Não tem jeito, em um dado momento da sua vida, a saudade vai bater na sua porta e, com certeza, você vai se lembrar dos bons – ou não – momentos de tempos de outrora.
As Lembranças
Seja assistindo um vídeo no YouTube que apareceu de repente na sua linha do tempo no site ou aplicativo, seja alguém postando algo sobre alguma coisa do seu tempo no Instagram, Facebook ou outras redes sociais, a saudade vai bater de uma forma ou de outra.
E quando isto acontece, muitas vezes, você entra num frenesi de nostalgia e começa a caçar os muitos elementos que te levaram a este momento de saudade. Começa a ver vídeos antigos, começa a ler revistas da época e, até mesmo, os antigos jogos do Mega Drive ou Super Nintendo e não tem nada de ruim nisto.
O problema se dá é que muitas vezes, quando se volta para o passado, as pessoas teimam em utilizar-se da mente do presente e, por conta disto, acabam meio que se decepcionando com algumas coisas que lhes faziam alegria naquele dado momento.
O Olhar Crítico
Peguemos o exemplo da primeira leva de jogos para o Mega Drive. Muitos deles não parecem sequer um título de 16-bit. Alguns deles até podemos dizer que são bem pobres, como, por exemplo, o Altered Beast, onde vários elementos gráficos foram retirados do jogo por conta dos limites que o hardware do console tem.
Por conta disto, um jogo que antes trazia alegria e horas de diversão, por conta das informações que o jogador tem no presente, o mesmo acaba julgando este título como inferior e, por conseguinte, faz uma crítica até mesmo injusta se não colocar o mesmo no seu devido tempo e lugar.
E isto acaba acontecendo com vários outros objetos culturais, não apenas com os jogos. Ao ver seriados como Friends sendo criticados pela juventude atual sem ao mesmo contextualizar o porquê das piadas, acabamos por ver como o achismo é uma pedra fundamental do ismo existente na internet, o que não é o caso do saudosismo, que se não sentido com um certo filtro, pode causar uma certa tristeza na pessoa.
Saudade de maneira correta?
Não existe nenhuma forma de sentir saudade, pois ela vem, e quando isto acontece não pode ser assim esquecida ou deixada de lado tão facilmente, mas, como disse acima, se a mesma não for posta com um certo filtro ou saber que naquela época os tempos são outros, perigosamente a pessoa vai olhar aquilo de uma forma bem diferente.
Muito se fala dos tempos de locadora, das revistas, com uma saudade ímpar, mas, ali, se de um lado frequentávamos com gosto estes lugares, do outro tinha toda uma dificuldade em ter acesso as informações, como é hoje em dia.
Você quer jogar um título Y? Além da possibilidade de comprar o mesmo oficialmente, hoje em dia pode usar uma versão educativa sem sair de casa, algo bem cômodo.
Quando temos saudades destes outros tempos, a nostalgia, que é uma saudade idealizada, pode entrar com uma certa frequência quando assim a sentimos e isto pode ser um pouco perigoso.
Mas, ainda assim, dá para sentir uma saudável saudade, gozar dos bons momentos que tivemos naquele passado que vai estar sempre em nossos corações, revisitar as lembranças e dizer, com um sorriso no rosto, como foram bons aqueles momentos.
Só não podemos ficar presos ao passado e dizer que tudo que aconteceu ali é melhor do que é hoje, pois o único parâmetros que temos é de nossas experiencias individuais e acabamos fazendo prejuízo do presente por conta de uma nostalgia do passado.
Sempre revisite o passado, mas esteja sempre no presente para que assim você possa admirar com olhos abertos o futuro.