Mario & Sonic at the Tokyo 2020 Olympic Games
Para um jogador mais antigo essa parceria jamais seria possível, mas quem acompanha o mundo dos games já se habituou afinal esse já é o sexto jogo da franquia. Desde 2007 até então são 5 jogos, sendo dois de olimpíadas de inverno e 3 de jogos olímpicos normais. Mario & Sonic nas Olimpíadas de Tokyo é o sexto jogo da franquia e será lançado em 8 de novembro.
A Comunidade Mega Drive recebeu em primeira mão este promissor título que vem para manter a diversão para toda a família e amigos. A franquia tem bons resultados, não tanto nas notas que são medianas, mas possuem boas notas dos usuários. Este novo título tem um sabor especial, é o primeiro jogo da série que vai sair Nintendo Switch e melhor que isso, vai sair em um momento que a Nintendo já tem uma rede online mais madura, podendo prolongar bastante a vida do jogo.
Bom, agora vamos ao principal, vamos falar desse lançamento. A primeira vista você já vê um visual muito bem colorido e animado. A Nintendo não disputa os melhores gráficos com os consoles concorrentes e PC, então este tipo de proposta com animação atende muito bem a proposta do console.
O visual está realmente caprichado com belas animações dos personagens e um jogo muito colorido. Existem cenários menos trabalhados como, por exemplo, na modalidade futebol, mas as outras localidades que possuem estádios ou arenas são bem legais e mesmo com simplicidade fazem bem o papel de dar o tom olímpico com toda a torcida e o clima desse evento único, claro que devemos lembrar que trata-se de um mundo de personagens de games, logo a torcida segue este padrão.
A trilha sonora e os efeitos de som acompanham e reforçam esse tema olímpico e tudo isso não é a toa, já que a Sega manteve os direitos e a franquia continua sendo licenciada pelo Comitê Olímpico Internacional.
Em termos de gameplay, a quantidade de personagens selecionáveis é praticamente a mesma, são 20 personagens iniciais e outros adicionais. A variedade é boa e provavelmente vai atender todos os gostos, visto que tem a turma do Mario, a turma do Sonic e mais personagens Nintendo.
Com relação ao número de modalidades esportivas disponíveis tem um bom número adicionado. Tem eventos de atletismo, esporte coletivo, natação, tênis de mesa, canoagem, boxe, ginástica, hipismo e ainda tem os novos esportes que serão incluídos pela primeira vez nos jogos olímpicos skate, surfe, escalada e karatê. Todas as modalidades podem ser jogadas no multiplayer local e também com multiplayer online, inclusive com matchmaking.
A jogabilidade é variada como esperado, cada modalidade tem o seu estilo que vão desde apertar de botões velozmente, como quicktime events e também como jogos de esporte mesmo. Smash buttons sempre foi e sempre será uma boa solução em jogos de olimpíadas e os quicktime events também não vejo motivo para críticas devido a complexidade de se reproduzir adequadamente alguns esportes olímpicos, as soluções adotadas são coerentes.
Na jogabilidade cabe aqui um elogio, você escolhe o modo que preferir em quase todas as modalidades. Sabemos que o Switch tem sim os sensores de movimento e caso você seja um entusiasta disso pode se deliciar e suar como você preferir. Agora caso você seja mais conservador e goste de jogar a moda antiga com só o seu controle e o sofá, fique tranquilo porque você também é respeitado e pode jogar tudo do jogo somente utilizando os botões.
Pra finalizar o jogo ainda reservou duas surpresas. A primeira é atender uma crítica que a franquia tinha, a falta de um modo single player que estendesse a vida do jogo. Desta vez Mario e Sonic nas Olimpíadas de Tokyo traz um modo história que você vai passar por todas as modalidades, conhecer todos os personagens e vilões (é claro que tinha que ter isso) e a parte interessante você vai conhecer a cidade de Tokyo, suas atrações turísticas e também as localidades olímpicas com seus estádios e arenas. Tem também curiosidades sobre os jogos olímpicos que serão testadas através de Trívias.
Deixei para o final também uma outra surpresa. Esta é segunda vez que Tokyo é a sede dos jogos olímpicos e devido a esse fator a Sega preparou uma surpresa. Além do visual moderno dos desenhos atuais dos personagens, há também versões estilo 16bits que representam as olimpíadas de 1964 realizada em Tokyo também. É uma ideia interessante que não pode ser deixada de ser comentada. Você também irá fazer provas com estes personagens, seja no modo história ou nos modos de evento rápido.
Enfim, não é um jogo que será considerado um clássico eterno, uma obra prima da história dos games, mas é impossível não notar que houve um capricho e uma vontade de acertar ainda mais nessa nova versão. Mesmo que seja um party-game, desta vez há mais conteúdo single player e não podemos deixar de citar novamente as opções online. Lembrando mais uma vez que o Switch é um híbrido entre console de mesa e portátil, então aqui vai mais um jogo que encaixa nessa proposta de diversão com a família e amigos, disputas online na sua sala e jogatinas rápida no modo portátil com as variadas modalidades que o jogo possui.
Em breve teremos um Review completo do jogo, aguardem!