Em tempos idos, quando a internet era um pouco mais simplória, ter um canal no YouTube, dava um retorno tão admirável quanto as pessoas que comentavam aquilo que fazíamos. Tempos vem, tempos vão, e o YouTube foi crescendo em complexidade, tendo diversos problemas com Copyright e barrando diversos criadores de conteúdo, seja para vídeos gravados e para lives, criando assim uma péssima barreira para os criadores de conteúdo mais caseiros. Vendo esta brecha, sites como Mixer, Dlive, Twitch e tantos outros, começaram a procurar o seu meio nesse mercado.
Lembro-me, um tempo atrás, que havia uma rede social criada para competir com o Mixer e o Twitch, chamada de Streamcraft. A mesma teve até uma certa fama no Brasil, mas, depois de um tempo, começou a se desmontar de uma forma extremamente rápida ao ponto de simplesmente sumir e não se falar mais nada dela até hoje.
Dentre as plataformas de streaming citadas acima, o Mixer que foi comprada pela Microsoft, é uma das formas de mostrar a sua jogatina no XBoX One, a outra é usando o Twitch, que, na minha opinião, amarra por demais as possibilidades, e por último, seria transmitir para o PC e do PC para as outras redes, mas aí é trabalho demais.
O Twitch é a outra plataforma, que pertence a Amazon e é até interessante. Mas hoje em dia está extremamente impregnada com um público bem tóxico e o crescimento é bem limitado nos dias de hoje.
A Dlive é uma nova rede de streaming que a Comunidade Mega Drive está testando no momento e, até agora, está tendo resultados interessantes para com a mesma. Principalmente pelo fato de que o público retrogamer está se fazendo presente, que apesar de não muito, vem crescendo bastante ultimamente.
Claro que nem tudo são flores. Com o servidor baseado nos EUA, aqueles que querem criar conteúdo na Dlive, precisam de uma boa conexão de upload, uma estabilidade e, digamos assim, sorte, para que a sua live não tenha problemas.
Vale realçar que a Dlive conta com um ótimo suporte nacional que ajuda bastante nesta questão. Outro ponto interessante, é o fato de que, a presença de vários retrogamers bem conhecidos, já fazem parte da rede social, ajudando assim a trazer o seu público que está no YouTube também para a Dlive.
O YouTube ainda é o melhor lugar para divulgação e para a criação de Vlogs e outros tipos de vídeo, sem sombra de dúvida, mas no que tange as lives, está cada vez pior. Antes a Comunidade Mega Drive, por exemplo, conseguia juntar umas 30 a 40 pessoas assistindo lives, porém, atualmente se chegar a 20 pessoas, já seria um número alto. Nossos MegaCasts ainda chegam a 50, 60 pessoas, dependendo do assunto e isso ainda está bom, para um canal com 2000 inscritos.
Claro que temos a nossa parcela de culpa, principalmente porque não fazemos vídeos com extrema qualidade técnica (alto nível de edição) se comparado a muitos canais que vemos por aí, pois tratamos o nosso canal como um hobby. Mas fica aqui a nossa crítica ao YouTube, que é a falta de alcance dos canais pequenos.
De toda forma, a Comunidade Mega Drive não vai parar de criar conteúdo no Facebook, no Instagram, no YouTube e neste site, pois vamos continuar fazendo o que sempre fazemos, porém agora, colocaremos abaixo nossos links da Dlive, isto é, de nossos pilotos e membros. Então, nos sigam lá!
https://dlive.tv/ComunidadeMegaDrive
https://dlive.tv/Kronos_Chiarini
https://dlive.tv/DefenestrandoJogos
Criar o perfil na Dlive é fácil. Basta ter conta no Facebook, no YouTube ou no Google! Acessem, se inscrevam e compartilhem nossos canais e esperamos que possam curtir o nosso conteúdo. Eu, sinceramente, espero poder trazer um conteúdo interessante para vocês através do perfil da Comunidade Mega Drive.
E fico na esperança de que, um dia o YouTube se torne “humilde” novamente e permita que, canais menores e despretensiosos possam voltar a crescer sem que, seja preciso enfeitar por demais o canal para se tornar relevante, pois cansei de ver thumb de gente fazendo caras e bocas e o conteúdo ser igual a todos os outros.
Gostaríamos de comentar também a respeito da acolhença que tivemos na Dlive, onde a própria Dlive Brasil nos recepcionou de grande monta, dando dicas e ajudando a melhorar os nossos canais. Algo que até seria possível no YouTube, mesmo com os milhares de canais que existem no Brasil, porém, algo se tornou extremamente impessoal no braço de vídeo do Google, como sempre acontece em grandes corporações.
Vamos seguindo, pois o YouTube ainda tem muito a oferecer e não sairemos desta plataforma, mas vamos investindo naquilo que nos coloca ainda mais próximos aos membros e seguidores da Comunidade Mega Drive.
Revisão de texto: Julio Chiarini