Home Eventos Sobre o Festival Retro Games Brasil

Sobre o Festival Retro Games Brasil

576
0

Neste último sábado, dia 25 de maio de 2019, estive presente no Festival Retro Games Brasil que aconteceu na Casa de Nassau em PiritubaSão Paulo. Realmente me surpreendi com o que encontrei. Nunca tinha visto um lugar tão abarrotado de consoles e de tantas opções para se jogar, sejam elas em arcades originais, num Sega Saturno ligado numa TV  no modo “tate” (colocada na posição vertical para a jogatina de jogos de nave de orientação vertical), em diversos monitores profissionais para a venda, exposição e degustação “in loco“, em diversos consoles ligados diretamente no cabo scart RGB, em framemeisters e muito mais.

Muita jogatina rolando!!!
Quitutes retro gamers disponíveis para venda!!

Os responsáveis pela realização do evento foram três equipes: a primeiro foi o canal de podcast RGB Inside que, acredito eu, deve ter sido o idealizador original, pois ano passado os mesmos já vinham realizando encontros com os fans de seus podcasts crocantes; já o segundo foi o grupo Arcade Players, responsáveis pela grande variedade de arcades no evento e por fim a revista Warpzone.

O espaço escolhido para o festival foi muito bem pensando, pois o mesmo é bem espaçoso e conta com um grande palco para shows e palestras. Local em que se apresentou a banda Mega Driver. Teve também outro espaço, onde se localizava a área de alimentação, onde tinham diversas mesas e cadeiras para quem quisesse trazer seus consoles e jogos para vendas e jogatinas.

Banda Mega Driver detonando no Altered Beast!

Dentre as palestras, as que se destaram foram as com as personalidades de indústria brasileira de games, como Alexandre Pagano, ex-designer da Tectoy , e Silvio Puertas, funcionário da Romstar/Capcom nos anos 1990. Houve também uma mesa redonda a respeito das revistas de videogame com os editores Pablo Miyazawa (Nintendo World e EGM Brasil), Humberto Martinez (Ação Games, PlayStation: Revista Oficial e OLD!Gamer), Felipe Azevedo (SuperDicas PlayStation, NGamer Brasil, Edge Brasil) e Fabio Santana (Gamers, SuperDicas PlayStation, EGM Brasil e Edge Brasil)

Que delícia de monitor profissional!!

Durante o festival rolaram campeonatos de The King of Fighters 98 e Street Fighter Zero 3, ambos rodando diretamente em suas respectivas placas originais de arcade. A única crítica que faço ao festival, foi a respeito do campeonato de Street Fighter Zero 3, que infelizmente não consegui escutar a chamada para minha luta, pois durante as palestras, os competidores não estavam mais sendo chamados pelo microfone, e sim chamados pelo nome sem o uso do microfone. Então, devido ao barulho natural no local, não consegui escutar quando me chamaram para jogar. Lembrando também que teve campeonato de Mario Kart 64. O interessante para quem não pôde estar presente, foi o fato de que todos os campeonatos foram narrados e transmitidos ao vivo pela internet.

Campeonato de Street Fighter Zero 3 rolando solto diretamente da placa de arcade CPS2!

Uma das coisas que mais me chamaram atenção no festival, foi a presença da desenvolvedora JoyMasher (Odallus e Oniken) que nos trouxe uma demo com duas fases jogáveis do seu próximo HIT, o esperado Blazing Chrome. Confesso que me empolguei bastante com o que joguei. O jogo está muito bonito, dinâmico e difícil, o que já é um chamativo para os fans da velha guarda de jogos como Contra e Metal Slug e tantos outros jogos de Run and Gun. Graficamente falando o jogo está com muita cara de Contra Hard Corps e sua jogabilidade também segue a mesma influência. Infelizmente, os desenvolvedores que conversei me disseram que o jogo ainda não tem data para lançamento, ou seja, mais um motivo para aumentar a minha ansiedade.

A inigualável beleza de Blazing Chrome!

No mais, o calor humano foi um dos grandes trunfos do festival. Diversos youtubers e influenciadores digitais na área gamer e retro gamer marcaram presença lá, sendo muitos deles, amigos de longa data como Celso Affini do canal Defenestrando Jogos e o Max do canal DMNSonic, que me presenteou com um belo de um Mega Drive 3! Também não posso me esquecer de agradecer o amigo André Gomes que fez parte da organização do evento e que foi o responsável pela minha presença no festival.

 

Caretas da esquerda para a direita: Leandro Vallina (Canal Filmes e Games), Eu, Celso Affini (Canal Defenestrando Jogos) e Marcus Garret (livro e documentário 1983: o ano dos vídeo-games no Brasil)
Max do Canal DMNSonic (aquele que fez um X68000 caseiro) e eu.

Tive a oportunidade de conhecer e bater um papo daqueles com os simpaticíssimos Roberto Bechtlufft, também conhecido como Gagá Games, devido ao antigo blog de mesmo nome, ou ainda como Orakio do site Gazeta de Algol e Eric Fraga do canal Cosmic Effect. Resumindo, gostei muito do Festival Retro Games Brasil e se tudo der certo, ano que vem a Comunidade Mega Drive estará presente novamente!

Altos papos com esses dois feras! Gagá Games e Eric Fraga

Vídeos que fiz sobre o Festival Retro Games Brasil:

Revisão de texto: Bruna Chaves

Comentários Facebook