Eu gostaria muito, mas muito mesmo, de ter uma nostalgia boa com o Master System, o console de 8-bit lançado pela SEGA em 1986 lá nos EUA e em 1985 como Mark III no Japão, pena que eu não tenha algo assim.
Mas, ainda assim, isto não é um impeditivo de comemorar os trinta anos de lançamento do Master System aqui no Brasil. Principalmente por conta do grande esforço por parte da Tectoy em mostrar para a SEGA que o nosso país tinha uma grande capacidade de ser um mercado gamer promissor.
E isto veio acontecer quando a Tectoy decidiu importar a pistola Zillion e trabalhado para que o desenho ficasse conhecido no Brasil possibilitou abrir as porteiras da parceria para com a SEGA.
Histórias a parte, o Master System foi uma bela vontade da SEGA em entrar no mercado gamer que, até então, estava sendo destruído pela Atari nos EUA e parecia estagnado no Japão e Europa.
E por conta desta bela vontade – e a Nintendo avançando de uma forma avassaladora no mundo dos jogos eletrônicos – o console foi meio que colocado a escanteio quase no mundo inteiro por conta dos Contratos de Exclusividade da Nintendo para com as produtoras de jogos.
MALDITA NINTENDO
Ainda assim lembro bem dos jogos memoráveis que este console carrega. Desde o Alex Kidd in Miracle World que veio na memória na segunda edição do console, a primeira vinha com Hang On e Safari Hunt, se eu não me engano, tinha títulos como Shinobi, Golden Axe e Moonwalker que joguei demais no sistema.
Lembro bem do meu espanto de ter pego o jogo da Mônica no Castelo do Dragão e ter ele na minha frente completamente em português e nem preciso falar do Phantasy Star né? Mesmo que eu não tenha jogado mais do que algumas telas – na época não tinha paciência para com os RPG’s eletrônicos.
Mas deixo aqui um texto que fala um pouco dessa produção de jogos localizados no Brasil.
Como eu achei estranho a falta de um pause ou de um select no controle, pois na época jogava muito no Phantom System e no meu Top Game VG 9000 e ter de se levantar para poder apertar o pause eu achava escroto demais.
Todos os dias vejo o pessoal da Comunidade Master System tecendo os mais diversos elogios para com o console, o máximo que eu posso fazer é ver o que está sendo dito ali, dar alguma opinião de jogos que eu conheço e postar vídeos e imagens para incitar o pessoal a escrever sobre os jogos e consoles.
Ainda assim, eu tenho um grande zelo para o Master System, principalmente porque no Brasil, junto com o Mega Drive, o console mostrou ao mundo que sim, nós tínhamos um mercado gamer de uma forma mais oficial, diferentemente dos clones do NES que pairavam em nossas lojas.
Dou os meus parabéns a Tectoy pelo seu grande esforço em trazer e manter uma parceria tão duradoura com a Tectoy e, quem sabe, nessa comemoração não saía algo, ou não.
PARABÉNS MASTER SYSTEM, PELOS SEUS 30 ANOS DE ANIVERSÁRIO DE LANÇAMENTO NO BRASIL.
Deixo aqui link para baixar vários jogos de Master System