Home Artigos Desinformação às claras!

Desinformação às claras!

531
0
Desinformação

Desinformação é uma palavra, para mim, extremamente feia. Mais feia que um Puta que Pariu, vai se foder, caralho, porra ou filha da puta. Sério, é o tipo de palavra que ao ver alguém utilizando-a doí por demais no coração.

Mas o que é desinformação? De acordo com o Wikipedia, o pai dos burros:

Desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido. Tem como objetivo influenciar a opinião pública de maneira a proteger interesses privados.

A desinformação serve-se de diversos procedimentos retóricos como a demonização, o esoterismo, a pressuposição, o uso de falácias, mentiras, omissão, sobreinformação, descontextualização, negativismo, generalização, especificação, analogia, metáfora, eufemismo, desorganização do conteúdo, uso de adjetivo dissuasivo, reserva da última palavra ou ordenação da informação preconizada sobre a oposta (ordem nestoriana).

E ao ter canais, sites e pessoas que utilizam-se deste meio pode confundir a quem consome este ou aquele meio de comunicação e, desta forma, propaga dados que não são devidamente acurados e, assim tornando algo que literalmente não tem lógica ou sem nexo como algo verdadeiro e comprovado, sabe-se lá como.

Digo isto porque dia desses assisti um vídeo de um canal onde a desinformação rolou completamente solta em todo o ele. Era um artigo sobre a SEGA, sua história e como ela saiu do comércio de consoles.

A desinformação já começa com uma thumb chamativa e, escrota, onde dá a entender que o Dreamcast é um console ruim. Mas o pior está quando você abre o vídeo e começa a ver o festival de desinformação ao longo dele.

Ao longo da pequena “obra”, onde o narrador é a coisa mais profissional no mesmo – a edição também é boa -, o resto é puro esterco virtual. O nome SEGA é de Secure Games, o Sonic vendeu bilhões de cópias. A Activision ajudou a SEGA e o Game Gear perdeu para o PlayStation, são algumas das informações passadas e que, nem mesmo só pesquisando no Wikipedia, qualquer outro que faça um vídeo sobre a SEGA erraria tanto.

Fica mesmo até a dúvida, será se o canal em questão criou o conteúdo para ter views e reclamações dos fãs da SEGA ou realmente pesquisaram no lugar errado? A primeira opção é bem válida, principalmente pelo fato que muitos canais apelam para thumbs com aquele sentimento de click bait e criam conteúdo errado para o engajamento de raiva de um determinado público. Mas tenho cá minhas dúvidas, principalmente pelo fato que os outros vídeos do mesmo canal não cometem os mesmos erros, ser proposital é queimar-se perante um público.

De toda forma, desinformar e alienar o público só para ganhar clicks e views é uma das coisas mais sem noção que eu vejo por aí na internet e isto, para mim, é um verdadeiro crime. Desinformação por views, que desgosto, que ódio, que desgraça!

Deixo um vídeo dando uma opinião melhor sobre essa questão, caso queiram ver.

Comentários Facebook