Quem teve um PC nos anos de 1990, ou teve acesso a um, certamente teve de encarar a tela preta que compõe a capa deste pequeno artigo. Este é o Microsoft Disk Operation System, ou, simplesmente MS-DOS.
O DOS foi um sistema operacional essencial para os Computadores Pessoais, ou PCs, baseados na arquitetura x86 (dos famosos processadores da Intel, 286, 386, 486) de processadores e que, por sua vez, eram baseados nos computadores pessoais da IBM, uma gigante na época lá dos anos de 1980.
E o que consistia esse Sistema Operacional?
As principais funções do DOS incluem gerenciamento de arquivos, gerenciamento de disco, execução de programas e acesso a periféricos, como impressoras e disquetes. Ele também fornece comandos básicos para a realização de tarefas administrativas, como cópia de arquivos, formatação de discos e exibição de informações de sistema.
Tirando isto de lado, ele também serviu, durante muito tempo, como ponto inicial para que o Windows pudesse ser iniciado, antes através de linha de comando, e depois de forma mais automática. O próprio DOS foi integrado ao Windows 9x (95, 98, Me) e virou um disco de recuperação para o Windows XP, Vista e 7 – pelo que eu me lembro.
Mas não estamos aqui para falar de tecnicidades, mas sim um pouco dos jogos que saíram neste sistema.
Muitos Jogos
O DOS no seu tempo de vida, recebeu uma quantidade quase que imensurável de títulos. Eu acredito que pelo número deve bater, de longe, a quantidade de jogos que saíram para arcades e os consoles de segunda e terceira geração, pois, imagine o seguinte.
O sistema operacional foi criado em 1981 e foi até os anos 2000. Neste ínterim aí foram 19 anos de existência. Quando o Windows 9x surgiu, jogos ainda foram lançados para o DOS e só começou a diminuir de fato quando o Windows XP foi lançado.
E a variação dos títulos presentes é um absurdo inconteste. Tem jogo de plataforma, simulação, esporte, corrida, point-and-click, puzzle e tantas outras formas que quem tivesse um PC e um disquete podia ser rei com alguns poucos comandos para copiar os jogos – o que era algo de praxe na época.
Claro que, nos anos de 1990, era possível comprar jogos oficiais, principalmente aqueles que eram publicados pela Brasoft.
Jogos em Português no DOS.
E por falar em Brasoft, foi por conta desta publicadora, que o Brasil teve diversos jogos em português, outros que tiveram suas caixas localizadas e, alguns tantos que tiveram até dublagem, como é o caso do MegaRace.
A Tectoy fazia o seu trabalho no mundo dos consoles, mas o que a Brasoft fez no PC, juntamente até mesmo com a Microsoft, foi algo de outro mundo, pegando até muita gente de surpresa desse quesito.
E olha que isso é até um pouco estranho, já que ter PC no Brasil nunca foi algo barato, mais difícil ainda que ter console de mesa, mas, ainda assim, nos provamos ser um bom mercado tanto para jogos, como para consumidor final (sejam empresas, sejam pessoas físicas).
Estes são os jogos que eu me lembro dublados ou com textos em português:
- Alone in the Dark 2
- Carmageddon
- Civilization 2
- F-22 Raptor
- Full Throttle
- Outlaws
- Outlive
- Simcity 2000
- Warcraft 2
E isto é um entre muitos outros que eu sequer devo ter entrado em contato.
Muita coisa para se jogar no DOS.
Se já é complicado fazer uma lista do que se jogar em cada sistema que já foi lançado, imagina aí tentar jogar os títulos que foram lançados para o DOS? Entre problemas de compatibilidade com os sistemas atuais e, até mesmo, perda de dados dos jogos, onde não se tem notícia onde estão os arquivos do mesmo, é um belo problema para se conseguir rodar bem os jogos.
Mas isto é minorado com o emulador DOS-BOX, onde mexendo aqui e acolá consegue rodar vários títulos que foram lançados para o sistema, desde 1981 até os anos 2000. A pergunta que fica, mas que títulos jogar?
Vou dar uma recomendação daquilo que eu peguei na época, sem me ater o porquê da indicação, somente o nome do jogo, porque é muita coisa mesmo. Depois quem sabe e eventualmente, eu faça um texto falando um pouco da experiência que eu tive com os jogos de DOS.
Vamos lá?
- Abuse
- After Life
- Alone in the Dark
- Alone in the Dark 2
- Alone in the Dark 3
- Blood
- Caesar
- CAlifornia Games
- Carmageddon
- Chaos Control
- Command & Conquer
- Commander Keen
- ConstructorCyberia
- DArk Seed
- Dark Sun
- Days of Thunder
- Descent
- Destruction Derby
- Discworld
- DOOM
- DOOM II
- Dragon’s Lair
- Duke Nukem 3D
- Duke Nukum
- Dune
- Dune II
- Fallout
- FIFA INTERNATIONAL SOCCER
- Fifa Soccer 97
- Final DOOM
- Flashback
- Full Throttle
- Gabriel Knight
- Grand Prix Unlimited
- Grand Prix II
- Grand Theft Auto
- Grant Theft Auto: London
- Hard Drivin’
- Hard Drivin’ II
- Heretic
- Heroes of Might and Magic 1 e 2
- Hexen
- Indiana Jones and the Fate of Atlantis
- Indiana Jones and the Last Crusade
- Indianapolis 500: The simulation
- Lemmings
- Maniac Mansion
- Maniac Mansion: Day of the Tentacle
- Mechwarrior 2
- Megarace
- MegaRace 2
- Mortal Kombat
- Nascar Racing
- NBA Live 97
- OddWorld
- Pinball Dreams
- Populous
- Populous II
- Prince of Persia
- Prince of Persia 2
- Quarantine
- Quarantine II
- Rise of the Triad
- Sim City
- SimCity 2000
- SimHealth
- Soldiers of Fortune
- Space Ace
- Spear of Destiny
- Spirou
- Star Wars: dark Forces
- Star Wars: Rebel Assault
- Star Wars: Tie Fighter
- Star Wars: X-Wing
- Street Fighter II? The World Warrior
- Street Racer
- Super Street Fighter II Turbo
- Test Drive II
- Test Drive III
- The Incredible Machine
- The Need for Speed
- The Ultimate DOOM
- Warcraft
- Warcraft II
- Wing Commander
- Wing Commander II
- Wing Commander III
- Wing Commander IV
- Wipeout
- Wolfenstein 3D