Uma boa forma de trazer fãs de uma velha franquia a jogar alguns títulos dela para os novos sistemas é fazer um Remake, como está acontecendo com alguns títulos de várias empresas. No caso de Super Monkey Ball: Banana Blitz HD, muitos vão achar que é apenas um remaster, mas ele é, na verdade um remake de um divertido jogo que saiu originalmente para o Wii.
Super Monkey Ball é uma série até bem antiga, sendo o seu primeiro jogo saindo para arcades – chamada de Monkey Ball – e, em seguida, sendo lançada para o GameCube em 2001 como Super Monkey Ball.
Para quem não conhece a franquia, você basicamente controla macaquinhos dentro de uma bola transparente com uma jogabilidade, digamos assim, bem parecida Marble Madness – jogo este que saiu para muitos sistemas, entre eles o Mega Drive – e, também aqueles jogos físicos que você segura um pedaço de plástico e tem de orientar a bola de ferro – ou outro objeto rolante – até determinado ponto.
Por conta de sua jogabilidade que, por mais ou por menos, este pode não ser um jogo bom para pessoas que não tem muita paciência em controlar o AiAi – um dos macaquinhos dentro da bola – por aí. Ao jogar o título, senti uma certa dificuldade no controle, talvez por não estar ainda acostumado, mas fiquei imaginando se o controle é meio “lento” no XBoX One, no Wii, com o Wiimote então, não deveria ser das experiências mais agradáveis até se acostumar por inteiro.
E ao jogar este tipo de título nos videogames, eles só me lembram o nível de agonia que eu tenho com este estilo, não que Super Monkey Ball seja um jogo aflitivo, pelo contrário, é bem divertido, colorido e até relativamente fácil de chegar do ponto A ao ponto B, mas, ainda assim, tem hora que dá aquelas agonias que só quem joga do meu lado sabe quão ranzinzo eu fico, mas, bem, voltando ao jogo.
Super Monkey Ball: Banana Blitz é o sétimo jogo da franquia e que saiu, originalmente, para o Wii, onde o mesmo trouxe uma novidade ímpar para a série, que é controlar os macaquinhos com o Wiimote, fazendo assim, o jogador se lembrar daqueles jogos físicos como eu citei acima – e tornando o jogo relativamente mais difícil que os seus predecessores.
A história do jogo é bem simplista. Está todos os amigos do AiAi contemplando um belo cacho de banana lindão, gostoso, maravilhoso, até que um vilão rouba a mesma deles – quem não se lembra desses vilões chatos que ficam roubando a banana alheia, cof, cof, Donkey Kong Country – e agora só depende da turma ir atrás do malfeitor para recuperar a cacho de banana.
E para conseguir este feito, o jogador terá de passar por cerca de 100 fases espalhadas por oito mundos, mas aqui ninguém precisa se preocupar achando que vai perder alguma fase, pelo contrário, é um jogo bem mais estilo Sonic, onde você vai passar por todas as fases até o final do jogo.
Cada mundo contém uma batalha de chefe, sendo que as mesmas parecem ser bem simplistas, pelo menos o primeiro chefe resolvi minhas contas com ele sem maiores problemas e se você for um bom jogador, poderá entrar nas fases de bônus para coletar bananas e ganhar vidas que o ajudarão na progressão do jogo.
Super Monkey Ball: Banana Blitz HD é um jogo bem linear, com começo, meio e fim e que tem uma sobreviva com os mais diversos modos disponíveis para o jogador.
Entre eles os modos são:
Party Games que permite o jogador junto com amigos a participarem dos dez jogos mais populares da versão original;
Time Attack, aqui você adentra no modo de tempo para terminar as fases no menor tempo possível e ser o mais rápido comparado com outros jogadores ao redor do mundo;
Decathlon, parecido com o Time Attack só que usando as fases do modo Party Games, mas ao invés de brincar com os seus amigos, os dados serão comparados com o mundo inteiro.
Super Monkey Ball: Banana Blitz HD é um título que vale a pena para todos os fãs da franquia, pois, apesar de não ser algo novo, tem uma boa duração e os modos online o tornam bem mais desafiadores para aqueles jogadores mais competitivos. Eu? Nem quero chegar perto de ver o Ranking Online e ser humilhado.
O título foi lançado dia 29 de Outubro para XBoX One, PS4, Switch, e foi lançado dia 10 de Dezembro de 2019 para o PC Steam.