, como Kameo: Elements of Power, Perfect Dark Zero, Banjo-Kazooei: Nuts & Bolts, Killer Instinct e um MMO de pirata dos mais jogados no One / Series, Sea of Thieves.
Claro que temos as empresas sob o julgo da Zenimax e que de inédito tivemos o delicioso Hi-Fi Rush, o não exclusivo Deathloop e, em breve, finalmente algo grandioso que é o Starfield. Mas, ainda sim, eu concordo que falta jogo para a ruma de empresa que a Microsoft comprou.
A SEGA precisa ser comprada pela Microsoft? Eu não acredito que precise, principalmente pelo fato que ela anda muito bem das pernas com os jogos como Like a Dragoon, os Sonic, Two-point, Football Manager, Total War, Bayonetta, Devil Summoner, Etrian Odyssey, Megami Tensei, Persona, Sakura Wars entre muitos outros. Sem contar que a mesma ainda tem a entrada da grana por parte da Sammy, ali com os cassinos, hoteis, campos de golfe e os infindáveis pachinkos, que são uma mania nacional no Japão.
Teríamos alguma coisa a ganhar com uma possível compra da SEGA por parte da Microsoft? Eu acredito que nesta questão entra aqui o meu coração retro, se trouxerem ip’s esquecidas dos anos de 1980 e 1990 para a atualidade, seria uma boa, MAS, aqui tem um agravante, o retrogamer não é o grande público dos dias atuais. Damos uma boa grana, mas não somos aqueles que dão os bilhões de dólares para as empresas nos dias de hoje e aqui só seria o desejo de um velho gamer em querer rever velhas franquias voltando a ativa.
Então, no final, a Microsoft deveria comprar a SEGA agora que a aquisição da ABK está quase selada? Não, quem sabe daqui a uns 2 anos eu mude de opinião? E para você, o que acha dessa ideia da Microsoft possivelmente comprar a SEGA?