Roms
Este ano de 2018 foi bem interessante, e estressante, para com aqueles que gostam de emulação. De um lado vimos alguns sites por aí morrerem porque a Nintendo fez, novamente, uma nova caça às bruxas – parece até ser algo cíclico, do outro, vimos outros sites insurgirem a esta caçada.
Um dos sites de Roms e Emuladores que sofreu um baque – mas que não apagou os arquivos – foi o Emuparadise e muitos ficaram temerosos com a possibilidade de se baixar roms e isos.
Mas, rapidamente, o público retrogamer achou uma solução para, por exemplo, a aparente morte do Emuparadise. Com uma instalação rápida de um script em alguns navegadores, em dois tempos qualquer um poderia baixar o conteúdo que está no servidor deste famoso site, como você pode conferir aqui.
Atualizando conteúdo.
Após averiguar que alguns sites não mais funcionavam, vamos aqui atualizar para indicar um outro montante de sites para ajudar o pessoal que gosta de ter roms!
Os Sites que não sobrevivem… (não mudei o texto)
Outros sites, no entanto, sequer sentiram a “raiva” da Nintendo contra os emuladores e continuaram a servir ao bem comum, um deles é o Emu Russia que está lá de pé e que você pode ir lá baixar roms dos mais diversos sistemas.
Você quer um site bem simples e sem muito lero lero para baixar roms? Tente o Emulator.Games!
Mas um site novo veio a surgir quando tudo parecia perdido. Já testei ele e o mesmo já tem Rom Packs dos mais diversos sistemas – para aqueles que não tem paciência de baixar uma Rom de cada vez. Este site é o Retro Games. A biblioteca deles ainda está sendo atualizada, mas vale a pena uma conferida.
Alguns sites que valem a pena visitar
Provavelmente um site bem desconhecido pela maioria. O The Eye é um ótimo site. Vários sistemas estão disponíveis para que se possa baixar sem maiores problemas.
Cool Roms é um outro site que permite baixar roms dos mais diversos sistemas. Para não terem problemas com a Nintendo eles resolveram retirar os sistemas da empresa.
Outro site que vale a visita é o Planet Emu, que tem uma boa coletânea de jogos do Mame e vários outros sistemas, mas assim como o Cool Roms, resolveu tirar tudo dos sistemas Nintendo.
Um outro site que temos por aí que vale a pena uma conferida é o Romsmania.cc. Alguns links para isos de PSX estão mortos, mas ainda mantém links do sistemas Nintendo.
Agora tem um outro que eu recomendo muito, mas ele é bem restrito, pois precisa de cadastro, é o Romulation, eles tem arquivos dos mais variados sistemas e que valem a conferida.
Um último site que eu sugiro irem lá é o Freeroms, um local que vale a pena dar uma olhada.
E querem uma boa dica? Acessem Archive.org, muita gente está usando o mesmo para guardar jogos de computadores antigos, PC, consoles de mesa e portáteis. Eu, por exemplo, achei MegaRace, um jogo que há muito não via, por lá!
Enfim, só pelo Google é bem fácil achar os mais diversos sites e de lá baixar as isos e roms que você quer tanto jogar!
E, ainda, temos alguns pacotes de roms a disposição de todos.
- Game Gear – 108 MB
- Game Boy | Game Boy Color – 268 MB
- Mega Drive – 693 MB
- PC Engine – 75 MB
- Super Nintendo – 1.6 GB
- Master System – 100 MB
- NES – 253 MB
E porque dar estas indicações?
Depois da notícia que a Nintendo ganha US$ 12 milhões em processo, resolvi por aqui dar o meu apoio sobre as Roms e Emuladores e todo o seu significado histórico que não pode ficar tão somente nas mãos das produtoras.
Mas, vide bem, não estou dizendo que a Nintendo não está errada, muito pelo contrário, ela fez algo que Legalmente era capaz de fazer, mas que não foi tão legal assim para com o seu público.
Vamos continuar com a nossa luta pelo retrogaming e pela preservação do antigo, pois, sabemos, que os videogames – consoles – e suas mídias não vão durar para sempre e os seus criadores – e donos – não deveriam ver estes jogos apenas como produtos para se ganhar dinheiro. Dá para ter uma boa grana e, ainda assim, colocá-los em forma de preservação.
Falamos até um pouco sobre esta questão num MegaCast recente nosso.